Descubra a Rota Romântica na Alemanha

A Rota Romântica é o mais famoso circuito turístico da Alemanha, ligando as cidades de Füssen e Würzbuz. O caminho percorre cerca de 325km passando por 27 cidades com belas paisagens e vilarejos super charmosos. Ao longo do percurso nota-se que a natureza predomina, às margens de rios e aos pés de montanhas os castelos da região fazem você viajar no tempo.

Castelos, palácios, igrejas e monastérios, são alguns dos atrativos que fazem a Rota Romântica um dos trajetos mais charmosos da Europa. A rota pode ser feita de muitas formas:

mapa

Foto: Divulgação

De bicicleta: Existe ciclovias que ligam todas as cidades.
De ônibus: De abril a outubro é possível conhecer a rota toda com um ônibus especial para o trajeto, mais informações clique aqui.
De trem: Acesso apenas nas principais cidades da rota, mas é possível fazer uma combinação de trem e ônibus intermunicipais entre outras cidades.
De Automóvel: A melhor forma de fazer o percurso, já que o transporte público tem pouca frequência em algumas cidades. Como as regiões são bem próximas, é possível fazer a rota em apenas 3 dias de carro.

Leia também:

Guia Alemanha: 24 cidades para visitar quando estiver no país
O melhor de Berlim: Descubra lugares incríveis para curtir na cidade
Os castelos mais impressionantes ao redor do mundo
Viaje pelo mundo dos Irmãos Grimm na Rota dos Contos de Fadas
Compras em Berlim: Kurfürstendamm

A primeira cidade ao sul da rota é Füssen e também a mais alta da Baviera, conhecida como cidade do conto de fadas, tem como plano de fundo os Alepes, O centro histórico é rodeado por ruas medievais e igrejas barrocas que completam a paisagem, é nessa cidade que se encontra os castelos de Neuschwastein, Hohenschwangau, Linderhof e a igreja declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Wieskirche.

fuher

Foto: Claudia Munich

Csaba Jekkel

Foto: Csaba Jekkel

O castelo Neuschwastein serviu de inspiração para o desenho da Disney, Cinderela. O local serviu de moradio pra o Rei Ludwig II e recebe cerca de 5 mil turistas todos os dias.

castelo

Foto : Csaba Jekkel

Com 250 mil habitantes Augsburg é a maior cidade da Rota Romântica e também a segunda cidade mais antiga da Alemanha, o município possui edificações da época renascentista, palácios e mansões fazem desta cidade um cenário perfeito.

Foto: Teresa Perez Tours

Mesmo não estando exatamente no caminho da Rota Romântica, Ulm vale uma visita. Famosa por ser cidade natal de Albert Einstein, Ulm conta com uma importante catedral da região que ostenta uma torre gigantesca com mais de 160 metros de altura.

8521478963

Foto: Flicrk – Winfried

Depois de ter sido fortemente bombardeada na 2ª Guerra Mundial, Donauworth foi cuidadosamente restaurada e agora atrai amantes de história e arquitetura. Quando estiver na cidade não deixe de passar na Reichesstrasse a rua mais charmosa de Donauworth.

147852369

Foto: Panoramio

Outra cidade que merce uma parada é Nordlingen, o local ainda preserva as muralhas que o protegiam nos séculos XIV e XV. Uma curiosidade é que a cidade está localizada em cima de uma cratera com quase 1km de diâmetro, formada pelo impacto de um meteoro que segundo especialistas atingiu a terra a 15 milhões de anos atrás.

2587456321

Foto: Gian Piero

Ainda pouco explorada pelo turismo, Dinkelbühl é calma e preserva a sensação de vila tradicional alemã.

astor 99

Foto: Flickr – Astor 99

As margens do rio Tauber e cercada por uma muralha de 3km de comprimento onde você pode circular e apreciar a vista da cidade. Rothenburg ob der Tauber é considerada a cidade medieval mais bem preservada da Alemanha.

14

Foto: Tereza Perez Tour

147852

Foto: GermanyTour

Cercada por cafés, tabernas de vinho e restaurantes, Weikersheim possui ruas aconchegantes e outro castelo muito importante da Rota Romântica, chamado de Rittersaal.

1

Foto: Miraculiz

2

Foto: Flickr -Peha

3

Foto: Claudia Kukulta

 

O site de turismo oficial da Rota Romântica traz uma lista de todas as opções de hotéis e albergues do trajeto, com endereço, telefone e faixa de preço.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Booking.com

comentários

  1. A partir de Munique, tenho 4 noites para fazer a rota romântica em direção a frankfurt.Gostaria de sugestão de cidades para pernoites. Muitíssimo obrigada!

  2. Autor

    Olá Lucia, tudo bem?

    A rota romântica é maravilhosa, são muitas cidades para conhecer e é comum os viajantes ficarem bem indecisos com o que conhecer. Na nossa opinião se você deseja conhecer bem cada cidade com um tempo de sobra em 4 dias é possível conhecer bem as cidades qde Wurzburg, Bad Mergentheim, Weickersheim, Rothenburg ob der Tauber, Landsberg am Lech e Fussen, que abriga o maravilhoso castelo de Neuchwastein. Essas cidades geralmente são as mais escolhidas entre os turistas que visitam a região pela primeira vez. Mas se você desejar adicionar mais cidades é possível adicionar mais uma 3, já que o percusso da rota é bem curto para 4 dias. 🙂

  3. Ola, td bem?
    Vou fazer esse roteiro sozinha partindo de wurztburg. Gostaria de saber qual empresa de onibus que ofere e esse tour até Fussen? No “clique aqui” não está entrando.

