Um passeio pelas praias e histórias de São Francisco do Sul em Santa Catarina

A cidade de São Francisco do Sul, está localizada na Ilha de São Francisco a leste de Joinville no estado de Santa Catarina. Sua fundação, de acordo com relatos, data de 1504 apesar de nem poder ser chamada de povoado na época.

Por ser tão antiga, São Francisco do Sul possui uma encantadora orla histórica que une museus, construções centenárias, praias lindas, trilhas naturais e reservas ecológicas.

Se essa cidade insular está em seus planos o cento histórico não pode ficar de fora do roteiro. O centro abriga um conjunto de 150 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico que datam do século 18 até o início do século 20. As construções em estilo português, alemão e norueguês formam uma das maiores coleções de patrimônios históricos do país e levam o turista por uma viagem pela história do Brasil.

É lá também que encontramos o único museu de embarcações do país. O Museu Nacional do Mar junta em seu acervo livros sobre barcos, louças de bordo, instrumento de navegação e embarcações do Brasil inteiro, como jangadas, canoas e botes.

Continuando pelo passeio histórico o Palácio da Praia do Motta e o Forte Marechal Luz são atrações a se considerar. O Palácio é um edifício do século 18 que foi usado como sede do governo local e como presídio. Agora abriga o museu municipal que inclui fotos e outros artefatos do século 18 e 19. O Forte começou a ser construído em 1909 e é controlado até hoje pelo Exército. Por isso, está com toda a estrutura muito bem cuidada. Ali, uma das atrações é a Troca da Bandeira, realizada desde o início do século, todos os sábados às 8h da manhã.

Foto: Anderson Gomes

Foto: Constanza Liberatore

Foto: Armando Magalhães

Mas se estamos em uma ilha espera-se praia não é mesmo? E por sorte São Francisco do Sul é cheia delas. As mais procuradas pelos turistas são a Praia do Ubatuba, a Praia da Enseada e a Prainha.

A Praia do Ubatuba, com um mar de ondas fortes muito popular entre os surfistas e uma faixa de areia larga que costuma sediar campeonato de vôlei de praia durante o verão.

Com a melhor infraestrutura turística, a Praia da Enseada é a que mais atrai turistas na região. Com três quilômetros de extensão, e seu formato de ferradura é popular por possuir um mar calmo, com poucas ondas. Ali, é possível alugar pedalinhos e caiaques. Os passeios de escuna e de banana-boat também fazem sucesso.

Já a Praia da Saudade, também conhecida como Prainha, é o grande ponto de surfe da Ilha, servindo de sede para os campeonatos da região. É nela que estão concentrados os bares mais badalados da alta temporada.

Foto: David Cano

Foto: Mateus Laine

Foto: Charles Guerra


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.
- Consiga a melhor cotação de câmbio turismo do dia em diferentes moedas.