Turismo em Jericoacoara: o que ver e fazer

Pacote_saldao_300x250

Um verdadeiro oásis protegido por uma enorme área de dunas, vegetações rasteiras e um imenso litoral azul te espera no litoral oeste do Ceará, pertinho da divisa com o estado do Piauí. A elegante Vila de Jericoacoara está a 300 km de Fortaleza e ficou conhecida em meados dos anos 80, quando um importante jornal americano elegeu a praia como uma das mais bonitas do mundo. Desde então Jericoacoara vem sendo desbravada por turistas do mundo inteiro, não existem postes e iluminação pública no vilarejo, apenas estrelas e a luz do luar. Outro fator importante é a localização distante de grandes cidades, permitindo um contato extremo com a natureza, experiência que nos permite alcançar uma sensação de liberdade única.

Charmosa não só pela natureza ao redor, a pequena vila de Jericoacoara possui ruas pé na areia e milhares de construções rústicas que se integram com a paisagem, mantendo a simplicidade de uma verdadeira vila de pescador.

Jericoacoara possui uma energia vibrante que pode ser aproveitada 24 horas por dia. De manhã a vila fica quase desabitada, já que que a maioria dos turistas estão aproveitando o dias ensolarados realizando os diversos passeios oferecidos na região, como a Lagoa do Paraíso, um dos principais cartões postais do destino, e outras praias que banham a região.

Á noite o clima rústico toma conta de Jeri, são dezenas de barzinhos agitados com música ao vivo e restaurantes super aconchegantes, especializados em diferentes pratos e espalhados entre os becos estreitos e as principais ruas do vilarejo.

A atração principal de Jericoacoara é também o plano de fundo da vila, a Duna do Por do Sol,que fica em frente ao mar. Todo final de tarde os turistas sobem a enorme duna para apreciar o fenômeno que sempre proporciona espetáculos fantásticos.

O que fazer:

Praias:

Praia de Jericoacoara

Principal praia da vila, sempre muito movimentada por praticantes de kitesurf e windsurf graças aos ventos fortes que passam pela região. A praia dispõe de infraestrutura completa com diversos bares, restaurantes, lojas de aluguel de equipamento e conveniências.

Praia-de-Jericoacoara

Praia da Malhada

Localizada ao lado do Morro do Serrote, a Praia da Malhada tem águas claras, mornas e pequenas ondas convidativas para surfistas. Em um trecho acidentado cheio de pedras, formam-se piscinas naturais quando a maré está baixa.

2268164212_30b0d65588_b

Praia do Preá

Localizada ao leste do Parque Nacional, esta vila de pescadores é uma das portas de entrada para Jericoacoara. A principal renda dos moradores de Preá vem da pesca, em sua orla é possível desfrutar de deliciosos restaurantes com pratos regados de peixes, camarões e lagostas como ingrediente principal. A praia do Preá é considerada também perfeita para a prática de kitesurf.

Eduardo-Hanazaki

Outros atrativos:

Barra do Rio Guriú

Localizada a 10km de distância da vila de Jericoacoara, seguindo pelo litoral oeste. Deu nome a uma pequena vila de pescadores nos seus arredores. Ele determina o limite oeste do Parque Nacional de Jericoacoara.

Riu-Guriu

Lagoa Azul

Lagoa de água doce e cristalina é cercada por vegetação nativa. Antigamente a lagoa era junta com a outra atração próxima, a Lagoa do Paraíso.

lagoa-azul-jericoacoara

Lagoa do Paraíso

Principal atração do município de Jijoca, a lagoa possuí 15km² de água doce e transparente, cercada por enormes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca e é muito procurada para o velejo em suas águas calmas e mornas.

Rio-Guriú

Mangue Seco  

É um pequeno povoado localizado a oeste da vila, no meio das dunas. Sua principal atração é uma lagoa que se encontra em meio às dunas margeada por uma pequena faixa de mangue que foi ocupado pelo mar.

mangue-seco-jericoacoara

Nova Tatajuba

Localiza-se a 25km da vila, seguindo pelo litoral oeste, já no município vizinho de Camocim. É um pequeno povoado, ainda primitivo. Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão comprimindo-se e formando colinas denominadas dunas mortas. Chama-se Nova porque a antiga foi soterrada pelas dunas.

tatajuba-jericoacoara

Pedra Furada

Ícone de Jericoacoara, a Pedra Furada está localizado na região rochosa de Jericoacoara chamada de Serrote e possuí um formato de arco que foi esculpido pela ação das ondas do mar. Durante o período de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra.

Pedra-Furado

Duna do Pôr-do-Sol

A oeste da vila de pescadores, há uma grande duna, esse é o local mais procurado para se ver o inesquecível pôr-do-sol em Jeri. Fica ao lado da Praia das Canoas. No período de lua cheia, o espetáculo fica ainda mais bonito, com o sol de um lado e a lua prateada do outro.

Serrote: uma pequena serra de aproximadamente 100m de altura que se destaca dentre a plenitude das dunas. Deu origem ao nome da vila de pescadores que resiste, até hoje, logo antes da arrebentação do mar. Visto de alto mar, tem-se a impressão de que ele tem o formato de um jacaré deitado.

Jeri-dunas-no-sol-1

Outros atrativos em Jericoacoara:

    • Igreja de Pedra
    • Poço do Ananias
    • Árvore da Preguiça
    • Farol de Jericoacoara
    • Lagoa da Tatajuba
    • Lagoa do Amor
    • Lagoa da Coca-cola
    • Lagoa do Coração
    • Espaço Serramar
    • Forró da Maloca

Onde ficar:

Casa na Praia
Avenida Oceano Atlântico, s/n
Tel.:(88) 99921-5089
www.casanapraiajeri.com
E-mail:[email protected]

Hotel Jeri
Rua das Dunas, 77
Tel.:(85) 4042-1177
www.hoteljeri.com.br
E-mail: [email protected]

Jeri Hostel Arte
Rua do Forró, S/n
Tel.:(85) 99818-6540
www.jerihostelarte.com

Como chegar:

De avião:

O aeroporto mais próximo de Jericoacoara é o aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins, e recebe voos diários das principais capitais do Brasil.

De ônibus:

A empresa Fretcar possuí dois ônibus que saem diariamente de Fortaleza sentido Jericoacoara. A viagem dura em média 7 horas até Jijoca onde os visitantes desembarcam e pegam o famoso pau da arara até Jericoacoara.

De carro:

Saindo de Fortaleza pela BR-222, siga até a cidade de Umirim, depois pela CE-354 até a cidade de Itapipoca, seguindo pela CE-178 em direção a Acaraú, siga nesta estrada até a Cidade de Jijoca de Jericoacoara, onde você encontrará, estacionamentos para seu veículo, podendo usar o serviço de transporte local. De Jijoca até o Parque Nacional de Jericoacoara, são 28Km de Off-Road.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

16 fotos que vão te deixar morrendo de vontade de visitar Jericoacoara
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
Praias desertas para curtir no Brasil
10 refúgios ecológicos para relaxar no Nordeste
Trekking nos Lençóis Maranhenses, travessia em 4 ou 5 dias

Foto1: Suely Carvalho / Foto2: Jamie McIntyre / Foto3: Eduardo Hanazaki / Fot4: Kika BR/ Foto5: Silnei Laise de Andrade / Foto6: Luiz Fumes / Foto7: Alexandre Gabriely / Foto8: André Vacari / Foto9: André Dib / Foto10:

_728x90_CGH_SDU.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>