    Obrigada

  4. Olá. Vou fazer essa viagem com meu marido saindo de Munique e voltando para Munique para pegar o voo de volta.
    Chego em Munique dia 22/09/15 de manhã bem cedo e tenho que estar de volta dia 01/10/2015, para entregar o carro.
    Pensamos em ficar 03 dias em Munique, 04 dias na Rota Romantica ( começando em Wurztburg e 02 em Salzburg, voltando para Munique no dia 01/10/2015.
    O que acha desse tempo, fica apertado?
    Seria melhor não irmos a Salzburg e ficar somente em Munique e na Rota Romantica?
    Por ultimo, que cidades da Rota Romantica devemos conhecer nesse periodo?
    obrigada

  5. Parabéns pelo Blog. Informaçoes muito úteis. chegarei a Munique dia 01 de janeiro e penso fazer a rota romântica. Ficarei até o dia 10 de janeiro, saindo também de Munique. Quantos dias vc acha que devo ficar em Munique, que cidades vc me sugere visitar e pernoitar na rota romântica e vc me sugere mais alguma outra viagem caso sobrem alguns dias. Em janeiro, apesar do frio, tudo funciona, tipo museus, castelos abertos p/ visitar, igrejas, etc? Se eu alugar um carro p/ fazer a rota, vc acha perigoso ou difícil p/ quem nunca dirigiu com neve?
    Obrigada,
    Regina

  6. Autor

    Olá Regina tudo bem?

    Conhecer a Rota Romântica de carro é tranquilo, a maioria dos turistas fazem o percurso dessa maneira já que dá para conhecer bem mais cidades do que fazer de transporte coletivo. As cidades dessa rota turística são lindas! Se você está pretendendo aproveitar as paisagens mais medievais do país o indicado é aproveitar o máximo a rota e diminuir os dias em Munique. Rothenburg ob der Tauber, Dinkelbühl, Augsburg, Landesberg am Lech e o castelo Neuschwainstein são paradas obrigatórias!
    As atrações principais não costumam fechar mesmo durante o inverno, as vezes acontece de restaurantes e cafés fecharem as portas em cidades menores.

    Boa viagem, não esqueça de compartilhar sua experiência quando voltar 🙂

  7. Olá, vamos estar fazendo a rota romântica em Maio/Junho de 2016. Eu e a esposa.
    Gostaríamos de conhecer o máximo de cidades saindo de Fussen.

    Gostaríamos de fica 2 dias em Fussen e conhecer todas as cidades ao redor. Depois gostaríamos de dividir os 325kms da rota em mais 2 paradas antes de chegarmos em Wursbus.
    Quais são as cidades indicadas para essas 2 paradas.

    Temos uma semana programada para essa rota.

    aguardo a gentileza da resposta

  8. ola. Estou planejando esta viagem pela rota romântica,e pretendo fazer um trajeto entre uma cidade e outra de bicicleta. Qual seria a melhor opção pra fazer de bicicleta,partindo de qual cidade até a outra? Encontro onde alugar uma bike pra fazer o trajeto? Se alguém tem alguma dica fico agradecido.

  9. Boa tarde,
    Parabéns pelo blog.
    Estou planejando 13 dias (livres) na Alemanha em jan/17, sendo 3 em Berlim, 3 em Frankfurt, 2 dias na rota romântica e 5 dias em Munique (onde quero fazer um bate-volta para estações e ski).
    Como não conheço o país, estes períodos em cada cidade foram mera intuição. Com relação a rota romântica, pretendo fazer uma parada para pernoite em uma cidade interessante no meio do percurso. Qual cidade você sugere para pernoite? Em relação aos dias em cada cidade, estão razoáveis, na sua opinião?

  10. Como encontro o site oficial da Rota Romântica? Qual o link? Obrigado.

  11. cartierlovejesduas El problema es que Thad como sexto hombre es muy caro, yo creo que encajaría muy bien como tercer espada en un equipo como los Kings con un pívot dominante como Cousins o Utah con Favors. Por eso vería bien un Thad + pick Pelícanos x pick Sacramento o pick Utah x Thad + pick Pelícanos
    fake cartier diamonds http://www.stainleesteelbracelet.com/

  12. Bom dia!

    Considerando um roteiro que passe por Füssen, Augsburgo, Landsberg am Lech, Dinkelsbühl, Rothenburg ob der Tauber, Weikersheim, Bad Mergenthein, Wurtzburg e finalizando em Munique, em quais cidades você recomenda a pernoite? Você acha que daria pra ver tudo em 3 dias? Ou 4 seria melhor? São destinos que podemos parar o carro pra visitar e seguir ou tem mto pra ver nas cidades? Acredito que Füssen seria a cidade que demandaria mais tempo por conta dos castelos, né? No retorno de Wurtzburg pra Munique, vale uma parada em Nuremberg? Muito obrigado! 🙂