Turismo em Ouro Preto, melhores lugares para conhecer na cidade

250x250_POA_RAO.jpg

A cidade de Ouro Preto abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, em meio a ladeiras de paralelepípedos ainda encontram-se igrejas como a Igreja de São Francisco de Assis, museus, praças, casarões e chafarizes super preservados criados por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que ajudaram a cidade a receber o título de Patrimônio Histórico da Humanidade.

No auge do Ciclo do Ouro, a cidade foi construída por artistas e escravos, inspirados nos modelos europeus, criando um estilo nacional diferenciado. Com a diminuição da atividade garimpeira, no final do século XVIII, a cidade mudou suas principais características: de grande centro econômico da mineração para sede administrativa do governo.

A cidade que nasceu sob o nome de Vila Rica, baseado nas riquezas que existente na região, que fazia a grande movimentação econômica da região bem como do país, está a apenas 95 km de Belo Horizonte. Hoje as ruas históricas são abrigadas por museus, antiquários, lojas de artesanato, cafés e restaurantes voltados tanto para os turistas quanto os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto que alegram a cidade.

Conhecer Ouro Preto a pé é o melhor passeio para fazer, a cidade realmente guarda um conjunto arquitetônico inigualável entre as cidades históricas brasileiras e deixa os viajantes fascinados ao caminhar por seus becos e ladeiras.

15745301458_a78492d34c_houro preto1ouro preto25988596197_3ca571cdf1_b9192086635_050fa1da24_o

O que fazer:

Museu Aleijadinho

Um espaço dedicado ao grande mestre da arte barroca no Brasil. Fundado em 1968 pelo então pároco Francisco Barroso Filho, o museu passou por completa revitalização e modernização museológica e museográfica em 2007. Para visitação, o Museu do Aleijadinho integra um circuito que abrange outras três igrejas históricas de Ouro Preto: Igreja Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, onde estão as salas do Museu, Igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro, além de ser uma das maiores realizações do Aleijadinho; e Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, que atualmente encontra-se em reformas. O ingresso é válido para a visitação do Museu do Aleijadinho, Igreja Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, Nossa Senhora das Mercês e São Francisco.

museu aleijadinho

Igreja Nossa Senhora do Pilar

Erguida em torno de Capela dos primeiros anos do século XVIII, sob invocação de Nossa Senhora do Pilar a igreja é considerada uma das Igrejas mais ricas de Minas Gerais, tem em seu interior toda a pintura foleada com mais de 400 kilos de ouro. Sua planta é atribuída ao arquiteto Pedro Gomes Chaves. Abriga o museu de Arte Sacra de Ouro Preto, que reúne imagens, documentos e algumas das vestimentas usadas na celebração do Santíssimo Sacramento.

ouro preto5 igreja

Feira de Artesanato do Largo Coimbra

Popularmente conhecida como “A Feirinha de Pedra Sabão”, a Associação de Expositores do Largo do Coimbra se reúne desde 1995 em frente à igreja de São Francisco de Assis, para comercializar e expor suas obras. A feira conta hoje com mais de 50 bancas para atender, da melhor forma, turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Neste espaço são vendidas jóias, como colares, brincos, anéis e pulseiras, camisetas e bonés bordados, pedras preciosas e peças decorativas em pedra sabão. Um ótimo espaço para comprar presentes e guardar recordações de Ouro Preto.

6997758066_e073db6a3d_z

Passeio de Maria Fumaça

O Trem da Vale é um trem turístico-cultural que liga as cidades de Ouro Preto e Mariana em um percurso de apenas 18 km, com cenários formados por montanhas e cachoeiras.

imagem-1

Mirantes

Há vários mirantes espalhados na cidade, procure os mirantes como o do Morro São Sebastião, da UFOP, da Casa dos Inconfidentes ou na Igreja S. Francisco de Paula que oferece ao visitante uma visão exclusiva do bairro Pilar e da Praça Tiradentes, além de alguns outros pontos como a Rua Direita, que são vistos de um ângulo mais alto. Com certeza os melhores lugares para tirar uma ótima foto.

06505fdf651dfc35fcff1cd9e3501d64

Mina Santa Rita

Apresentado pelo ilustre, e bem humorado, Jefferson, a Mina de Santa Rita é umas das primeiras de Minas Gerais, datada do século XVIII. Está localizada junto ao sítio arqueológico de Padre Faria. Possui, aproximadamente, 115m para visitação guiada e segura. Sua escavação percorre em um grande labirinto do qual ainda não se encontrou o fim. A estrutura foi feita por Negros vindos do Sul da África, especificamente da região do Congo. Sem dúvidas, um bom passeio para ouvir histórias e saber mais sobre a cultura das minas no Brasil.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Conheça a Estrada Real em Minas Gerais
Destino Minas Gerais: atrações turísticas em Belo Horizonte
6 motivos para conhecer Capitólio em Minas Gerais
Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo
Conheça os principais centros históricos do Brasil
As belezas naturais do Parque Nacional do Itatiaia
5 destinos brasileiros para apaixonados por cachoeiras

Fotos: Alberto_2010, Fred Matos, MariaJoãoC, Fábio Canhim, Alessandro Martins.

 

_728x90_CGH_SDU.jpg

comentários

  1. “Really enjoyed this article.Much thanks again. Keep writing.”

  2. We are a group of volunteers and starting a new initiative in our community. Your blog provided us with valuable information to work on|.You have done a marvellous job!

  3. Thank you for your blog article.Really thank you! Awesome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>