Turismo de aventura no Jalapão – Tocantins

No centro do Brasil, no estado de Tocantis encontra-se um paraíso natural de beleza única: o Jalapão, um dos principais roteiros para praticantes de ecoturismo e turismo de aventura. A região é um lugar de descobertas permanentes, em plena mata de transição do cerrado e a caatinga, surgem cachoeiras, rios com águas cristalinas, corredeiras, chapadas e formações rochosas de diferentes cores.

Neste cenário, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto do Jalapão. A dificuldade de acesso é o grande responsável pela preservação do santuário, estas condições fizeram com que a diversidade de animais e plantas totalmente adaptados a região.

Leia também:

100 destinos brasileiros que você precisa conhecer
Turismo em Palmas: o que ver e fazer
Santuários naturais, veja 22 destinos no Brasil para quem gosta de cachoeiras
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
Praias de água doce encantam turistas na região norte

Como chegar:

O Jalapão ocupa uma área de 34 mil quilômetros quadrados, a entrada principal para o parque é a cidade de Ponte Alta do Tocantins, que está a 190 quilômetros de distância. Como as estradas são arenosas e mal sinalizadas o acesso deve ser feito com carros 4×4 ou através de jipes contratados por agências de turismo da região.

mapa-jalapao

Foto: Mapa Região do Jalapão

O mapa acima mostra as formas clássicas de entrar no parque saindo de Palmas, Novo Acordo e Ponte Alta. A segunda é a que possui melhor infra-estrutura do roteiro, já Mateiros é o vilarejo que fica centralizada no Jalapão, usado como base principal para conhecer as atrações do circuito.

Dicas de Passeio:

As dunas do Jalapão são um dos principais cartões postais da cidade, chegando a quase 30 metros de altura, suas areias douradas estão em constante movimento.

melcape

Foto: Daniela Pivari

O Fervedouro é um uma nascente de um rio subterrâneo localizada entre brejos e riachos. Há um poço de água azul e transparente onde bolhas de ar brotam, gerando o fenômeno da ressurgência, fazendo com que você não afunde.

Foto: Flickr – Diógnes Araújo

Fervedouro, Jalapão. Foto - Stephanie Lamenza

Foto: Stephanie Lamenza

A Cachoeira da Velha é a maior da região com 20 metros de altura e quase 100 de comprimento, as duas quedas fazem o paredão ter um formato de ferradura.

mario cesar bucci

Foto: Mário César Bucci

Apesar de pequena, a queda tem grande volume de água e forma um poço cristalino em meio a árvores e palmeiras.

gabriel castaldini

Foto: Gabriel Castaldini

talita campos

Foto: Talita Campos

Com formações arenosas causadas pela ação dos ventos e chuvas, a Serra do Espirito Santo, possui um mirante, onde é possível ter uma visão panorâmica de toda a região.

arlenidemo

Foto: Flickr – arlenidemo

celso kuwajima

Foto: Celso Kuwajima

É comum encontrar diversos artesanatos feitos com capim dourado e seda de buriti, que se tornou fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, fortalecendo a economia local.

daniel arantes

Foto: Daniel Arantes

lelia valduga

Foto: Leila Valduga

 

Quando ir?

O clima do Jalapão é estável durante o ano inteiro sendo possível fazer visitação em qualquer mês, durante o dia a temperatura varia de 30º a 38ºC, e as noites são muito frias.

Informações oficiais:
http://jalapao.to.gov.br/

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.
- Consiga a melhor cotação de câmbio turismo do dia em diferentes moedas.