Trekking pelo Brasil, descubra as principais travessias para fazer no país

Recebendo cada vez mais adeptos, as travessias por determinadas rotas turísticas é uma prática que alinha aventura e superação em cada momento, permitindo que os viajantes contemplem paisagens remotas, que muitas vezes não disponibilizam acesso por veículos motorizados. São destinos inóspitos que atraem o desejo de milhares de viajantes, alguns atraídos por fenômenos naturais, paisagens únicas, ou grandes altitudes que permitem vistas panorâmicas garantindo experiências inesquecíveis.

Os graus de dificuldade variam conforme cada roteiro. No Brasil, diversos destinos possibilitam essa prática, disponibilizando uma estrutura básica com controle de viajantes e manutenção frequente nas trilhas. Como a ideia é sempre aproveitar sem preocupações, indicamos a PISA Trekking, agência especializada em travessias. Toda a viagem é acompanhada por guias treinados, garantindo extrema segurança durante as expedições.
Conheça alguns dos destinos que você pode escolher:

Chapada Diamantina

Um dos destinos de ecoturismo mais famosos do Brasil, a Chapada Diamantina, oferece diversas atividades para quem busca um extremo contato com a natureza. Se você curte fazer uma boa caminhada, um dos principais roteiros turísticos da região vai te conquistar! A Travessia do Vale do Pati, considerada por muitos aventureiros como o trekking mais bonito do Brasil. São 8 dias de aventura extrema, onde os viajantes percorrem a região parando em pontos de apoio e dormem em casas de moradores nativos. Com o suporte dos moradores, é possível gerar uma outra fonte de renda para a comunidade, que antes era dependente apenas do cultivo do café, até a criação do Parque Nacional em 1985. Em contrapartida, com o fluxo de viajantes, a comunidade auxilia na conservação do local. A receptividade dos moradores combinada com as paisagens mais lindas da Chapada, nos traz uma grande satisfação em desbravar um dos lugares mais peculiares do mundo. Este roteiro é ideal para aventureiros que gostam de caminhadas longas por cenários surpreendentes. Uma viagem que marcará a sua vida. Sinta a emoção de explorar uma das regiões mais preservadas do Brasil.

Trekking vale do pati - Andras Jancsik Trekking vale do pati - Ricardo Kawano Trekking vale do pati - Ricardo Kawano3 Trekking vale do pati - Umberto Riecher Martins

Monte Roraima 

Localizada na divisa de três países da América do Sul: Brasil, Venezuela e República Guiana, o Monte Roraima está em uma das regiões mais antigas e exóticas do planeta. O local contém diversas formações geológicas, piscinas naturais e mirantes pirotescos, que atraem a atenção de turistas, aventureiros, biólogos, antropólogos, místicos que desejam explorar essa região tão misteriosa. Fazer o trekking no Monte Roraima é indecifrável, exótico, primitivo, grandioso e totalmente desafiador. O lugar é uma espécie de elo perdido, é uma amostra real de como foi o começo da vida na Terra, podemos dizer que por alí o tempo não passou e nem vai passar. O Monte é um dos lugares mais antigos do planeta, sendo muito antigo ainda na época dos dinossauros. Estima-se que o Tepuí tenha surgido há 2 bilhões de anos!

Trekking Monte Roraima - Eduardo Bassotto SONY DSC Trekking Monte Roraima - Waldyr Neto

Serra Fina

Uma das travessias mais difíceis e selvagens do Brasil está situada na divisa tríplice dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A travessia da Serra Fina possui mais de 12 cumes acima de 2.000m de altitude, sendo o mais alto com 2.798m. São apenas 32 km que são realizados em 4 dias, com paradas estratégicas para acampamento, como a Pedra da Mina, o cume mais alto de toda a Mantiqueira. A travessia pode ser feita no sentido Passa Quatro – Garganta do Registro em Minas Gerais, ou no sentido contrário. A Travessia da Serra Fina tem o seu inicio em Passa Quatro (MG) e seu final próximo as cidades de Queluz (SP) e Itatiaia (RJ). Se você gosta de altura e montanhas, essa travessia pode ser uma ótima experiência para uma viagem memorável.

