Turismo em Porto Velho: o que ver e fazer

A capital Porto Velho não costuma ser lembrada por turistas na hora de decidir um novo destino, mas a cidade pode te surpreender. Encostada no rio Madeira a atração principal da cidade, é possível fazer agradáveis passeios de barcos até à corredeira de Santo Antônio.

Aproveite as áreas verdes da cidade. Na Praça das 3 Caixas D’água está o principal cartão postal da cidade, três enormes reservatórios que que abasteciam a cidade até o ano de 1957. Em uma curta caminhada é possível visitar algumas construções famosas da capital, como a catedral Sagrado Coração de Jesus e o Palácio Getúlio Vargas.

Partindo de Porto Velho, descendo o rio Madeira, se chega à Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, um dos mais belos lagos da Amazônia. É uma região repleta de igarapés, que atravessam campos e florestas inundadas onde se concentra a fauna da região, especialmente aves aquáticas, jacarés e peixes como o pirarucu, o maior da Amazônia.

O que fazer:

Museu Ferroviário Madeira Mamoré

Um dos maiores atrativos turísticos de Rondônia abriga diversas peças e vagões da antiga Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, inclusive a Maria Fumaça, máquina a vapor que fazia parte do complexo.

Andre Pessoa

Estrada De Ferro Madeira Mamoré

São 364 Km de estrada de ferro construída entre 1907 a 1912, que se tornou famosa pela ousadia da empreitada na época. Era o principal meio de transporte há muitos anos atrás, antes dos voos frequentes de avião.

infoccopvh

Rio Mamoré

Agrega a bacia hidrográfica mais importante de Rondônia ligando a capital a Belém e Manaus, possuindo, por isso, importância econômica pela exportação de grãos na região.

Rafael C.S.

Praça das Três Caixas D’Água

Localizada no centro da cidade, as três caixas d’água que foram trazidas dos EUA e instaladas em 1912 também são conhecida como ”três marias”, são um símbolo para Porto Velho, e ao mesmo tempo um monumento turístico de orgulho para a cidade.

Praça das Três Caixas D'água, Porto Velho. Foto - Saímon RIo

Outros atrativos turísticos em Porto Velho:

  • Mercado Cultural
  • Palácio Getúlio Vargas
  • Catedral Sagrado Coração de Jesus
  • Capela de Santo Antônio de Pádua
  • Casa da Cultura Ivan Marrocos
  • Museu Geológico
  • Museu Internacional do Presépio

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Como chegar:

De avião
O Aeroporto Internacional de Porto Velho Governador Jorge Teixeira de Oliveira recebe voos diários das principais capitais brasileiras.

De carro
De Cuiabá: 1458km via BR-364 e BR 174.
De Manaus: 887km via BR-319.
De Rio Branco: 504km via BR-364.

De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Porto Velho, vale ligar na rodoviária.
Rodoviária de Porto Velho
Tel: (69) 3222-2233

De barco
A cidade recebe embarcações vindas de Manaus e outras cidades do interior de Rondônia e Amazonas.

Leia também:

Férias no Amazonas: opções de passeios em Manaus e região
Interação com os Botos em Manaus – Arquipélago de Anavilhanas
Praias de água doce encantam turistas na região norte
Diário de bordo: Amazonas, roteiro de 3, 5 ou 7 dias
Quer viajar para Belém? Veja 18 fotos da exótica capital paraense

Foto1: André Pessoa / Foto2:Infoccopvh / Foto3: Saímon Rio / Foto4: Rafael-C.S.

Booking.com