Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Ponte aérea Rio-SP será a primeira com embarque biométrico facial no mundo

Atualizada em:

Sistema de embarque biométrico facial começou a ser implantado no início de agosto e estará totalmente disponível na ponte aérea Rio-SP até dia 25

Passageiros de voos domésticos entre São Paulo e o Rio de Janeiro podem viajar sem a necessidade de apresentar o cartão de embarque e documentos pessoais. Em fase final de implantação, o embarque biométrico facial já está disponível na ponte aérea Rio-SP e promete agilizar o processo de entrada de viajantes e tripulantes nos aviões das companhias Azul, Gol e LATAM.

A tecnologia foi implantada nos terminais dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ao longo do mês de agosto. E, conforme a previsão da Infraero, o sistema deve estar completamente operante até o dia 25 deste mês. Com isso, a ponte aérea Rio-SP será a primeira do mundo com embarque biométrico facial no mundo. E os aeroportos Congonhas e Santos Dumont, os primeiros do Brasil a adotar esse sistema.

Cadastro inicial dos viajantes

Ponte aérea Rio-SP
Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil

Num primeiro momento, todos os passageiros deverão fazer um cadastro para utilizar a nova tecnologia do projeto Embarque +Seguro 100% Digital. Conforme informações da Infraero, as companhias aéreas terão autonomia para definir como será o  cadastramento biométrico e validação do passageiro na base governamental. Os dados dos viajantes ficarão sob responsabilidade do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

De modo geral, o cadastro deverá ocorrer no momento do embarque, com a apresentação de um documento biométrico válido – CNH digital ou título de eleitor digital – e a passagem aérea. Com estes documentos, o passageiro terá acesso ao canal de cadastramento e validação biométrica da companhia aérea. Para concluir o processo, terá que aceitar os termos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e estará apto a usar o sistema biométrico imediatamente.

Nos próximos voos, o viajante não precisará mais de nenhum documento para embarcar, apenas da leitura facial. Cabe destacar, contudo, que a utilização do embarque biométrico facial é facultativa. Passageiros que desejarem viajar da maneira convencional – com documentos e cartão de embarque – terão atendimento normal nos terminais da ponte aérea Rio-SP.

Como é o embarque biométrico facial

Embarque biométrico facial
Foto: Ministério da Infraestrutura

Com o embarque 100% digital, passageiros e tripulantes não precisarão apresentar nenhum documento para viajar na ponte aérea Rio-SP. Bastará aproximar o rosto de um totem para a leitura biométrica facial e o acesso será liberado. Desse modo, os viajantes terão facilidade ao fazer o check-in e entrar no avião, e a tripulação encontrará agilidade para acessar a aeronave e as áreas restritas dos aeroportos.

Quanto aos passageiros, a biometria facial ocorrerá em duas etapas no aeroporto. A primeira será para o acesso à sala de embarque. Nesse momento, os totens verificarão a existência de um cartão de embarque válido para a data e os dados do passageiro junto à base do governo. Depois, ocorrerá mais uma leitura biométrica na entrada da aeronave, já no portão de embarque.

Embarque na ponte aérea Rio-SP

Ponte aérea Rio-SP
Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil

A ponte aérea Rio-SP é a primeira do mundo a adotar o sistema de embarque biométrico facial no mundo. A escolha dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont se deu por dois motivos: são terminais operados pela Infraero e com grande fluxo de passageiros. A ideia é que até o final do ano alguns terminais privados também adotem a tecnologia, segundo o Ministério de Infraestrutura. 

O novo sistema opera em doze portões de embarque e dez catracas no aeroporto paulista, e em oito portões e cinco catracas no fluminense. De acordo com a Infraero, durante os testes de implantação da leitura biométrica facial na ponte aérea Rio-SP constatou-se uma redução no tempo médio de embarque, de 7,5 segundos para 5,4 segundos por passageiro. Ou seja, um ganho de tempo de 27%.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com