Turismo em Alto Paraíso: o que ver e fazer

Pacote_saldao_300x250

A cidade de Alto Paraíso de Goiás é o principal ponto de apoio dos turistas que visitam a região da Chapada dos Veadeiros. O motivo é a infraestrutura do município, que oferece diversas opções de hotéis, pousadas, hostels e restaurantes comparadas as outras cidades que ficam próximas do parque nacional.

O misticismo esta sempre presente na cidade que foi descoberta quando um satélite sobrevoou a região e identificou um grande brilho vindo do imenso território, concluindo que o reflexo era devido a uma gigantesca placa de quartzo, cristal existente no subsolo daquela área. Alto Paraíso foi construída sobre as minas de cristais de quartzo que se formaram ao longo dos 1,8 bilhões de anos – considerada uma das formações mais antigas do planeta, um dos principais motivos pela cidade abrigar diversos artistas, esotérico, místicos e pessoas que desejam um modo de vida mais tranquilo. Muitos moradores dizem que há inclusive princesas filhas de sheikhs árabes morando no município.

As cachoeiras são as principais atrações da Chapada dos Veadeiros. A enorme extensão que abrange uma área de 21.475,60 Km² possui centenas de cachoeiras catalogadas e muitas outras virgens, muitas vezes intocadas ou dentro de propriedades particulares. Tem cachoeira para todos os gostos: quedas d’água gigantescas, outras menores e mais calmas, águas cristalinas com caminhos de fácil acesso e outras que exigem um esforço físico mais rígido, além de diversos poços, mirantes, vales, serras, fazendas e trilhas ecológicas.

O clima da chapada é único, um destino ideal para perfis de viajantes que procuram estar em sintonia com a natureza e desfrutar de maravilhosos passeios voltados ao ecoturismo. A melhor época para visitação é de Abril a Outubro, sendo que nos meses de Julho e Agosto as águas estão mais cristalinas devido ao período de maior seca no cerrado.

Leia também: Guia completo da Chapada dos Veadeiros

O que fazer:

Cachoeira Anjos e Arcanjos

São duas cachoeiras em sequencia, mas que lhes foram dados nomes distintos com quedas similares. Situadas no Povoado do Moinho à 12 km de Alto Paraíso, as duas belas cachoeiras do Rio Pretinho, escavadas pelo rio no meio de uma montanha, oferecem ótimos poços para banho.

3333281837_dd0d1d1e1f_o

Foto: Yel Nunes

Loquinhas

Uma das atrações mais visitadas de Alto Paraíso é o circuito da Loquinhas, um complexo com diversos poços e cachoeiras de águas cristalinas.

2272868671_544b79f026_b

Foto: Wev’s Bronw

Almécegas I

Cachoeira com 45 metros de altura com um imenso paredão muito procurado por adeptos da prática de rapel. A atração pode ser vista de diversos ângulos, em cima um mirante em frente a queda nos permite contemplar toda a beleza singular da Almecegas. Em baixo um enorme poco com águas em tom de verde é ideal para banho.

Almecégas I

Foto: Bruno Moreno

Cachoeira dos Cristais

A 5 km de Alto Paraíso pela GO 118 estrada asfaltada no sentido para Teresina de Goiás, e mais 1 km de estrada de terra o rio dos Cristais com diversas cachoeiras e piscinas naturais.

13579154725_e54265b25a_k

Foto: Flickr – fabian.kron

Catarata dos Couros

As Cataratas dos Couros têm uma queda de 100 metros de altura e leva esse nome porque recebe as águas do rio dos Couros. O rio faz uma sequência incrível de corredeiras, cachoeiras e poços.

8937764772_3181bc519e_b

Foto: João Guilherme de Carvalho

Vila de São Jorge

Porta de entrada para visitação ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros o pequeno vilarejo a 35km de Alto paraíso possui ruas de terra e pousadas mais rusticas que não abrem mão do conforto. São Jorge tem poucos habitantes sendo a maioria nativos e hippies que encontraram na vila um local ideal para viver em tranquilidade, rodeado de belezas naturais.

7297812706_44cb381b6b_b

Foto: Camilla Frois Albano

Outras atrações para visitar em Alto Paraíso de Goiás:

  • Cachoeira do Vale do Rio Macaco
  • Cachoeira da Água Fria
  • Cachoeira São Bento
  • Jardim de Maytrea
  • Povoado do Moinho
  • Morro da Baleia
  • Mirante do Pouso Alto

Como chegar:

De avião
O aeroporto mais próximo é o Juscelino Kubchek em Brasília.

De carro
Acesso pela BR-010 e BR-020 vindo de Brasília (aproximadamente 242km)

De ônibus
A região recebe ônibus diários vindo de Brasília e Goiânia. Para informações atualizadas de quais companhias operam até a Chapada dos Veadeiros, vale ligar na rodoviária de Alto Paraíso.
Tel: (62) 3446-1359

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros:

A Chapada dos Veadeiros recebe turistas durante o ano inteiro. A temperatura média anual é de 24 a 26ºC. A melhor época para práticas de aventuras é o período de estiagem, quando a temperatura está mais baixa, chove pouco e as pedras não estão quentes nem escorregadias, evitando acidentes e queimaduras.

A melhor época para visitação de Abril a Outubro, sendo que nos meses de Julho e Agosto as águas estão mais cristalinas devido ao período de maior seca no cerrado.

Onde ficar:

Pousada Alfa e Ômega
R. Joaquim Almeida, 15
[email protected]
www.pousadaalfaeomega.site.com.br
Tel: (62) 3446-1225
Reserve aqui

Pousada Nova Era
Rua Joaquim de Almeida, 131
www.jardimdanovaera.com.br
Tel: (62) 3446-1279 / (62) 8284-1308
Reserve Aqui

Onde comer:

Divina Madre
Av Ary Ribeiro Valadao Filho 1039-A
Tel: (62) 8193-2301

Restaurante Tapindaré
Av. Ary Valadão Filho, 639, Centro
Tel: (62) 3446-1659

Alquimia
Av. Ary Valadão Filho, 969
Tel: (62) 3446 2191

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Guia completo da Chapada dos Veadeiros
Diário de Bordo: 3, 5 e 7 dias na Chapada dos Veadeiros
10 cachoeiras imperdíveis para conhecer na Chapada dos Veadeiros!
Cachoeira Santa Bárbara uma piscina natural na Chapada dos Veadeiros
Vale da Lua, encantos e mistérios na Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros um paraíso no coração do Brasil

_728x90_CGH_SDU.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>