Atualizada em:
Tudo o que você precisa saber para realizar uma viagem perfeita para Bariloche pela primeira vez
Quando pensamos em Bariloche logo nos vem à cabeça a imagem de um oásis branco cercado por muita beleza. Para os brasileiros, o destino é um dos melhores e mais próximos para aproveitar a neve, mas a verdade é que a cidade, localizada no sul da Argentina, também oferece muitas atrações maravilhosas que não envolvem gelo.
Seja o no inverno ou no verão, o destino surpreende pelos belos lagos, montanhas e belezas naturais repletas de encantos. Com sua localização privilegiada, ao norte da Patagônia argentina e bem próxima da Cordilheira dos Andes, a cidade é um lugar perfeito para passar as férias com a família, amigos ou a dois.
Para quem vai à cidade pela primeira vez, é natural que surjam algumas dúvidas quanto à documentação, transporte, entre outras questões. Para sua viagem ficar mais tranquila e proveitosa, separamos dicas para planejar sua primeira viagem à Bariloche.
Como chegar a Bariloche?
A rota regular que sai do Brasil rumo a Bariloche envolve uma conexão em Buenos Aires. Da capital portenha até a cidade de destino são cerca de duas horas de voo.
Buenos Aires possui dois aeroportos, o Aeroparque, que fica na região central, e Ezeiza, que fica a mais ou menos 50 minutos do centro da cidade. Fique atento aos horários, pois os voos do Brasil costumam chegar a Ezeiza e os voos rumo a Bariloche geralmente partem do Aeroparque.
No inverno, que vai de julho a agosto, há voos diretos que saem do Brasil rumo a Bariloche, sem a necessidade de conexão na capital portenha. A viagem, que dura cerca de 4h30, parte de São Paulo pela LATAM, Gol e Azul.
Quais documentos apresentar para entrar em Bariloche?
A boa notícia é que os brasileiros não precisam de passaporte e muito menos de visto para visitar Bariloche, o que torna o destino ainda mais atraente. Para os países membros do Mercosul, que é caso do Brasil, é necessário apresentar apenas a carteira de identidade emitida a menos de 5 anos ou o passaporte.
Qual moeda levar a Bariloche?
A moeda de Bariloche é o Peso Argentino, aceito em todos os estabelecimentos. Você pode trocar seus Reais por Pesos Argentinos no Brasil ou na própria Argentina, onde a cotação costuma ser melhor. Alguns estabelecimentos locais chegam até a aceitar a moeda brasileira.
Os cartões de crédito e débito internacionais também são aceitos em todos os estabelecimentos, porém cobram a taxa de IOF. A dica é conferir sempre a cotação em sites oficiais em casas de câmbio na data da sua viagem.
Idioma
A língua oficial da Argentina é o espanhol, mas os hermanos já estão muito acostumados em receber turistas brasileiros. Fique tranquilo, pois é muito fácil de comunicar em Bariloche, mesmo se for para arriscar o bom e velho portunhol.
Qual a melhor opção de transporte dentro de Bariloche?
Se você estiver hospedado no centrinho de Bariloche passear a pé pode ser uma ótima opção. O centro da cidade não é muito grande e caminhando por ele é possível conhecer muitas lojinhas – especialmente as de chocolate.
Para acessar outros locais o ônibus pode ser uma maneira econômica de circular. Há linhas que levam aos principais pontos turísticos e, para utilizar o transporte público, é necessário adquirir um cartão vendido em algumas lojas no centro de Bariloche. Vale lembrar que o ônibus não é uma das maneiras mais confortáveis de viajar, então se você estiver com a família ou crianças pode ser mais complicado.
Além disso, há muitos táxis espalhados pela cidade e os “remis”, que são táxis com um valor tabelado. Alugar um carro pode ser uma boa opção para quem deseja ter mais autonomia para se transportar pela cidade e conhecer as atrações.
Uma ótima opção são os transfers e excursões que podem ser fechadas em agências da região. A Bariloche Select, por exemplo, que conta com uma equipe altamente gabaritada e especializada, além de uma infraestrutura especial para receber turistas brasileiros em Bariloche e realizar os principais passeios na região.
Qual a melhor época para visitar Bariloche?
Diferente do que a maioria das pessoas pensam, Bariloche não é um local para ser visitado apenas o inverno. Embora a neve seja a principal atração, durante as demais estações há muita beleza para ver e diversos passeios para realizar.
A temporada de neve tem seu auge entre julho e agosto. Se quiser fugir da cidade lotada, a segunda quinzena de agosto tem preços mais baixos e a cidade fica relativamente mais vazia.
» O que fazer em Bariloche com crianças?
» Lugares para conhecer em Bariloche
» Passeio no Refúgio Roca Negra em Bariloche
» O que fazer em Bariloche durante o inverno
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]