Roteiro de fim de semana em Arraial do Cabo

Bem próxima da capital do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo pode ser uma ótima opção de bate volta e passeios rápidos

Apesar de ser cercada de atrações naturais belíssimas, a cidade de Arraial do Cabo pode ser bem explorada em apenas um final de semana, confira nossas dicas aproveite ao máximo o destino.

Logo no primeiro dia procure uma agência receptivo pela cidade, ou vá direto para o porto de Arraial de Cabo, onde geralmente encontram-se diversos vendedores do famoso tour pelas praias da cidade. Os passeios saem no período da manhã e parte diretamente para as praias do Forno, as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Ilha do Farol, onde encontra-se fascinante Praia do Farol, eleita como uma das mais belas do Brasil, todas com paradas para banho.

Em seguida a embarcação continua o tour em mar aberto passando pela Fenda de Nossa Senhora, a Pedra do Gorila, uma pitoresca formação que lembra a forma do animal. A última atração e a Gruta Azul, que tem esse nome por conta do fenômeno do nascer do sol, momento em que a luz invade a gruta e o reflexo da água transforma as cores do paredão de pedra.

Leia também:

Lugares para conhecer em Arraial do Cabo
8 atrações para conhecer em Arraial do Cabo
Guia de praias para conhecer em Arraial do Cabo
Passeio de barco em Arraial do Cabo
Arraial do Cabo, a capital brasileira do mergulho

No final de tarde o por do sol pode ser apreciado na orla da Praia Grande. Para quem tiver mais pique é possível fazer uma pequena caminhada pela calha do Pontal do Atalaia ao lado esquerdo da praia e apreciar o fenômeno em um mirante imponente em frente ao mar.

A noite pode ser apreciado nos restaurantes e bares próximos da orla da Praia Grande e da Praça do Cova, que aos finais de semana sempre oferecem música ao vivo.

No segundo dia separamos três opções de roteiros, a primeira é aproveitar a ótima visibilidade do litoral da região e fazer um mergulho. Outra opção é conhecer as outras duas praias da cidade que são mais movimentadas mas não perderam nada no quesito beleza: a Prainha e a Praia do Pontal.

Para quem gosta de fazer trilhas e estar mais em contato com a natureza é possível conhecer o Pontal do Atalaia caminhando. A trilha começa ao lado esquerdo da Praia Grande e você tem a opção de parar na selvagem Praia Brava ou dar a volta em todo o pontal passando pelas Prainhas do Atalaia finalizando na Praia dos Anjos.

Foto: Renata Zanotti

Foto: Joi Silva

Foto: Fabio Novello

Foto: via @Joy_ride

Foto: John Brandão