Trekking Serra Fina - Rafael FernandoTrekking Serra Fina - Buscando o limiteTrekking Serra Fina - Eriberto Almeida Jr Trekking Serra Fina - Ney Bachega

Aparados da Serra

A região de Aparados da Serra está na divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no sul do Brasil. O local abriga diversas paisagens fascinantes com cachoeiras e cânions em zonas da Mata de Araucária com penhascos e abismos de até 1.200 m de altura. Durante a travessia no Aparados da Serra, os viajantes exploram os cânions com caminhadas entre as beiras dos precipícios e a planície mais baixa, repleta de rios com águas cristalinas e leitos de pedras gigantescas que desenham um cenário envolto por mata Atlântica, piscinas naturais e várias cachoeiras.

Trekking aparados da serra -  Claudio Fachel Trekking aparados da serra - Fe antonio Trekking aparados da serra - Liane Castilhos Trekking aparados da serra - Lucas Brentano

Lençóis Maranhenses

Os fascinantes Lençóis Maranhenses atraem milhares de turistas por ano, que conhecem a região a partir dos municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas sendo esse último o mais famoso das “entradas” do parque. O que poucos sabem é que além dos passeios clássicos feitos nas cidades, há uma outra maneira bem peculiar de explorar esse imenso deserto, a pé.

Entre os meses de Janeiro e Julho, devido à temporada de chuvas, formam-se centenas de lagoas gigantescas entre as impressionantes dunas. Outra curiosidade que poucas pessoas sabem, é que existem duas comunidades com poucas famílias bem no meio dos Lençóis Maranhenses, chamadas de Queimada dos Britos e Baixa Grande. As duas comunidades servem de apoio para os caminhantes que encontram no Maranhão um destino certo de muito sol e paisagens paradisíacas. Faça o trekking nos Lençóis Maranhenses e descubra esse paraíso intocado no nordeste brasileiro. Deserto ou oásis, é nessa região que você irá encontrar uma das mais deslumbrantes e incomuns paisagens do Brasil.

Lençois Maranhenses. Foto - M Jolivet
Trekking lencois maranhenses - King Jr

Serra da Canastra

Criado em 1972 para proteger a nascente do Rio São Francisco, o Parque Nacional da Serra da Canastra dispõe inúmeras quedas d’água como a Cachoeira D’anta, destaque da região. Também conhecida como Nascentes das Gerais é um verdadeiro paraíso escondido na região sudoeste de Minas Gerais. É recheada por desfiladeiros, penhascos e cânions esculpidos nas duras rochas de quartzo, pela ação do tempo, que representam uma das principais atrações dessa paisagem. Confira como fazer a travessia da Serra da Canastra.

Trekking Serra da Canastra - Luciano Marra Trekking Serra da Canastra - Peterson Galvao Trekking Serra da Canastra Trekking Serra da Canastra2

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

25 parques nacionais para relaxar e curtir a natureza no Brasil
Trekking, cachoeiras e mirantes no Parque Nacional Serra dos Órgãos
Viagem e aventura: Conheça o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses
Parque Nacional do Iguaçu, destino perfeito para amantes do Ecoturismo
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha: O paraíso é aqui
As belezas naturais do Parque Nacional do Itatiaia

Fotos: Claudio Fachel, Fe Antonio, Liane Castilhos, Lucas Brentano, Danilo Haliz, King Jr, M. Jolivet, Otávio Nogueira, Glória Tupinambás, Eduardo Bassoto, Rafael Duarte, Waldyr Neto, Luciano Marra, Peterson Galvão, Eriberto Almeida Jr, Ney Bachega, Rafael Fernando, Andras Jancsik, Ricardo Kawano, Umberto Riecher, Buscando o Limite.