Roteiro de fim de semana em Ilhabela

Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e é localizado no litoral norte do estado de São Paulo, microrregião de Caraguatatuba.

A maior ilha no litoral brasileiro conta com 130 km de costa, com praias de areia dourada e águas azul celeste, algumas com paisagens praticamente intocadas pela humanidade pois 83% do seu território, coberto por mata atlântica e com mais de 300 cachoeiras, está dentro da reserva ambiental do Parque Estadual de Ilhabela.

A ilha é conhecida como Capital Nacional da Vela por causa do Canal de São Sebastião que apresenta ventos ótimos para a prática do esporte. Em julho, o maior evento de vela da América Latina, a Semana Nacional da Vela, acontece no arquipélago.

Ilhabela é destino popular nos meses de verão mas pode ser um passeio perfeito para aquele final de semana livre. Aqui separamos um roteiro para aproveitar Ilhabela ao máximo em poucos dias.

Leia também:

Ilhabela, paraíso no litoral norte de São Paulo
Maresias, a praia mais visitada de São Sebastião
Praias tranquilas para visitar no litoral norte de SP
10 lugares com águas cristalinas para aproveitar o verão em SP

Roteiro de fim de semana em Ilhabela

Começando pelo passeio mais popular da ilha, o passeio Terra e Mar. Inicia na Praia do Perequê, perto do centro, onde os visitantes são divididos em dois grupos, o primeiro sai de jipe por uma estrada de terra de 22km em direção a uma das praias mais bonitas de Ilhabela, a Praia dos Castelhanos, enquanto o segundo contorna o litoral norte da ilha de barco seguindo para o mesmo destino. No meio do caminho há pausas para mergulho livre nas praias da Fome e Saco do Eustáquio. Na volta os grupos trocam de meio de transporte.

Praia do Castelhanos. Foto: Luis Daniel Molinari

Praia do Pereque. Foto: Agência Facto

Para quem procura um refúgio da modernidade a aposta certa é a Praia do Bonete. Lar de uma pequena vila de pescadores que dependem da energia solar e sem acesso a internet a Praia do Bonete é um paraíso saído das cartas de Pero Vaz de Caminha. Com o Rio Nema desaguando de um lado e um mar perfeito para surfistas com ondas de até 3 metros de altura no outro. Esse paraíso até faz valer a pena os 15 km de caminhada para chegar até lá. Para acessar a praia é preciso encarar uma trilha que começa na Ponta do Sepituba e passa por cachoeiras transparentes, como a da Laje e dos Três Tombos, bem no meio da Mata Atlântica. A caminhada é puxada, leva de 3 a 6 horas. Também dá pra chegar lá por mar, várias agências de turismo oferecem passeios de barco que levam em torno de 40 minutos.

Praia do Bonete. Foto: Manoel Moraes Jr.

Cachoeira dos Três Tombos. Foto: Nicole Briones

Por fim explore uma das características mais misteriosas de Ilhabela. A costa da ilha é repleta de naufrágios que podem ser explorados por mergulho autônomo. A visibilidade é ótima por causa do mar claro o que faz com que o turista se sinta em um aquário natural. A Ilha das Cabras, considerada um dos melhores lugares para praticar mergulho no país, é rica em vida marinha e oferece um ótimo suporte para mergulhadores, tanto experiente quanto iniciantes. Está a 100 metros da costa, de frente para a Praia das Pedras Miúdas, onde há escolas de mergulho que também alugam equipamento para diversos esportes náuticos.

Ilhabela também proporciona programas para vida noturna. Na Vila, como é conhecido o centro na ilha, existe uma grande oferta de restaurantes, bares, pizzarias e lojas que podem satisfazer todos os seus desejos gastronômicos. Outro destino noturno é o bairro Perequê, perto da praia, que também é repleto de ótimos restaurantes.