Trilhas ecológicas em Fernando de Noronha

Uma forma bem interessante de conhecer a ilha de Fernando de Noronha é através da boa e velha caminhada. As andanças por trilhas dentro do Parque Marinho sempre são promovidas sob orientação e fiscalização do IBAMA e guias credenciados.

Os caminhos são recheados de belas paisagens que alternam do verde intenso da mata que cobre a ilha ao intenso azul turquesa das águas que contornam a ilha. São diversas opções de trilhas com visitas à ruínas, mirantes, praias e grutas.

Caminhada Praia do Atalaia / Pedra Alta:

Trilha curta e de fácil acesso até um verdadeiro aquário natural perfeito para mergulhar e conhecer a variedade de fauna marinha. Em seguida um pequena caminhada até a Pedra Alta, onde o visitante pode aproveitar a vista panorâmica e privilegiada.

Trilha do Farol

A trilha tem inicio na Praia do Sancho e termina próximo a Ponta da Sapata, a trilha é tranquila e corta uma região exuberante com mirantes extraordinários.

Caminhada Histórica em Noronha:

Com inicio na Vila de Nossa Senhora dos Remédios o visitante terá a oportunidade de conhecer algumas construções históricas como o Palácio São Miguel passando em seguida por 3 belas praias.

Caminhada Praia do Cachorro / Praia do Meio / Praia da Conceição / Boldró / Praia do Americano / Praia do Bode / Cacimba do Padre / Baía dos Porcos:

Trilha que se inicia na Praia do Cachorro, percorrendo as praias do Meio e Conceição. Nesse trecho a caminhada só pode ser realizada durante a maré baixa, continuando pelas praias do Boldró, Americano, do Bode e Cacimba do Padre, melhor local para surfar. Em seguida segue-se por trilha até a Baía dos Porcos, lugar perfeito para mergulho livre.

simonezgeo

Caminhada Baía do Sancho / Mirante Baía dos Porcos com Morro dois Irmãos

Entrando no Parque Nacional, uma estrutura  suspensa leva o visitante para uma pequena trilha de fácil acesso auto guiada. Na vegetação fechada é comum avistar tejus e alguns mocós – um pequeno roedor que foi inserido na ilha na época dos militates.

Em poucos metros de caminhada o primeiro mirante que dá a vista da Praia do Sancho pelo alto, serve também de porta de entrada, com um acesso inusitado, mas nada impossível. Na fenda apertada duas escada de alumínio auxiliam os visitantes na descida, depois apenas uma escada de pedra a céu aberto separa os turistas da praia que foi eleita duas vezes a mais bela do mundo.

Antes de descer a fenda, também é interessante conhecer os outros dois lados, seguindo as bifurcações da trilha suspensa que dá acesso a todos os mirantes dentro do Parque. No lado direito a vista do maior cartão postal de Noronha, o Morro Dois Irmãos junto com as águas cristalinas da Baía dos Porcos.

Jardim Elizabeth

Uma trilha curta que corta um trecho de mata fechada, passando por uma alameda de cajazeiras e atravessa uma ponte do século 18. A caminhada finaliza na Praia do Cachorro.

Enseada dos Abreus

A trilha possui 2km de distância em um caminho entre a Praia do Atalaia e Baía do Sueste. Seu inicio fica na antiga pedreira onde é possível avistar as piscinas naturais dos Abreus.

lucas godoy Trilha - Enseada dos Abreus - Fernando de Noronha

Baía dos Golfinhos

A trilha para Baía do Golfinhos é a mais tranquila da ilha, com acesso construído em madeira até um paredão com 70m de altura que serve como mirante para baía famosa pela grande quantidade de golfinhos rotadores que vivem no local.

Caminhada da Pontinha:

Uma das trilhas mais difíceis da ilha é totalmente dedicada às pessoas com ótimo preparo físico. A caminhada começa por um trecho formado por pedras junto ao mar de fora, passando pela Enseada das Caeiras até a Pontinha. Não há possibilidade de mergulho neste lado da Ilha, mas o visual compensa qualquer esforço.

Caminhada para a Praia do Leão / Caracas / Praia do Sueste:

Nesse trajeto o passeio tem 3 paradas, a primeira e feita na Praia do Leão, famosa por ser o local escolhido das tartarugas marinhas para fazer suas desovas, através de uma trilha de fácil acesso, seguindo até o mirante da Ponta das Caracas e, por fim, parada para mergulho livre na Baía do Sueste, onde poderemos ver muitas tartarugas marinhas.

15366755607_1aa75a0ea8_b

Trilha da Capim Açu:

Caminhada de grande dificuldade dentro do Parque Nacional acompanhada de guias do IBAMA. Nesta trilha pode ser observada a vegetação nativa da ilha. Parada em mirante e faróis e visita à Gruta do Capim Açu.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Praia dos Carneiros, um paraíso no sul de Pernambuco
Principais passeios para fazer em Maragogi, Porto de Galinhas, Tamandaré e região
Praias de Fernando de Noronha: Praia do Leão
Google mapeia o Arquipélago de Fernando de Noronha
Diário de bordo: roteiro de 3, 5 e 7 dias em Recife e Olinda

Foto1: Simonez Geo / Foto2: Lucas Godoy / Foto3: iBackpacker