Viaje pela Andaluzia, conheça Córdoba na Espanha

Córdoba é o local perfeito para quem adora combinar história, cultural e uma boa gastronomia. A cidade fica ao sul da Espanha, na região da Andaluzia a pouco menos de duas horas de Madrid, para quem está viajando via trem. É difícil achar outra região espanhola com uma história cultural tão rica e uma geografia tão diversa quanto a Andaluzia. Os romanos, árabes e os Reis Cristãos já passaram pela região. Todos estes milênios e séculos de civilização tornaram-na uma preciosa confluência de arquitetura, das artes e expressões religiosas. Tanto que a cidade recebe o codinome de “Cidade das Três Culturas“, pela presença história de cristãos, judeus e muçulmanos.

Córdoba é famosa pela sua majestosa mesquita e também pelos seus pátios, declarados Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Descubra aqui o que fazer em Córdoba, os lugares e experiências que você não pode perder. Córdoba deve sua fama turística à sua mesquita-catedral, mas, acredite, a cidade tem muito mais para oferecer.

Leia também:

Férias na Espanha: melhores atrações turísticas de Madrid
Cidades charmosas para visitar no litoral da Espanha
Andaluzia, a região mais rica em cultura da Espanha
5 lugares para visitar quando estiver em Córdoba na Espanha
Conheça algumas das praias mais exóticas do mundo

cordoba Portada_de_la_Feria_de_Nuestra_Señora_de_la_Salud_2006 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como chegar:

Há voos diretos de Madri para as principais cidades andaluzas. Chega-se facilmente a Córdoba também de ônibus ou trem. A estação de ônibus (957-404040) está interligada a cidades como Sevilha, Granada e Madri. A estação de trem de Córdoba (957-400202) conecta a cidade a Sevilha, Madri, Barcelona, Málaga e Granada.

O que fazer:

Mesquita Catedral

A Mesquita-catedral de Córdoba é um dos templos mais surpreendentes do mundo. Dentro do que já foi um dia uma das maiores mesquitas do mundo muçulmano, levanta-se uma catedral cristã que tenta ofuscar a beleza do templo árabe. Arcos, tetos, paredes, visitar a mesquita-catedral é se maravilhar constantemente com as habilidades dos artistas que a construíram.

LaMezquitaCathedral_20121217

Judería

Vizinha à mesquita-catedral, a Judería de Córdoba, o bairro judeu da cidade, é um labirinto de ruas estreitas, casas pintadas de branco e muitos, muitos vasos com flores, que encantam os olhos de quem visita a cidade. Se perder pelas ruas e praças da Judería (o que não é nada difícil), é um grande atrativo, repleto de surpresas, para todo aquele que se deixa levar por essas ruas estreitas de Córdoba.

6289590946_340db7acd9_b

Os Pátios de Córdoba

O tempo extremamente quente e seco de Córdoba fez com que a arquitetura das casas, já no tempo dos romanos, proporcionasse algum conforto para seus habitantes. Dessa forma, as casas foram concebidas com um pátio central e construídas ao redor desse espaço. O pátio tem a função de uma espécie de oásis, com abundante vegetação para aumentar a sensação de umidade. Todo ano, no mês de maio, acontece a Fiesta de los Patios de Córdoba, um concurso para escolher o pátio mais bonito da cidade. Para o concurso, os pátios se enfeitam com inúmeras flores e plantas. É uma competição tão emblemática que foi designada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2012. A boa notícia é que os pátios podem ser visitados durante os 12 meses do ano.

2014-01-15-CourtyardsofCordobaZuSanchez

Puente Romano

A reformada ponte romana de Córdoba exerce o papel de um autêntico calçadão da cidade, onde as pessoas aproveitam para passear no final do dia, quando as temperaturas são mais agradáveis. A ponte foi construída no século I e reformada recentemente. Como resultado da reforma, que deixou a ponte novinha em folha, fica difícil ter a sensação de estar atravessando uma ponte tão antiga. No extremo norte da ponte, perto da mesquita-catedral, está a Puerta del Puente, no extremo sul, a Torre de Calahorra.

14902599881_806a651fbc_k

Experimentar o Salmorejo

O salmorejo cordobês é uma deliciosa especialidade culinária local que você deve conhecer. É um creme elaborado com tomates, pão, alho, azeite, sal e um pouco de água fria. Recebe uma decoração que costuma ser feita com pedacinhos de presunto curado e ovo cozido cortado em cubinhos. É um prato para ser consumido frio, uma sensação de refrescância em uma cidade tão quente como Córdoba.

salmorejo-gr

Alcázar de los Reyes Cristianos

O Alcázar de los Reyes Cristianos é uma fortaleza militar construída em 1328 sobre os restos de vários edifícios muçulmanos. Foi residência dos reis castelhanos e os Reis Católicos moraram nele durante 8 anos, enquanto dirigiam a conquista de Granada. Também foi aqui que Cristovão Colombo solicitou o apoio dos Reis Católicos para sua aventura de exploração de uma nova rota para as Índias. A fortaleza não é muito interessante e ninguém deve esperar um palácio no nível do Alcázar de Sevilla. Porém, os jardins do Alcázar são muito agradáveis.

cordobaaa

Quando visitar Córdoba

Córdoba pode ser visitada o ano todo, mas recomendamos evitar a cidade durante os meses de julho e agosto, por causa do calor extremo.

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Fonte: espanhatotal.com