Viagem para Manaus: dicas para conhecer a Amazônia

Pacote_saldao_300x250

Os mistérios da Amazônia sempre foram um sonho a ser desvendado por vários viajantes e exploradores de diferentes épocas. A maior floresta tropical do planeta ainda pulsa com vida e guarda tesouros muito almejados, mas ainda pouco conhecidos pelo grande público.

As regiões tradicionais da Amazônia são reduto de pesquisadores e de inúmeras expedições ao longo da história, a imensidão da floresta revira a cabeça do homem e instiga a curiosidade dos mais atentos. Não são poucos os mistérios que rodeiam o “pulmão do mundo” e um dos biomas mais ricos e preservados que esse planeta já abrigou. Banhada por rios que fazem o controle natural das chuvas e do clima em boa parte do continente e do mundo, a grandeza da floresta rege o ciclo natural do planeta como uma engrenagem que não para e deixa tudo funcionando de forma harmônica.

Boa parte desse território é brasileiro – na verdade a maior parte dele – e, ao contrário do que muitos imaginam, toda a floresta é habitada por cidades de grande porte, diferentes povoados, comunidades ribeirinhas e indígenas, sendo cerca de 4 milhões de habitantes apenas no estado do Amazonas. Além desses, outros moradores bem conhecidos também habitam a floresta. Segundo a agência de notícias EBC, são mais de 2 milhões de espécies de animais vivendo na Amazônia geral, além das inúmeras espécies de plantas e animais que são descobertas anualmente.

Com a maior parte do acesso sendo feito através dos rios e igarapés, a capital Manaus é uma das principais portas de entrada para a floresta, onde é possível explorar as belezas do Amazonas e de outros estados da região norte navegando em embarcações regionais. Partindo do cais principal da cidade, também é possível seguir roteiros independentes para outros cantos da Amazônia. Como a viagem de Belém a Manaus, a mais conhecida delas, que liga as duas maiores capitais da floresta a bordo de um barco típico do norte – muito usado como transporte coletivo dos nativos – e, também pode ser um jeito diferente de conhecer um pouco da rotina dos moradores da floresta.

Andando pelo centro antigo de Manaus é fácil perceber a potência que a cidade virou na época da borracha. O Teatro Amazonas é um dos principais símbolos da riqueza dessa época, e até hoje conta com apresentações artísticas do mundo todo, sendo um dos palcos mais almejados da região norte. Nos arredores você encontra agências que oferecem passeios e hospedagens na selva para todos os bolsos.

Foto: Flickr - Yacht Night Sky

Foto: Flickr – Yacht Night Sky

 

Na rua do Teatro, na Av. 9 de julho, fomos conhecer os passeios oferecidos pela Amazon Gero, uma das mais bem avaliadas no TripAdvisor. A agência também dá suporte para o Richard Rasmussen, o biólogo brasileiro que também é atualmente apresentador dos programas Sábado Animal (BAND) e Mundo Selvagem (NatGeo) e tem a Amazônia como seu escritório e sua segunda casa.

Logo no início da manhã as vans vão pegando os turistas em suas hospedagens, com desembarque no Porto de Manaus, onde uma lancha rápida espera para começar o roteiro. Em poucos quilômetros saindo de Manaus, de longe se vê um dos fenômenos mais conhecidos da Amazônia que começa a surgir. O encontro do Rio Negro com o Rio Solimões percorre sem se misturar durante cerca de 6 km. Algumas características próprias permitem o fenômeno, que só ocorre devido à variação da densidade, temperatura e velocidade das águas que se encontram.

Foto: Brspled

Foto: Brspled

Seguindo de lancha pelos rios amazônicos durante cerca de uma hora, entramos no rio Mamori, a caminho do Ararinha Jungle Hotel, um hotel de selva que serve de apoio para os viajantes da agência, em uma das áreas mais preservadas da floresta. As acomodações podem ser em bangalôs privativos equipados com cama de casal ou em um bangalô coletivo com redes, no maior estilo “hostel selvagem”, ideal para quem está buscando preços mais acessíveis no Amazonas. Durante o percurso é fácil avistar os primeiros animais em seu habitat, como jacarés, botos, araras, tucanos e dezenas de espécies diferentes que começam a aparecer aos montes.

Ficar hospedado na selva é uma verdadeira imersão aos encantos da floresta. Longe de qualquer grande civilização, em um contato extremo com a natureza, a sensação de isolamento é inevitável. Dificilmente quem fica apenas em Manaus notará isso. Pelas longas distâncias, usar apenas a capital como base pode reduzir o seu tempo livre durante a viagem, e e a ideia é conhecer além da capital, o mais apropriado é reservar alguns dias para conhecer os hotéis de selva e ter essa sensação de isolamento e contato extremo com a natureza.

Vacinas

Para quem quer conhecer os encantos da floresta Amazônica, algumas medidas são fundamentais para garantir sua segurança durante toda a viagem. Antes de embarcar é recomendado tomar vacina contra a febre amarela ao menos 10 dias antes da viagem, vacina gratuita disponível em todos os postos de saúde municipais.

Além de protetor solar e repelente, andando nas trilhas ou próximo aos rios, aconselhamos usar camisas de manga longa e calças mais leve.

Onde Ficar

Em Manaus, para aproveitar ainda mais a cidade, aconselhamos hospedagens que ficam próximas ao centro histórico, onde há o Teatro Amazonas e grande variedade de hospedagens e restaurantes, além de ficar bem mais perto das principais atrações. Reserve sua hospedagem em Manaus.

Para hospedagens na selva, a agência Amazon Gero conta com o Ararinha Jungle Hotel, um hotel de selva com restaurante próprio localizado na beira do Rio Mamuri, em uma das regiões mais preservadas da floresta..

Melhor Época

A paisagem amazônica muda durante o ano, devido a constante variação do nível dos rios e igarapés. Além, claro, da concentração de vida selvagem que muda bastante conforme o mês da sua visita e pode ser o fator chave para quem visita a Amazonas para observação de animais. Confira a melhor época para visitar a Amazônia, Manaus e entornos.

Amazon Gero

Rua 10 de Julho, 695
Centro, Manaus / AM
www.amazongero.com
[email protected]
Tel: +55 (92) 3232-4755

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

O que ver e fazer a partir de Manaus
Férias no Amazonas: opções de passeios em Manaus e região
Interação com os Botos em Manaus – Arquipélago de Anavilhanas
Como chegar na ilha de Algodoal saindo de Belém, no Pará
10 programas imperdíveis para fazer em Belém

_728x90_CGH_SDU.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>