Vilas e vilarejos super charmosos que você precisa conhecer no Brasil

A vida nas grandes capitais pode ser um pouco estressante de vez em quando, trânsito, grandes filas e muitas horas de trabalho sem parar nos faz pensar em fugir para algum lugar paradisíaco e isolado durante um tempo. Vilarejos super charmosos e praticamente desertos (dependendo da época do ano) podem ser encontrados no Norte ao Sul do país. Conheça esses pequenos paraísos e planeje sua próxima viagem!

Jericoacoara – Ceará

Mesmo sendo bem famosa nos quatros cantos do mundo, Jericoacoara, carinhosamente chamada de “Jeri” é uma vila de pescadores localizada em um local paradisíaco. A apenas 300 km de Fortaleza, Jeri possui ruas de areiais e é cercada por diversos atrativos naturais de cair o queixo. A noite a vila reserva uma vida noturna bem agitada e conta com diversos bares e restaurantes rústicos super charmosos.

11405013946_880c39d996_k

Trancoso – Bahia

Trancoso, é uma vila tranquila, charmosa, preservada, de frequência jovem a vila, foi fundada no inicio da colonização portuguesa pelos Jesuítas como aldeamento indígena para catequização dos índios com o nome de São João dos Índios. Anteriormente Trancoso era uma aldeia indígena habitada por índios Pataxó.

14881316639_51cf81ec5c_k

São Miguel do Gostoso – Rio Grande do Norte

Escondida no ponto exato onde “o vento faz a curva”, a vila de São Miguel do Gostoso é um dos melhores pontos do país para a prática de esportes à vela. Os adeptos do wind e do kitesurf, porém, não são os únicos beneficiados quando chegam ao vilarejo. A turma que procura sossego em cenário belo, rústico e aconchegante também encontra pouso certo. Celular não pega em Gostoso, onde a beira-mar é pontuada não só por dunas, mas também por pousadas e restaurantes charmosos, a maioria capitaneada por gringos que lá chegaram e não conseguiram mais sair. O vilarejo é, na verdade, uma imensa enseada dividida por partes. Ao centro está a mais movimentada, com piscinas na maré baixa e que fazem a alegria dos pequenos nativos. No quesito esportes, a medalha de ouro vai para a Ponta do Santo Cristo, com os melhores ventos da região.

sao-miguel-do-gostoso-2

Santo Amaro – Maranhão

Afastado do burburinho de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão vem sendo chamado de “paraíso escondido dos Lençóis”. Por anos, o difícil acesso manteve o município, que é a entrada oeste do Parque Nacional, longe dos turistas. Até hoje, suas dunas e lagoas, ainda mais bonitas que as de Barreirinhas, recebem poucos visitantes, o que acentua o clima místico do local. Seja na Lagoa da Gaivota (onde foi rodado o filme Casa de Areia), seja na Lagoa Betânia, a ordem é aproveitar a paisagem em meio ao silêncio.

4175442

Trindade, Paraty – Rio de Janeiro

A simpática Vila de Trindade fica situada no município de Paraty, a apenas 10 minutos do centro histórico, no estado do Rio de Janeiro. É uma região muito tranquila, onde a natureza preservada é o principal atrativo. É um dos poucos locais no País onde ainda existe uma grande faixa da Mata Atlântica intocada, com suas árvores nativas, cachoeiras e fauna abundante. O ambiente em Trindade é bem rústico, com restaurantes, campings e pousadas espalhadas pela vila e pelas principais praias, todas com acesso fácil. As praias mais próximas a vila são a do Cepilho, a Praia de Fora, dos Ranchos e a Praia do Meio. Já a praia e a piscina natural do Cachadaço são mais distantes e o turista necessita realizar uma caminhada de aproximadamente 1 hora, saindo da vila.

15710963463_86f6ab259d_k

Garopaba – Santa Catarina

Com tantas praias maravilhosas ao seu redor, como Ferrugem e Gamboa, a idílica Garopaba respira surf 24 horas por dia, com diversas casas especializadas em sucos, produtos naturais, pranchas e acessórios. Não deixe de conhecer as Dunas do Siriú, que têm barracas que alugam pranchas de sandboard. No inverno, também há motivo para conhecer a região: é quando as baleias-francas chegam ao litoral catarinense.

6754133023_0db12fc181_b

Vila do Abraão, Ilha Grande – Rio de Janeiro

A Vila do Abraão é o principal ponto de chegada dos visitantes que chegam a Ilha Grande. Um lugar charmoso, com clima tropical e total estrutura para quem deseja conhecer esta maravilha do Rio de Janeiro. É no Abraão que está localizada a maioria das pousadas e hospedagens, campings, casas de praia e suítes para alugar, restaurantes, comércio com lojas de artesanatos e agências para passeios, travessia marítima e mergulhos. Por isso, a Vila do Abraão é conhecida como “capital da Ilha Grande”. A impressão, a quem chega ao Abraão pela primeira vez, é de que o tempo parou… Não há carros circulando, apenas barcos levando turistas a passeios incríveis.

vila do abraao

Pipa – Rio Grande do Norte

Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas, a Praia da Pipa tem uma vida noturna agitadíssima e pertence ao município de Tibau do Sul, nome indígena que significa “entre duas águas” (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico).

pipa

Vila de São Jorge, Chapada dos Veadeiros – Goiás

Localizada na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros a vila de São Jorge se destaca pela tranquilidade do local. A apenas 36 quilômetros de Alto Paraíso, o vilarejo leva aos clássicos cartões-postais da região. Entre eles estão os Saltos do rio Preto, que formam cascatas de até 120 metros de altura e a maior piscina natural da área, que chega a 300 metros de diâmetro. Para conhecer as quedas é preciso ficar atento: a reserva tem lotação limitada diária e para fazer os passeios é obrigatório o acompanhamento de guias.

Fotos-Ion-David-71243

Planeje sua viagem:

Encontre o melhor preço de hospedagens, passagens aéreas e promoções em tempo real sem pagar nada a mais por isso. Pesquise o seu voo em todas as companhias de uma só vez e tenha certeza de ter feito o melhor negócio. Planeje: Passagens Aéreas | Reservar Hotéis 

Leia também:

Conheça os principais centros históricos do Brasil
Conheça as praias mais procuradas do Brasil
Ilha Grande um paraíso no Rio de Janeiro
Cidades brasileiras que vão te deixar com a sensação de estar em outro país
Melhores cidades para curtir o inverno no Brasil

Fotos: Angranews, Tom Alves, Carlos Alberto Novalino, Otávio Nogueira, Rodrigo Werner, Rodrigo Holanda.

Booking.com

comentários

  1. vou viajar na minha aposentadoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *