Roteiros culturais e museus para visitar em Aracaju

Para entender melhor a história da cidade de Aracaju e do estado de Sergipe, aconselhamos conhecer alguns espaços voltados a preservação da cultura e das tradições sergipanas. O centro da cidade abriga algumas das atrações onde é possível mergulhar de cabeça nas tradições desse povo carismático, com casarões onde é possível notar a forte influência dos portugueses e holandeses em sua arquitetura, museus com acervos importantes da região e centros culturais destinados a memória de artistas e personalidades famosas do estado.

O Museu da Gente Sergipana é de longe o melhor lugar onde podemos entrar em contato de maneira interativa com os costumes, paisagens, produtos típicos, fauna, flora e gastronomia desse pedacinho do nordeste. Durante a excursão os visitantes são guiados em 7 espaços lúdicos que interagem através de muita tecnologia e recursos multimídias, mostrando diversas peculiaridades, entre as salas mais comentadas, está uma sala nomeada como “Nossas Praças” onde um enorme carrossel chama atenção ao ser impulsionado, reproduzindo imagens das principais praças do estado.

Leia também:

Cânion do Xingó – Desbravando as belezas do Rio São Francisco
Museu da Gente Sergipana, passeio cultural em Aracajú
Diário de Bordo: roteiro 3, 5 e 7 dias em Aracaju
Conheça as praias mais bonitas do Nordeste
Guia Completo da Península de Maraú no sul da Bahia
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil

O complexo ocupa um maravilhoso casario histórico construído em 1926 na Av. Ivo do Prado e funciona de terça a sexta das 10h às 17h, sábado, domingo e feriados das 10h às 16h com entrada franca.

IMG_6590

Foto: Gustavo Albano

Bem em frente ao Rio Sergipe e a Praça Fausto Cardoso está o Palácio Museu Olímpio Campos, com sua bela faixada em estilo neoclássico. O prédio tombado pelo Governo Estadual serviu como sede do governo e residência dos governantes. Hoje o prédio foi completamente restaurado e transformado em um museu com foco na história política e cultural do monumento e da República de Sergipe, oferecendo visitas guiadas de segunda a sexta das 10h às 17h e de sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.

O antigo prédio da alfândega da cidade abriga hoje a Casa de Cultura de Aracaju, espaço destinado à memória e às diversas manifestações artísticas e culturais da cidade. A estrutura é formada por diversos espaços: Biblioteca Mário Cabral, Sala de Cultura Popular Mestre Euclídes, Teatro João Costa, Sala de Projeção Walmir Almeida, Museu Cidade de Aracaju além de outras salas de oficinas e exposições. O prédio fica na Praça General Valadão e funciona de segunda a sexta das das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 14h.

Centro de cultura aracaju

Foto: Gustavo Albano

O espaço Zé Peixe presta homenagem a José Martins Ribeiro Nunes, que ganhou fama ao auxiliar a navegação pelo Rio Sergipe. Ele pulava na água de alturas inacreditáveis e guiava os capitães por caminhos seguros. Há registros de que ele tenha nadado até 13 quilômetros. Apesar da fama, das várias premiações e do modo único de guiar as embarcações, sempre nadando, ele levava uma vida muito simples e é lembrado pela população como um herói sergipano. O Espaço Zé Peixe possui dois pavimentos: no inferior, há lojas de artesanatos e doces típicos da região. No parte superior, os visitantes podem contemplar o Rio Sergipe e conferir o memorial do Zé Peixe, com peças, fotografias e painéis que contam a trajetória do sergipano e tem entrada gratuita. O espaço também conta com um restaurante na parte superior.

zepeixe

Foto: Gustavo Albano

Se você adora conhecer os produtos típicos das cidades que percorre, o melhor lugar para degustar frutas, comprar artesanatos e produtos da região é sem dúvida o Mercado Municipal Governador Albano Franco, um enorme centro de abastecimento comercial que vende frutas e frutos do mar com preços populares. Já o Mercado Antônio Franco oferece de castanha de caju à artesanato em cerâmicas. A Passarela das Flores liga o espaço ao Mercado Thales Ferraz, que também oferece artesanato e produtos locais como farinha de tapioca, castanhas em diferentes preparos, queijos e rapadura e alguns artefatos nordestinos. Ambas atrações estão na Praça Hilton Lopes, bem famosa na cidade por ser palco de diversos eventos culturais, como o Forró Caju.

IMG_6597

Foto: Gustavo Albano

IMG_6611

Foto: Gustavo Albano

+ info:

Museu da Gente Sergipana:
Av. Ivo do Prado, 398 – Centro, Aracaju – SE
Tel: (79) 3218-1551

Palácio Museu Olímpio Campos:
Praça Fausto Cardoso – Centro, Aracaju – SE
Tel: (79) 3198-1461

Centro Cultural de Aracaju:
Praça General Valadão – Centro – Aracaju – SE
Tel: (79) 3214-5387

Espaço Zé Peixe:
Avenida Rio Branco, Centro, Aracaju – SE

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.
- Consiga a melhor cotação de câmbio turismo do dia em diferentes moedas.