Viajando o mundo como voluntário: viagem para o bem

Mais do que conhecer novos destinos e culturas diferentes, as viagens como voluntários nos traz outra perspectiva sobre o turismo consciente, uma nova forma de conhecer lugares ajudando comunidades locais de forma inovadora. Desse jeito conseguimos dedicar nosso tempo durante uma viagem para ajudar uma causa que acreditamos, conhecer novas pessoas, abrir nossa visão para outras realidades, além de contribuir diretamente com o desenvolvimento da região que visitarmos.

Untitled-1

Muitas ONG’s e ações sociais, buscam voluntários para ajudá-los em diferentes tarefas. Cresce diariamente a busca e a oferta de trabalhos voluntários ao redor do mundo. Os períodos são variados dependendo das ações, podendo ser de um dia à meses. Seja na área ambiental, para a conservação de reservas naturais e animais em extinção, ou para ações voltadas a educação e desenvolvimento humanitário. Alguns países como Brasil, África do Sul, Quênia, Tailândia, Índia, Indonésia, Haiti, Costa Rica, entre outros, sempre precisam e aceitam esses viajantes que querem fazer o bem.

tamar2

No Brasil, algumas ações como o Projeto Tamar, sempre aceitam voluntários para as ações diárias na proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que vivem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. O projeto está instalado em diferentes estados brasileiros. Busque o seu destino e entre em contato para se voluntariar.

tamar

Outra ação brasileira também oferece essa opção para os viajantes, o Instituto Boto Cinza, localizado em Itacuruçá, no Rio de Janeiro, busca conscientizar a comunidade local quanto a importância na preservação da espécie de botos cinzas que circulam pela região. O Instituto desenvolve diferentes programas com a finalidade de minimizar os diversos danos causados aos botos.

botocinza

Na África, o site Volunteer Southern Africa, oferece programas variados para os viajantes trabalharem em diferentes reservas naturais. Ideal para estudantes que buscam se aprofundar nas áreas da natureza com uma experiência única no currículo, ou pessoas que buscam conhecer diferentes culturas ajudando na preservação de animais selvagens. Uma experiência única.

africa

africa2

africa

A StepOut Abroad oferece programas de intercâmbio para a Índia, nele você pode auxiliar no desenvolvimento de diferentes ações que ajudam as mulheres e as crianças carentes do país, além de programas específicos na preservação do meio ambiente. Os voluntários podem dar aulas de inglês, matemática, auxiliar na nutrição das crianças, na preparação para a pré-escola, entre outras atividades que ajudam o país.

crianasindianas

Em Gana, a Teach on the Beach é uma organização comprometida em transformar a região, criando ações para valorizar a educação em Gana, possibilitando o intercâmbio de jovens educadores de todo o mundo. As ações visam fortalecer o país com uma educação de qualidade, além de promover aos viajantes um grande aprofundamento na cultura local.

gana

Essas são apenas algumas das formas de conhecer destinos incríveis contribuindo com a melhoria direta de diferentes regiões. Se inspirou? Compartilhe com os amigos, juntos podemos fazer do turismo uma ferramenta para conscientizar pessoas e melhorar nosso planeta.

COMO SE INSCREVER

Escolha o destino ideal para sua viagem e, com antecedência, veja qual o período de recrutamento para novos voluntários. Os programas para voluntariados ocorrem no mundo todo, cada um deles com suas características próprias. Antes de embarcar busque detalhes sobre cada programa, incluindo o tempo de duração e se há custos ou não. No site do projeto Tamar, por exemplo, você encontra o endereço das casas de apoio distribuídas por todo o litoral brasileiro.

OUTROS SITES

AIESEC: vários países
Techo: Chile
i-to-i: vários países
Helpx: vários países

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

comentários

  1. Autor

    Não tem limite de idade não, Heloisa.
    No durante a matéria indicamos alguns serviços que aceitam esse tipo de voluntários,
    no final também incluímos outros sites. Indicamos você a conhecer um pouco sobre cada um deles,
    ver qual combina com o seu perfil, escolher o destino e se inscrever.

    O turismo consciente está crescendo cada vez mais, isso é muito legal para a comunidade
    e para o viajante. Aproveite bem e boa viagem 🙂

  2. Gostaria de fazer parte turismo voluntário.Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *