Turismo em Barreirinhas: o que ver e fazer

Porta de entrada para o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses, a pequena cidade de Barreirinhas a 250 km de São Luís é a melhor em sentindo de infraestrutura e mais conhecida das cidades que dão acesso ao imenso deserto tropical que tem seu auge no segundo semestre do ano quando as lagoas formadas por água de chuva estão mais altas e profundas.

A cidade é cercada pelas águas escuras do Rio Preguiça, que corta lentamente toda a região e forma diversas prainhas de água doce com faixas de areia curtas, onde os moradores locais passam as tardes de final de semana se refrescando das temperaturas elevadas sempre presentes na região. Suas ruas calçadas e a arquitetura antiga de Barreirinhas deixam o destino ainda mais aconchegante.

No centro da cidade os principais restaurantes e comércios se concentram próximo a Beira-Rio, que tem um imenso deck de madeira com uma pequena marina, que vai em direção a uma enorme duna que durante as manhãs atraem alguns banhistas.

A noite bares e restaurantes colocam suas mesas por toda a rua e conquistam a clientela com músicas ao vivo e deliciosos pratos montados com temperos e ingredientes típicos da região. Outra opção de gastronomia é procurar alguns hotéis pela região, a grande maioria possuí um restaurante aberto ao público.

Leia também:

Trekking nos Lençóis Maranhenses, travessia em 4 ou 5 dias
O que fazer nos Lençóis Maranhenses
Turismo em São Luis: o que ver e fazer
Diário de Bordo – roteiro de 5 dias em São Luís do Maranhão
Rota das Emoções – Aventura em uma das regiões mais preservadas do Brasil

Existem inúmeros passeios que saem da cidade em direção as belezas naturais desse território maranhenses, além das lagoas e das dunas dos Lençóis Maranhenses, outros passeios oferecidos por embarcações saem direção o vilarejo de Mandacaru, o município de Atins e a Praia de Caburé, uma pequena península de areia que separa a água do rio com a água do mar.

O que fazer:

Beira Rio

A orla montada em frente ao Rio Preguiça reúne diversos bares e restaurantes da idade e possuí um pequeno porto para embarque e desembarque de carga e passageiros.

Foto: Flickr - Elizamk

Foto: Flickr – Elizamk

Rio Preguiça

Um dos principais pontos turísticos de Barreirinhas, o Rio Preguiça tem esse nome pelo fato da grande presença dos animais na região. Em alguns pontos do rio pequenas faixas de areia formam prainhas de água doce.

Foto: Walter Vinagre

Foto: Walter Vinagre

Mandacaru

A vila de pescadores possuí um farol de 54 metros de altura que permite uma bela visão da dunas, manguezais, palmeiras e cajueiros espalhados pela região. O Farol foi construído em 1940 e possibilita uma vista panarômica de Mandacaru, Atins, Caburé, Rio Preguiça e dos Lençóis Maranhenses.

Foto: Lucas Clarin

Foto: Lucas Clarin

Praia do Caburé

A área faz parte de uma região apelidada de Pequenos Lençóis, a península possuí uma pequena estrutura hoteleira às entre o Rio Preguiça e o Oceano Atlântico.

Foto: Lucas Clarin

Foto: Lucas Clarin

Atins

O município ainda pouco desbravado por turistas, possuí ruas de areia e clima bucólico. É nele que se iniciam as dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Foto: Marcos Lana

Foto: Marcos Lana

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

As paisagens desérticas pinceladas por centenas de incríveis lagoas em tom de azul forma um horizonte que parece não ter fim. No período de chuvas as lagoas ficam ainda mais cheias, podendo chegar até 2 km de extensão.

Foto: Marcos Lana

Outras atrações para conhecer em Barreirinhas

  • Igreja Matriz
  • Artesanato
  • Vassouras
  • Flutuação no Rio Formiga em Cardosa
  • Barra do Tatu
  • Moitas
  • Ponta do Mangue
  • Morro do Boi
  • Casa da Farinha
  • Lagoa Azul
  • Lagoa Bonita
  • Lagoa da Preguiça

Como chegar:

De avião
O Aeroporto mais próximo é o de São Luís, Aeroporto Internacional Cunha Machado, e recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De ônibus
A companhia Cisne Branco faz o trajeto e tem ônibus que saem duas vezes ao dia. A viagem dura cerca d 4 horas e meia de duração.

De carro
Para chegar até Barreirinhas via São Luís é necessário pegar a BR-105 até o município de Bacabeira em seguida entrar na BR 402 até o município.

Indicamos a Eco Adventure, agência receptiva que trabalha desde 1998 atendendo diferentes perfis de viajantes com suporte em Barreirinhas.

+ info:

Eco Adventure
Av. Presidente Vargas, 26 – Porto das Barcas, Parnaíba – Piauí
Tel.:(86) 3323.9595
E-mail: eco@ecoadventure.tur.br
Site

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Booking.com

comentários

  1. “A big thank you for your blog post. Will read on…”

  2. “My spouse and I absolutely love your blog and find a lot of your post’s to be just what I’m looking for. Do you offer guest writers to write content for you? I wouldn’t mind writing a post or elaborating on a number of the subjects you write related to here. Again, awesome blog! visit my site ex girlfriends”