Turismo em Arraial do Cabo: o que ver e fazer

Localizada na badalada Região dos Lagos a cidade de Arraial do Cabo reúne diversas atrações que todo viajante procura, praias paradisíacas com águas claras, lagoas, dunas e mirantes que oferecem a oportunidade de conferir toda essa beleza. Ao lado de Cabo Frio e Búzios, o município possui nove praias que estão entre as favoritas de qualquer mergulhador, já que o local abriga uma diversificada vida marinha com tartarugas, arraias, golfinhos entre outros.

Um ponto positivo de escolher a cidade para se hospedar quando for conhecer a região é o custo benefício, Arraial do Cabo não possuí estabelecimentos tão luxuosos como as outras cidades, mas encontra-se muito conforto em opções de hospedagem e restaurantes mais rústicos.

Quando estiver em Arraial do Cabo não deixe de fazer os tradicionais passeios de barcos, experimental a comida típica a base de frutos do mar, conhecer a Praia do Pontal, cartão postal da cidade e curtir o pôr do sol no Pontal do Atalaia.

3113359638_334be53ebf_o

Como chegar:

De avião:
O aeroporto mais próximo fica em Cabo Frio, a 13 km. Outra opção são os aeroportos da capital carioca a 170 km do município.

De carro:
Passando pela Ponte Rio – Niterói, pegar a saída mais a esquerda (direção Rio Bonito), seguindo pela Rio-Manilha por 25 km, depois seguir pela BR-101 por 36 km até Rio Bonito, pegar a Via Lagos (com pedágio), em direção a Região dos Lagos. Na Via Lagos percorre mais 68 km, até São Pedro da Aldeia, depois mais 13 km até Cabo Frio, e no trevo de São Cristóvão, ao final da Avenida América Central, entrar na RJ-140, que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo a 10 km.

De ônibus:
As empresas 1001 (0800-941-3334) e Salineira (22 2647-8200) servem a Região dos Lagos.

O que fazer:

Praia do Farol

A praia do Farol fica localizada na Ilha de Cabo Frio, também conhecida como a Ilha do Farol. Para visitar a Ilha do Farol é necessária uma autorização do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e um barco alugado. Isso deve-se em virtude da criação, em 1997, da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo. A Praia do Farol é paradisíaca e é considerada uma das mais perfeitas do Brasil.

arrail1

Praia do Pontal

A Praia do Pontal fica está entre a praia do Foguete e o Morro do Mirante. O acesso é feito na entrada da cidade. A praia paradisíaca é ideal para quem busca tranquilidade (fora da temporada). NO local existem algumas barracas de pesca artesanal típicos da região e algumas canoas espalhadas que ajudam a dar o clima de paraíso perdido.

Praia do Pontal

Praia do Forno

A apenas 1,5 km do centro, a Praia do Forno só pode ser acessada por barco ou trilha (uma ótima opção para curtir o visual da praia pelo paredão de pedras ao lado da praia). Seus 500 metros de extensão com  areias brancas e águas transparentes rendem ótimas fotos.

arraial forno

Passeio de Barco

Os passeios duram quatro horas e descortinam as mais belas paisagens de Arraial do Cabo. O roteiro inclui paradas no Pontal do Atalaia (Prainhas), Ilha do Farol e praia do Forno, passando pela Gruta Azul, uma salão de 30 metros de extensão e 15 metros de altura. O nome vem dos efeitos causados pelas paredes internas, que têm tons dourados e prateados e que se tornam azuis de acordo com a incidência de luz. As embarcações partem da praia dos Anjos.

barco arraial

Mergulhar

A vida marinha rica e as águas transparentes com perfeita visibilidade são o fator principal que fazem de Arraial do Cabo um dos melhroes lugares para mergulhar no Brasil.

4762084990_b54f22b4a4_o

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Arraial do Cabo, a capital brasileira do mergulho
Hospedagem em Arraial do Cabo, Pousada Gênesis
Passeio de barco em Arraial do Cabo
Guia de praias para conhecer em Arraial do Cabo
Os melhores passeios para fazer em Angra dos Reis
Ilha Grande um paraíso no Rio de Janeiro
Atrações turísticas em Paraty, paraíso cultural na Costa Verde
Itacuruça, entrada para a magnifíca Costa Verde no RJ
O melhor da Costa Verde: conheça os principais atrativos dessa rota turística
Parque Nacional da Tijuca, muito verde no coração do Rio de Janeiro
Descubra os melhores lugares para ver o Rio de Janeiro do alto
Turismo no Rio de Janeiro: o que conhecer na cidade maravilhosa
Os melhores passeios para fazer no Rio de Janeiro

Fotos: Paulo Xango, Camila Menegozzi, Martin Stuchi Montingelli, Javier Pimentel, Silvio Couto, Junior Mess.