Turismo em João Pessoa: o que ver e fazer

A terceira cidade mais antiga do Brasil foi fundada em 1585 e mantém até hoje bastante construções barrocas bem preservadas em seu centro. Praias tranquilas, mar esverdeado e uma ótima infraestrutura com preços justos (comparada as outras capitais do nordeste) são fatores positivos que fazem de João Pessoa uma das cidades mais agradáveis do Nordeste.

Acordar cedo é fundamental para aproveitar João Pessoa. O movimento na cidade começa cedo, as 5 da manhã já é possível avistar algumas dezenas de pessoas se exercitando na orla da cidade. Isso ocorre porque João Pessoa está localizada no extremo oriente da América do Sul, sendo a primeira cidade a receber os rais de sol durante as manhãs.

Por não estar entre as mais concorridas pelos turistas no nordeste, a capital paraibana carrega uma rotina mais calma que as capitais vizinhas. Quem prefere encontrar praias mais vazias, em que impera a tranquilidade sem abrir mão do visual paradisíaco, escolheu o lugar certo para passar as férias.

O tranquilo litoral de João Pessoa nos faz esquecer que estamos em uma capital à beira-mar. Em toda orla a estrutura de quiosques organizados, áreas com duchas, areias limpas e um calçadão bem planejado cativa os visitantes e nos faz entender o porque a capital paraibana foi eleita como uma das melhores cidades do mundo para viver durante a aposentadoria.

O que fazer:

Praias

A praia mais movimentada da cidade possui uma excelente estrutura de restaurantes e hotéis. O concorrido calçadão está sempre movimentado e é point para caminhadas no início da manhã e no final da tarde. É de Tambaú que partem as embarcações para Picãozinho, as piscinas naturais de águas cristalinas onde se pode mergulhar e ver peixinhos.

Ao lado de Tambaú está a praia de Cabo branco, a favorita dos moradores de João Pessoa. Emoldurada por falésias a praia é bem extensa com mar de ondas tranquilas e água morna. O local oferece diversos quiosques na área próxima a Tambaú, enquanto o trecho que vai em direção ao Cabo de Santo Agostinho é mais tranquilo e vazio.

Distando 12 Km do centro da cidade, a praia fica no bairro de mesmo nome. A aproximadamente 750m da areia forma-se um banco com quatro quilômetros de corais, que separa a parte rasa do alta mar. Por lá, banhistas mergulham e aproveitam o mar calmo, praticando esportes, como stand up paddle e caiaque.

praias-em-joão-pessoa-fotos-1

Onde ir:

Centro Histórico

João Pessoa é uma das capitais mais antigas do Brasil e apresenta diversas construções incríveis como o Teatro Santa Roza, o Palácio da Redenção e o antigo Hotel Globo.

Marcos Borges Filho

Centro Cultural São Francisco

Composto pelo Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco, o Centro Cultural São Francisco reúne o mais importante conjunto de arte barroca da Paraíba. O local oferece visitas guiadas de 40 minutos passando por várias áreas do complexo.

Max Levay

Estação do Cabo Branco

Projetada por Oscar Niemeyer, a atração une ciência, cultura e arte num complexo com mais de oito mil metros quadrados. O local abriga ainda um mirante com vista privilegiada para o litoral.

Valmir Singh

Praia do Jacaré

O ponto mais famoso para contemplar o pôr-do-sol em João Pessoa é a Praia fluvial do Jacaré. Todos os dias durante o evento o saxofonista “Jurady do Sax” percorre o rio Paraíba em um barco tocando Bolero.

Braz Ludovico Neto

Mercado de Artesanato Paraibano

O melhor lugar para comprar artesanatos e souvenirs. Aos finais de semana o espaço contato também com barraquinhas de comidas regionais e apresentações de maracatu.

Camille Panzera

Piscinas naturais de Picãozinho

Para chegar as piscinas naturais de Picãozinho é preciso pegar um catamarã na praia de Tambaú. O passeio é feito somente nas marés baixas quando os corais aparecem na superfície formando piscinas naturais de águas tão claras que permitem você visualizar peixinhos coloridos e outros animais marítimos.

Zé Marques

Parque Arruda Câmara

Conhecido também como Bica, o Parque Arruda Câmara é uma ótima opção para passeios com crianças. O parque possui uma área de 27 hectares com cerca de 500 animais de 80 espécies, entre eles, leões, jacarés e elefantes.

Unitur Turismo

Jardim Botânico Benjamim Maranhão

Jardim Botânico Benjamin Maranhão é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica localizados em área urbana no Brasil. O local possui uma área de 515 hectares e conta com três trilhas onde o turista pode visualizar espécies animais e vegetais típicas da Mata Atlântica.

paraíba criativa

Outros atrativos turísticos em João Pessoa:

  • Farol Do Cabo Branco
  • Mosteiro de São Bento
  • Casa do Artista Popular
  • Planetário da Fundação Espaço Cultural da Paraíba
  • Academia Paraibana de Letras
  • Porto de Cabedelo
  • Convento de Santo Antonio Museu de Arte Religiosa
  • Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima
  • Bosque dos Sonhos
  • Casa da Pólvora
  • Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

Como chegar:

De avião
O Aeroporto Internacional de João Pessoa-Bayeux recebe voos diários dos principais aeroportos do país.

De carro
Do Sul, Sudeste, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco: acesso pela BR-101.
De Fortaleza: BR-116, BR-304, BR-406 e BR-101.

De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até João Pessoa, vale ligar na rodoviária da capital paraibana.
Rodoviária de João Pessoa
Tel: (83) 3221-9611

Onde ficar:

Parahyba Hostel
Rua Jose Alfredo Nobrega
Tel: (83) 3021-1522

Hardman Praia Hotel
Av. João Maurício, 1341 – Manaíra
Tel: (83) 3216-8811

Tropical Tambaú
Av. Alm. Tamandaré, 229 – Tambaú
Tel: (83) 2107-1900

Leia também:

Conheça as praias mais bonitas do Nordeste
Turismo em Recife: o que ver e fazer
Viagens de fé: 7 destinos brasileiros de turismo religioso
Diário de Bordo: roteiro 3, 5 e 7 dias em Aracaju
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
Opção de resorts para passar o Réveillon com a família

Foto1: Paraíba Turismo / Foto2: Marcos Borges Filho / Foto3: Max Levay / Foto4: Valmir Singh / Foto5: Braz Ludovico Neto / Foto6: Camille Panzera / Foto7: Zé Marques / Foto8: Unitur Turismo / Foto9: Paraíba Criativa.