Turismo em Caruaru: o que ver e fazer

250x250_POA_RAO.jpg

Apadrinhada como Caruaru, a maior cidade do agreste pernambucano é carinhosamente chamada de Capital do Forró. O motivo fica nítido com o ritmo mais popular da região sempre presente em lojas, restaurantes, hotéis, carros e até mesmo com vendedores ambulantes que oferecem diversos produtos sempre acompanhados com um rádio pequeno.

Não é só pelo forró que a cidade ficou conhecida, dono de uma das culturas mais ricas do Brasil o município ficou muito conhecido pelo artesanato feito com barro que foi apresentado ao Brasil e ao mundo graças a grandes artesões como Vitalino que conseguiu demonstrar o cotidiano do povo nordestino através de peças modeladas pelo barro, festejos típicos que chamam atenção de milhares de turistas com destaque para a Semana Santa, declarada Patrimônio Cultural Material e Imaterial do estado e as enormes feiras populares onde são comercializadas roupas, produtos típicos da região e muito artesanato produzidos através de fibras, barro, couro e rendas.

Devido às centenas de lojas espalhadas em todas as ruas e becos, o centro da cidade está sempre com fluxo constante de pessoas indo e vindo, lembrando até uma grande capital. O bairro também dispõe uma gama grande de belas atrações para conhecer, a arquitetura da cidade pode ser notada em construções imponentes como a Igreja da Nossa Senhora da Conceição , o Convento dos Capuchinhos e o prédio que hoje abriga o Memorial da Cidade de Caruaru.

Distante a apenas 134 km de Recife, Caruaru é a segunda maior cidade do estado e ganha visibilidade durante os meses de junho e julho durante os festejos juninos. A cidade divide com Campina Grande na Paraíba, o título de maior festa junina do país, transformando seu centro em um típico arraial, com barraquinhas, fogueira, cenografia e apresentações de quadrilhas com mais de 4 mil dançarinos!

O que fazer:

Alto do Moura

O bairro mais conhecido da cidade foi o local onde nasceu Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino, artesão que dominava a arte feita com barro e levou a arte pernambucana para o mundo. Além das diversas lojas e ateliês de artesanato, ótimos restaurantes e bares agitam à noite oferecendo comidas típicas em barracas com churrasquinho, caldos, cerveja geladas sempre acompanhadas do forró pé de serra.

11220928496_217e3c7370_o

Feira Livre de Caruaru

A grande fama de ser uma das maiores feiras populares do país atraem visitantes dos quatro cantos do mundo, alguns a procura de ótimos preços e outros por curiosidade. A gigantesca feira tem diversos setores que são divididos em confecção, calçados, artesanato, frutas e temperos. Se a fome bater durante o passeio experimente conhecer um restaurante típico presente no centro da feira, muito popular entre os moradores e trabalhadores da região, no cardápio carne de sol, macaxeira, churrasco e cuscuz.

Campo da Geografia da UFF no Nordeste Brasileiro, Pernambuco.

Pátio de Eventos

O Pátio do Forró é palco da maior festa de São João do Brasil, onde além de muito festejo e animação o turista também pode desfrutar e encontrar todo o tipo de cultura popular além de saborear pratos típicos da região.

14187895799_fea8e552e8_b

Museu do Barro Espaço Zé Caboclo

Situado dentro do Espaço Cultural Tancredo Neves. É dividido nas salas: Luiz Gonzaga, São João, Elba Ramalho, Mestre Vitalino, Artesãos do Alto do Moura, Abelardo Rodrigues, Pinacoteca e sala de exposições temporárias. O acervo conta com peças artísticas e decorativas de barro, quadros sobre a cultura popular e pertences e referências aos artistas e grandes nomes da região.

7189501999_2b8643751f_k

Museu do Cordel Olégario Fernandes

O Museu do Cordel, localizado na Feira de Artesanato, é uma homenagem ao cordelista caruaruense Olegário Fernandes que descreveu a história do homem nordestino, principalmente caruaruense, de forma poética. O acervo do museu consta de cordéis tradicionais, máquinas de xilogravuras e linogravuras.

12613506944_0f67ea317d_k

Parque Municipal Ambiental Severino Montenegro

O Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro é o primeiro grande parque urbano da cidade e está localizado na área da antiga sementeira, que foi reestruturada e transformada em um parque público. O projeto arquitetônico contempla um jardim sensorial, um lago com cascata, anfiteatro, banheiros e estacionamento.

Untitled-1

Outros atrativos turísticos do destino:

  • Monumento à Luiz Gonzaga
  • Casa de Cultura José Conde
  • Morro do Bom Jesus
  • Teatro Rui Limeira Rosa
  • Igreja do Bom Jesus
  • Igreja Nossa Sra da Conceição
  • Catedral
  • Museu do Barro
  • Casa dos Bispos
  • Fábrica da moda
  • Igreja Nossa Sra do Rosário
  • Memorial Frei Damião
  • Feira de Artesanato
  • Memorial da Cidade de Caruaru

Como chegar:

De avião
O Aeroporto Internal de Recife/ Guararapes – Gilberto Freyre é mais próximo de Caruaru e um dos mais modernos do Brasil e recebe voos diários das principais capitais brasileiras.

De carro
Caruaru se localiza na Mesorregião do agreste pernambucano, a 132 km a leste de Recife. Da capital do Pernambuco deve-se tomar a BR 232.

De ônibus
A cidade recebe diversos ônibus diários da capital pernambucana.
Terminal Rodoviário de Caruaru
Av. José Pinheiro dos Santos, s/nº

Melhor época para visitar Caruaru:

A melhor época para visitar a cidade é nos meses de Junho e Julho durante os festejos juninos. A cidade conta com a maior festa típica do Brasil e oferece uma estrutura completa com inúmeras apresentações de quadrilhas.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Turismo em Recife: o que ver e fazer
Turismo em Olinda: o que ver e fazer

Praia dos Carneiros, um paraíso no sul de Pernambuco
Porto de Galinas, paraíso natural em Pernambuco
Principais passeios para fazer em Maragogi, Porto de Galinhas, Tamandaré e região

Foto1: Moema Andrade / Foto2: Adriano Ferreira Rodrigues / Foto3: Renand Zovka / Foto4: Bruno Augusto / Foto5: Renand Zovka / Foto6: Jackson Carvalho

_728x90_CGH_SDU.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>