Trilha de Salkantay a Machu Picchu, um dos trekkings mais belos do Peru

Com aproximadamente 6.270 metros de altura, o monte Salkantay é uma dos picos nevados mais fascinantes do Peru. Para conhecer de perto a imponente montanha, é necessário fazer uma extensa caminhada de 5 dias e 4 noites com término na cidade de Águas Calientes, o vilarejo mais próximo das ruínas de Machu Picchu.

Aventureiros do mundo inteiro vão ao Peru para conhecer a Trilha de Salkantay, que entrou na lista das melhores trilhas do mundo elegida pela National Geographic. Durante o percurso os visitantes tem a oportunidade de conhecer diversas facetas do Peru, observando a paisagem se transformando entre montanhas de pico nevado a incríveis vales recortados por cachoeiras e incríveis formações rochosas, finalizando o caminho em um pedacinho da selva peruana.

Leia também:

A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
Muito além de Machu Picchu: ruínas incas próximas de Cusco
Como chegar em Machu Picchu
Linhas de Nazca a atração mais misteriosa do Peru
Huacachina, um oásis no meio do deserto no Peru

Á noite os caminhantes pernoitam em campings emergidos em cenários totalmente selvagens, algumas agências também oferecem turismo de base comunitária, onde os turistas têm a oportunidade de se hospedar na casa de nativos.e compreender como é o dia a dia das pessoas que vivem nessa região remota.

1º Dia – Cusco – Molepata – Soraypampa

A viagem de Cusco até Molepata é feita em um ônibus de turismo com mais ou menos 3 horas de percurso. De lá até Soraypampa você pode optar por caminhar os 11km até o pequeno povoado ou pegar um transporte e aproveitar o dia na maravilhosa Lagoa de Humantay, um dos principais cartões postais do país que impressiona pelo tom da água extremamente azul.

Entrada do vilarejo de Soraypampa. Foto: via Flickr Roaming Together

Lagoa de Humantay. Foto: via Flickr georgeekman

2º Dia – Soraypampa – Chaullay – Colpapampa

Esse é o dia mais pesado de todo o trekking, são 22 km para chegar ao destino final subindo uma gigantesca montanha que dá acesso aos nevados Umantay e Salkantay e depois descendo um pouco até Colpapampa. Durante o caminho é possível observar dezenas de cascatas gigantescas que cortam os vales da região, pitorescas rochas com todos os formatos e tamanhos além de admirar os picos nevados bem pertinho da trilha.

Montanha de Salkantay ao fundo. Foto: via Flickr – peterdjensen

Povoado de Chaullay. Foto: via Flckr – ianann

3º Dia – Colpapampa – La Playa – Lucmabammba

No terceiro dia os caminhantes acessam um pedaço da floresta conhecendo a fauna e flora da região. O caminho é um pouco difícil pela quantidade de pedras que tem em todo o percurso. O almoço é feito no povoado de La Playa.

Trilha até La Playa. Foto: Nathaniel Foulds

Trilha para Lucmabammba. Foto: Nathaniel Foulds

4º Dia  – Lucmabamba – Santa Teresa

O quarto dia é talvez o dia mais esperado depois de tanta caminhada, em Santa Teresa estão localizados as águas termais de Hot Spring, um ótimo lugar para acampar e descansar o corpo depois de todo o esforço físico em piscinas com temperaturas de até 30ºC.

Termas de Santa Teresa. Foto: Nathaniel Foulds

Caminho para Santa Teresa. Foto: Nathaniel Foulds

5º Dia – Santa Teresa – Águas Calientes

No último dia a jornada até o último destino acontece cedo, de Santa Teresa o viajante precisa caminhar até a Hidrelétrica, onde saem trens com destino a Águas Calientes. De lá o visitante pode escolher entre percorrer o último trecho na locomotiva ou caminhando ao lado da ferrovia que é cercada por gigantescas montanhas que protegem o sítio arqueológico de Machu Picchu.

Caminho Hidroelétrica até Águas Calientes. Foto: Leandro Barreras M.

Centro de Águas Calientes. Foto: Leandro Barreras M.

Onde ficar em Águas Calientes:

Calle Chaskatika 203, Barrio las Orquideas
Machu Picchu, Peru
Tel: +51 (0) 84 435830
mapi@supertramphostel.com
site.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *