Turismo no Paraná, principais atrações da Rota do Café

A Rota do Café no Paraná, possuí mais de 30 atrativos em um raio de 200 quilômetros que estão distribuídos em 9 municípios no norte do estado. O caminho busca preservar e resgatar a cultura dessa região, destaque mundial na produção do café, além das características da população, que deixam o lugar ainda mais acolhedor.

Se você pretende fazer essa rota guiada, diversas agências receptivas locais promovem esse passeio, elaborando o roteiro de acordo com o perfil de cada cliente, tempo e orçamento disponível. Os passeios incluem visita às fazendas históricas, centros culturais, museus, restaurantes e claro muitas cafeterias. Durante as visitas os turistas tem a opção de vivenciar os hábitos e costumes das famílias tradicionais dos cafezais, degustando uma gastronomia especializada no produto e se hospedando em lugares com belezas cênicas, além de aprender todo o processo produtivo atual e antigo do café.

Em Londrina, a segunda maior cidade do roteiro turístico, possuí 13 atrativos para o turista conhecer a cultura do café. As cafeterias da cidade são uma ótima maneira de mergulhar nesse mundo. A Boleria Dom Leonardi trabalha através de memórias degustativas, levando os clientes releituras de bolos clássicos e outros mais inovadores. ´

boleria

Outra atração bem famosa da cidade é a Cafeteria Dual, um aconchegante lugar que combina arquitetura bem moderna com um cardápio diferenciado repleto de quitutes diferentes e maravilhosos. A maioria das bebidas são elaboradas com café tanto quente quanto gelado. Doces, sanduíches, tortas e salgados completam o menu.

Se você está procurando um local mais tranquilo e longe da cidade, a rota também oferece hotéis fazenda e pousadas espalhados por todo o caminho. A Fazenda Monte Bello é uma propriedade histórica fundado no início de 1900. Sua estrutura charmosa e acolhedora recebe visitantes para compartilhar as histórias da família, um passeio pela antiga estrutura de café e caminhadas por trilhas ecológicas.

fazenda1 fazenda2 fazenda3

Museu da Sociedade Rural do Paraná no Parque Governador Ney Braga, em Londrina, abriga 28 mil imagens fotográficas, documentos originais, objetos e relíquias expostas em ambientes climatizados, bem iluminados e organizadas para ilustrar em ordem cronológica a história do desenvolvimento do norte paranaense. A moderna estrutura do museu reúne acervo que representa a trajetória socioeconômica do município e da região.

Outro museu conhecido é o Museu Histórico de Londrina, um grande ícone da Rota do Café e um importante atrativo histórico-cultural de do município. O espaço foi instalado em uma antiga plataforma de trem que parou de circular em 1981 e em 1982. O museu ocupa. Por suas linhas arquitetônicas constitui-se um marco histórico da origem inglesa da colonização do Paraná.

Com missão de preservação e divulgação do patrimônio cultural de Londrina e região, o local procura tornar visível a trajetória histórica da população. O museu ainda um espaço de vivências, ressignificações e palco de importantes acontecimentos sociais na cidade.

museu museu2

Lojas de souvenirs, artesanatos e produtos locais também podem ser visitadas, a Casa Muller por exemplo, é um tipíca propriedade particular que oferece aos visitantes histórias e o convívio do dia a dia da população local. A família participa do Programa Fábrica do Agricultor com a elaboração de vinhos, suco de uva e licores, abrindo a propriedade para os visitantes e, no período de colheita de algumas frutas, oferecem o sistema “colhe-pague”.

As visitas na propriedade incluem passeio pelas lavouras e pela mata nativa, a partilha sobre a história da propriedade e da família Muller. Além, do café rural e a degustação de vinhos, licores e do tradicional suco de morango e uva. A propriedade está localizada entre as cidades de Londrina e Cambé.

casa muller casa muller2 casa muller3

Em Marilândia do Sul, a agroindústria Artesanu fábrica produtos orgânicos e é especializada em frutas desidratadas e geléias, um boa pedida é a de sabor café, uma iguaria bem brasileira que resulta na combinação de maçã, açúcar e café orgânicos e outros ingredientes.

Os melhores lugares para degustar a gastronomia local são os restaurantes Brasiliano Bar e Cozinha, instalado em uma casa de alvenaria da década de 1940, o restaurante mistura o ambiente de um barzinho à moda brasileira ao refinamento da gastronomia, oferecendo um cardápio completo que traz massas, carnes, peixes, saladas, sopas, sanduíches, petiscos e, principalmente, uma grande e rica variedade de risotos e o Restaurante Casarão, fundado em 1975 a casa é famosa pela “Bisteca O Casarão” um prato especialmente aromatizado com café.

Agência receptivas:

Bella Vista Viagens
Rua Santos, 149 – Centro
Londrina – Pr.
Tel.: (43) 3315-6868
E-mail: [email protected]
www.bellavistatur.com.br

Kts Viagens e Turismo
Rua Fernando de Noronha, 1500 – Loja 01
Londrina – Pr.
Tel.:(43) 3327-5319
E-mail: [email protected]
www.ktsturismo.com.br

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis

Leia também:

Destinos nacionais que você provavelmente não conhece, mas precisa conhecer
25 parques nacionais para relaxar e curtir a natureza no Brasil
Confira os principais pontos turísticos de Curitiba
Cidades serranas para curtir o inverno no Brasil
Parque Nacional do Iguaçu, destino perfeito para amantes do Ecoturismo
Destinos nacionais para quem busca contato com a natureza

Via.

Booking.com