Turismo em João Pessoa: o que ver e fazer

250x250_POA_RAO.jpg

A terceira cidade mais antiga do Brasil foi fundada em 1585 e mantém até hoje bastante construções barrocas bem preservadas em seu centro. Praias tranquilas, mar esverdeado e uma ótima infraestrutura com preços justos (comparada as outras capitais do nordeste) são fatores positivos que fazem de João Pessoa uma das cidades mais agradáveis do Nordeste.

Acordar cedo é fundamental para aproveitar João Pessoa. O movimento na cidade começa cedo, as 5 da manhã já é possível avistar algumas dezenas de pessoas se exercitando na orla da cidade. Isso ocorre porque João Pessoa está localizada no extremo oriente da América do Sul, sendo a primeira cidade a receber os rais de sol durante as manhãs.

Por não estar entre as mais concorridas pelos turistas no nordeste, a capital paraibana carrega uma rotina mais calma que as capitais vizinhas. Quem prefere encontrar praias mais vazias, em que impera a tranquilidade sem abrir mão do visual paradisíaco, escolheu o lugar certo para passar as férias.

O tranquilo litoral de João Pessoa nos faz esquecer que estamos em uma capital à beira-mar. Em toda orla a estrutura de quiosques organizados, áreas com duchas, areias limpas e um calçadão bem planejado cativa os visitantes e nos faz entender o porque a capital paraibana foi eleita como uma das melhores cidades do mundo para viver durante a aposentadoria.

O que fazer:

Praias

A praia mais movimentada da cidade possui uma excelente estrutura de restaurantes e hotéis. O concorrido calçadão está sempre movimentado e é point para caminhadas no início da manhã e no final da tarde. É de Tambaú que partem as embarcações para Picãozinho, as piscinas naturais de águas cristalinas onde se pode mergulhar e ver peixinhos.

Ao lado de Tambaú está a praia de Cabo branco, a favorita dos moradores de João Pessoa. Emoldurada por falésias a praia é bem extensa com mar de ondas tranquilas e água morna. O local oferece diversos quiosques na área próxima a Tambaú, enquanto o trecho que vai em direção ao Cabo de Santo Agostinho é mais tranquilo e vazio.

Distando 12 Km do centro da cidade, a praia fica no bairro de mesmo nome. A aproximadamente 750m da areia forma-se um banco com quatro quilômetros de corais, que separa a parte rasa do alta mar. Por lá, banhistas mergulham e aproveitam o mar calmo, praticando esportes, como stand up paddle e caiaque.

praias-em-joão-pessoa-fotos-1

Onde ir:

Centro Histórico

João Pessoa é uma das capitais mais antigas do Brasil e apresenta diversas construções incríveis como o Teatro Santa Roza, o Palácio da Redenção e o antigo Hotel Globo.

Marcos Borges Filho

Centro Cultural São Francisco

Composto pelo Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco, o Centro Cultural São Francisco reúne o mais importante conjunto de arte barroca da Paraíba. O local oferece visitas guiadas de 40 minutos passando por várias áreas do complexo.

Max Levay

Estação do Cabo Branco

Projetada por Oscar Niemeyer, a atração une ciência, cultura e arte num complexo com mais de oito mil metros quadrados. O local abriga ainda um mirante com vista privilegiada para o litoral.

Valmir Singh

Praia do Jacaré

O ponto mais famoso para contemplar o pôr-do-sol em João Pessoa é a Praia fluvial do Jacaré. Todos os dias durante o evento o saxofonista “Jurady do Sax” percorre o rio Paraíba em um barco tocando Bolero.

Braz Ludovico Neto

Mercado de Artesanato Paraibano

O melhor lugar para comprar artesanatos e souvenirs. Aos finais de semana o espaço contato também com barraquinhas de comidas regionais e apresentações de maracatu.

Camille Panzera

Piscinas naturais de Picãozinho

Para chegar as piscinas naturais de Picãozinho é preciso pegar um catamarã na praia de Tambaú. O passeio é feito somente nas marés baixas quando os corais aparecem na superfície formando piscinas naturais de águas tão claras que permitem você visualizar peixinhos coloridos e outros animais marítimos.

Zé Marques

Parque Arruda Câmara

Conhecido também como Bica, o Parque Arruda Câmara é uma ótima opção para passeios com crianças. O parque possui uma área de 27 hectares com cerca de 500 animais de 80 espécies, entre eles, leões, jacarés e elefantes.

Unitur Turismo

Jardim Botânico Benjamim Maranhão

Jardim Botânico Benjamin Maranhão é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica localizados em área urbana no Brasil. O local possui uma área de 515 hectares e conta com três trilhas onde o turista pode visualizar espécies animais e vegetais típicas da Mata Atlântica.

paraíba criativa

Outros atrativos turísticos em João Pessoa:

  • Farol Do Cabo Branco
  • Mosteiro de São Bento
  • Casa do Artista Popular
  • Planetário da Fundação Espaço Cultural da Paraíba
  • Academia Paraibana de Letras
  • Porto de Cabedelo
  • Convento de Santo Antonio Museu de Arte Religiosa
  • Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima
  • Bosque dos Sonhos
  • Casa da Pólvora
  • Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

Como chegar:

De avião
O Aeroporto Internacional de João Pessoa-Bayeux recebe voos diários dos principais aeroportos do país.

De carro
Do Sul, Sudeste, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco: acesso pela BR-101.
De Fortaleza: BR-116, BR-304, BR-406 e BR-101.

De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até João Pessoa, vale ligar na rodoviária da capital paraibana.
Rodoviária de João Pessoa
Tel: (83) 3221-9611

Onde ficar:

Parahyba Hostel
Rua Jose Alfredo Nobrega
Tel: (83) 3021-1522

Hardman Praia Hotel
Av. João Maurício, 1341 – Manaíra
Tel: (83) 3216-8811

Tropical Tambaú
Av. Alm. Tamandaré, 229 – Tambaú
Tel: (83) 2107-1900

Leia também:

Conheça as praias mais bonitas do Nordeste
Turismo em Recife: o que ver e fazer
Viagens de fé: 7 destinos brasileiros de turismo religioso
Diário de Bordo: roteiro 3, 5 e 7 dias em Aracaju
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
Opção de resorts para passar o Réveillon com a família

Foto1: Paraíba Turismo / Foto2: Marcos Borges Filho / Foto3: Max Levay / Foto4: Valmir Singh / Foto5: Braz Ludovico Neto / Foto6: Camille Panzera / Foto7: Zé Marques / Foto8: Unitur Turismo / Foto9: Paraíba Criativa.

_728x90_CGH_SDU.jpg

comentários

  1. “In line with my study, after a the foreclosure home is available at a bidding, it is common for any borrower to be able to still have a remaining balance on the mortgage. There are many creditors who try and have all rates and liens paid by the following buyer. Even so, depending on selected programs, polices, and state legal guidelines there may be some loans that aren’t easily fixed through the shift of personal loans. Therefore, the duty still lies on the borrower that has got his or her property in foreclosure. Many thanks sharing your thinking on this blog site.”

  2. I really like and appreciate your blog.Thanks Again. Really Cool.

  3. Thanks , I’ve recently been searching for info about this topic for ages and yours is the best I have discovered so far. But, what concerning the bottom line? Are you certain concerning the source?

  4. We’re developing some community services to respond to this, and your blog is helpful.

  5. Looking for Maid service, House & Office Cleaning Service in Nassau, Queens, Long Island or New Hyde park? You can count on Universal Maids of New York.

  6. Hi there! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing several weeks of hard work due to no back up. Do you have any solutions to protect against hackers?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>