Uma viagem pelo passado: conheça os principais sítios arqueológicos do mundo

Berços de civilizações super antigas e recheados de mitos e uma boa parte da história da humanidade, os sítios arqueológicos espalhados ao redor do mundo, nos levam a verdadeiras viagens no tempo, onde conseguimos compreender melhor como era a vida das pessoas que nos procederam na história, reservando também paisagens únicas e arquiteturas milenares.

Conheça 10 sítios arqueológicos ao redor do mundo:

Leia também:

Desvendando o Machu Picchu
Petra o destino mais procurado da Jordânia
Viajando para o Egito, lugares surpreendentes para conhecer no país
Tumbas de 3500 anos são abertas para visitação no Egito
Pintura Rupestre no Brasil: conheça a Serra da Capivara

Machu Picchu – Peru

Talvez o mais conhecido dos sítios arqueológicos, a cidade de Machu Picchu foi construída no século 15, a 2.500 metros acima do nível do mar. A antiga cidade é o principal vestígio da civilização Inca é declerado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

14532649857_b21b84df68_z

Petra – Jordânia

Situada entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, a 250 km de Amã, capital da Jordânia, a antiga cidade de Petra é uma maravilha arqueológica do Oriente Médio. A cidade foi fundada no ano de 312 a.C e foi dominada por diversos povos como hebreus, gregos e romanos.

5352459703_d1860db93c_z

Angkor Wat – Camboja

Nas profundezas da selva do Camboja encontram-se os restos de uma vasta cidade medieval que permaneceu escondida até o século XIX, Angkor Wat, foi construída por volta de 1150, continua sendo o maior complexo religioso do planeta, cobrindo uma área quatro vezes maior do que a Cidade do Vaticano.

6056846432_089c5d5463_z

Teotihuacán – México

Localizada na região central do México o sítio arqueológico de Teotihuacán idades mais antigas das Américas teve início entre os séculos 1 a 7 d.C. No seu auge, a cidade tinha mais de 100 mil habitantes, abrigando também a Pirâmide do sol, a terceira construção desse tipo no mundo.

mexico

Luxor – Egito

Além de sua importância arquitetônica e geológica, o Templo de Luxor é o único que abriga documentos da época faraônica, greco-romana, copta e islâmica. O sítio abriga colunas, edifícios, obeliscos e diversas estátuas, sendo que algumas representam o rei em forma de esfinge, com cabeça humana e corpo de leão, e outros formatos típicos da cultura egípcia.

16057796882_70e4cb621c_z

Éfeso – Turquia

Pouco conhecido entre as cidades que se destacam por serem donas de sítios arqueológicos, Éfeso pertencia ao império greco-romano e dividia as atenções com Roma, tanto no tamanho quanto na importância. O destino ficou esquecido por algum tempo e voltou a despontar turisticamente falando graças à restauração pela qual passaram seus monumentos.

2915333291_52bb8f0517_z

Acrópole de Atenas – Grécia

A Acrópole de Atenas foi construída entre 450 a 330 aC sobre as ruínas de construções mais antigas. O sítio arqueológico possui quatro das mais importantes obras primas da arte grega clássica: O Partenon, o Propileu, o Erecteion e o templo de Atena Nike. Em grego, Acrópole significa “cidade no topo”. Na Grécia antiga era um distrito de defesa que também reunia os principais prédios administrativos e religiosos da cidade.

atenas_full

Chichen Itzá -México

Também na América Latina, fica outra preciosidade arqueológica. Chichen Itzá mantem vivos alguns dos vestígios e ruínas que um dia serviram de moradia para a civilização Maia. O conjunto arquitetônico abriga a Pirâmide de Kukulcán e o Templo dos Guerreiros, algumas das construções mais importantes da história do continente latino-americano.

itza

Persépolis – Irã

Persépolis foi uma das metrópoles antigas mais suntuosas que o mundo conheceu. A capital do Império Persa, que se estendeu do Egito à Índia, levou mais de um século para ser edificada e exibiu em seu auge faustosas construções. Mas Alexandre, o Grande, colocou fim a todo esse esplendor: invadiu, conquistou e tocou fogo na antiga capital persa. Apenas em 1930 escavações arqueológicas revelaram o que ainda restava no local, que fica no sul do Irã e está aberto ao turismo.

Ruins_of_Persepolis_by_Mehdis

Tikal – Guatemala

Tikal é simplesmente, o maior e um dos mais esplendorosos sítios arqueológicos já escavados em todo o continente americano. Fica na Guatemala, no meio da Floresta de Petén, e recebe milhares de turistas a cada ano. Foi sem dúvida, uma das grandes metrópoles maias em seu apogeu, o chamado período clássico, compreendido entre 250 e 900 d.C. É reconhecido como Patrimônio da Humanidade desde 1979 e guarda as maiores pirâmides maias, a exemplo do Templo do Jaguar.

3056489443_b9a3e376a7_z

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Viagens clichês para fazer antes de morrer
Porto de Galinhas, paraíso natural em Pernambuco
Férias no Amazonas: opções de passeios em Manaus e região
5 destinos brasileiros para apaixonados por cachoeiras
Conheça as praias mais bonitas do Nordeste

Fotos: Giacomo Costagli, Ivan Serra, Matt Champlin, Bruce Allardice, Abel Jorge, Jeroen Schoenmakers.

Booking.com