Viaje de carro pela Estrada Real em Minas Gerais

O termo Estrada Real refere-se aos caminhos trilhados pelos colonizadores durante a descoberta do ouro no estado de Minas Gerais. Com o objetivo de preservar este patrimônio histórico, foi criado um projeto em 2001 para transformação dessa estrada em ponto turístico. São 1512 km formados por 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais, 8 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo.

Conhecer a Estrada Real é reviver a história descobrindo lugares inesquecíveis. Cercado por montanhas e muita cultura, o complexo reúne uma série de atrativos para turistas que passam pela região. A Estrada Real é formada por quatro caminhos:

Caminho Velho:

O caminho velho foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa entre o litoral fluminense e a região mineradora, são 710km saindo de Paraty, passando pela Serra da Mantiqueira, pelo circuito das águas e algumas vilas que hoje se transformaram em cidades de médio e grande porte, até chegar em Ouro Preto.

Caminho Novo:

Aberto para ser alternativa do caminho velho da Estrada Real, essa via foi criada para melhorar a acessibilidade de novos trabalhadores e equipamentos para extração de ouro e diamante. Túneis, chafarizes e algumas fazendas que hoje se transformaram em meios de hospedagem são encontrados no percurso. Essa é uma ótima forma para  que os turistas  conheçam um pouco mais sobre as construções e os costumes do século XVIII e XIX.

Caminho dos Diamantes:

Estrada que liga Diamantina a Ouro preto, possui 350 km e passou a ser importante após 1729, quando as pedras preciosas de Diamantina ganharam destaques nas economias brasileiras e portuguesas. No caminho é possível conhecer o Parque Nacional da Serra do Cipó, uma reserva da Serra do Espinhaço com muitas cachoeiras e paredões que permitem atividades como rafting, montanhismo, mountain bike, trekking e uma ótima viagem de carro passando entre pequenas cidades e vilarejos.

Caminho de Sabarabuçu:

O menor caminho da Estrada Real foi criado com uma rota alternativa entre o caminho dos Diamantes e a cidade de Ouro Preto, 160 km que abrigam locais com mutia história, a rota segue margeando o rio das Velhas e tem a Serra da Piedade como um dos principais atrativos.

Foto: Divulgação mapa Estrada Real

Leia também:

Turismo em Belo Horizonte: o que ver e fazer
Turismo em Ouro Preto, melhores lugares para conhecer na cidade
Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo
6 motivos para conhecer Capitólio em Minas Gerais
100 destinos para conhecer no Brasil

Atrações para conhecer na Estrada Real:

Ouro Preto – Minas Gerais

A cidade histórica mais famosa do estado de Minas Gerais, possuí um importante conjunto arquitetônico bem preservado e foi a primeira cidade brasileira na lista de Patrimônios Culturais da Humanidade pela UNESCO.  A cidade é formada por ladeiras de paralelepípedos que recortam a parte histórica da cidade abrigando até hoje chafarizes, igrejas, museus e casarões coloniais que guardam e contam um pouco da história do Brasil durante os séculos 17 e 18.

Foto: Milan Tvrdy

Diamantina – Minas Gerais

A cidade de Diamantina como o próprio nome já diz, foi erguida em uma região que já foi muito rica por conter muitas pedras preciosas em seu solo. Recheada de histórias, a cidade de Diamantina já foi lar de figuras ilustres como Chica da Silva, a escrava que teve vida de rainha ao se casar com um contratador português e o ex-presidente Juscelino Kubsticheck.

Em 1999 Diamantina também recebeu título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, revelando ao mundo um destino bem preservado com cenários formados por igrejas barrocas e casarios coloniais encantadores.

Foto: Alana Ribeiro

São João Del Rey – Minas Gerais

A apenas 187km de Belo Horizonte, a cidade de São João del Rei possuí um charmoso centro histórico com importantes construções do estado como o Solar dos Neves, que pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves,  e a igreja de Nossa Senhora do Pilar, com inúmeros detalhes banhados a ouro.

Foto: Bil Ferreiras

Paraty – Rio de Janeiro

A cidade histórica de Paraty é famosa por seu charmoso centro histórico erguido em frente a uma maravilhosa baía que abriga praias encantadoras. Paraty também e abriga a preservada estrada do Caminho do Ouro, construída pelos escravos do século XVII e XIX e interligava os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Foto: Ernesto Raul Caffarena

Cachoeira do Tabuleiro – Serra do Cipó – Minas Gerias

A área considerada reserva nacional, tem topografia acidentada e reúne uma grande quantidade de nascentes que formam diversos rios, cachoeiras, cânions e cavernas protegidas pelas montanhas mineiras. Entre as atrações estáa imponente Cachoeira do Tabuleiro, a terceira maior do país.

Foto: Pedro Carrilho

Serro – Minas Gerais

Famosa pelo queijo produzido na região que inclusive teve sua receita tombada como Patrimônio Imaterial pelo IEPHA, a simpática cidade de Serro está localizada às margens do Rio Jequitinhonha rodeado por serra, morros, rios e cachoeiras.

Foto: Álvaro Dias Batista

Outras atrações para conhecer na Estrada Real:

  • Mariana – Minas Gerais
  • Tiradentes – Minas Gerais
  • Instituto Inhotim – Minas Gerais
  • Caxambu – Minas Gerais
  • Congonhas  – Minas Gerais
  • Carrancas – Minas Gerais
  • Caxambu – Minas Gerais
  • Cânion Travessão – Minas Gerais
  • Parque Estadual Estadual Serra do Rola Moça – Minas Gerais
  • Petrópolis – Rio de Janeiro
  • Guaratinguetá – São Paulo
  • Cunha – São Paulo

Quando ir:

O período de chuva da região fica entre o mês de outubro e março.

Distâncias:

  • Caminho dos Diamantes: Bicicleta: 8 dias / Caminhando: 27 dias / Carro 4×4: 4 dias
  • Caminho Velho: Bicicleta: 15 dias / Caminhando: 48 dias / Carro 4×4: 8 dias
  • Caminho Novo: Bicicleta: 11 dias / Caminhando: 35 dias / Carro 4×4: 6 dias
  • Caminho do Sabarabuçu: Bicicleta: 4 dias / Caminhando: 11 dias / Carro 4×4: 2 dias

Fonte: (Estrada Real Tur)


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.


comentários

  1. Pingback: As estradas mais charmosas para viajar no Brasil - Procurou aShow

  2. fizemos estrada real carrancas a sao joao del rei ,show ,porem esta interompida proximo a capela de nascimento de nha chica,para carro ,moto passa