10 cachoeiras pouco conhecidas no Sul do Brasil
Você sabia que o Sul do Brasil tem cachoeiras incríveis e pouco conhecidas? Neste texto, vamos mostrar 10 delas, como a Cachoeira do Rio Piraí, em Joinville.
As cachoeiras são lugares incríveis, onde a natureza se manifesta com toda a sua beleza e energia. Elas proporcionam momentos de relaxamento, diversão e contemplação, além de nos conectarem com o meio ambiente. O Brasil é um país privilegiado, pois possui milhares de quedas d’água espalhadas por todo o seu território. Algumas são muito famosas e visitadas por turistas do mundo inteiro, enquanto outras são jóias escondidas. Neste texto, vamos apresentar 10 cachoeiras pouco conhecidas no Sul do Brasil.
Esses são lugares ideais para quem busca tranquilidade, privacidade e contato direto com a fauna e flora locais. Muitas vezes, estão localizadas em regiões de difícil acesso, mas que valem a pena o esforço para conhecê-las. Entre as que vamos trazer, está a Cachoeira Rio Piraí, em Joinville, Santa Catarina. Também vamos falar sobre a Cascata Quebra Cabo, em Riozinho, e o Salto Pulador, em União da Serra, ambas no Rio Grande do Sul. Confira a seguir a nossa lista e prepare-se para se encantar!
Cachoeiras no Sul do Brasil
Cachoeira do Rio Piraí (Joinville/SC)
Uma das atrações naturais de Joinville é a cachoeira do Rio Piraí, localizada na área da usina hidrelétrica de mesmo nome, a mais antiga de Santa Catarina, inaugurada em 1908. A queda d’água fica ao final da estrada do Salto, no bairro de Vila Nova, e não é permitido o banho.
Porém, quem quiser se refrescar pode aproveitar as águas claras do rio, que acompanham o trajeto pela estrada, a apenas 13 km da Vila Nova. Essa é uma das cachoeiras pouco conhecidas no Sul do Brasil.
Salto Puxa-Nervos (Tibagi/PR)
Uma das cachoeiras menos conhecidas no Sul do Brasil é o Salto Puxa-Nervos. A bela queda d’água de aproximadamente 50 metros de altura fica localizada na cidade de Tibagi, a cerca de 200 km de
Ela fica a 15 km do centro da cidade, dentro de uma propriedade particular, acessada pela Rodovia Caetano Mendes. A estrada é sinalizada. Para visitá-la, é preciso pagar uma pequena taxa de entrada.
Cachoeira João Maria (Pouso Redondo/SC)
Localizada em Pouso Redondo, em Santa Catarina, a cachoeira João Maria é um destino imperdível para quem ama tranquilidade e natureza. Com cerca de 10 metros de altura, ela forma uma linda piscina natural de águas límpidas e refrescantes.
Como fica dentro de uma propriedade privada, é cobrada uma taxa de entrada para visitá-la. O local oferece uma pequena infraestrutura, com área de camping e um galpão com banheiros. O acesso é feito por boas estradas de terra, a uma distância de 14 km da cidade.
Cascata dos Venâncios (Jaquirana/RS)
Na cidade de Jaquirana, próxima a Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, existe um lugar maravilhoso para admirar a natureza: a Fazenda Cascatas dos Venâncios. Nesse lugar, há quatro cachoeiras impressionantes, que se formam pelo Rio Camisas. Elas são ideais para tomar um banho e sentir a água relaxando o corpo.
Só a primeira cachoeira possui 100 metros de largura. incrível! Nesse lugar, é possível passar o dia inteiro, fazer um churrasco com os amigos e desfrutar da paisagem. Só é preciso lembrar de olhar a previsão do tempo antes de ir, pois o clima costuma ser frio.
Cachoeira Tabarelli (Presidente Getúlio/SC)
Com seus 47 metros de altura, a Cachoeira Tabarelli é uma das atrações mais belas de Presidente Getúlio, em Santa Catarina. Ela se destaca por ser a mais caudalosa entre as cachoeiras da região e também a mais simétrica, com uma queda que parece desenhada à mão.
O acesso à cachoeira se dá por meio de uma trilha ampla e bem conservada, que tem 1,8 km de comprimento (3,6 km ida e volta). A caminhada vale a pena para apreciar essa obra-prima da natureza.
Cachoeiras incríveis no Sul do Brasil
Cachoeira Chico Fontana (Jaguariaíva/PR)
Se você está procurando o que fazer em Jaguariaíva, no Paraná, não deixe de conhecer a Cachoeira Do Chico Fontana, uma das belezas naturais menos exploradas do Sul do Brasil. A bela queda d’água possui 60 metros de largura e cerca de 10 metros de altura, formando uma piscina natural maravilhosa, onde é possível nadar e relaxar.
A cachoeira está localizada na Fazenda Chapada, e o acesso é realizado pela cidade vizinha de Arapoti. Do centro, são 17 km por estrada asfaltada e 3,5 km por estrada de terra. Depois, é só seguir uma pequena trilha de 300 metros.
Salto Pulador (União da Serra/RS)
O Salto do Pulador está localizado no rio Guaporé, nos limites entre os municípios de Itapuca e União da Serra. O local é ideal para admirar a força e o som das águas que descem por entre as rochas, formando pequenas quedas d’água.
O rio também tem um estreito desfiladeiro, onde as pessoas costumavam pular de uma margem para outra, por isso o local tem esse nome. O Salto do Pulador está a 15 km de União da Serra e a 8 km da Cachoeira do Moinho.
Cachoeira da Solidão (Florianópolis/SC)
Na Praia da Solidão, há um tesouro escondido: uma cachoeira pequena que forma uma piscina natural profunda. Para chegar lá, é só atravessar a ponte de madeira sobre o Rio das Pacas e seguir uma trilha simples à direita.
Em poucos minutos, se vê a água cristalina que vem do morro. É um lugar perfeito para se refrescar na água doce e gelada. As crianças adoram brincar na cachoeira, que também é um cenário lindo para fotos.
Cascata Quebra Cabo (Riozinho/RS)
A Cascata Quebra Cabo é uma impressionante queda d’água de 70 metros de altura, que fica em Riozinho, no Rio Grande do Sul. O acesso é feito por meio de uma trilha de 8 km, que segue o curso do rio, alternando entre a margem e a água. O trajeto é desafiador e não tem sinalização, por isso é preciso ter muito cuidado.
O tempo médio para chegar na cascata é de 2 horas, mas pode variar de acordo com o ritmo e as condições do terreno. É recomendável começar a trilha cedo, para evitar voltar no escuro. Além disso, é importante levar água, usar perneiras ou botas até o joelho e ficar atento aos bichos peçonhentos. Ao final, a recompensa é incrível.
Cachoeira da Trilha do Pitoco (Chapecó/SC)
A Trilha do Pitoco, em Chapecó, Santa Catarina, guarda 5 cachoeiras esplêndidas pouco conhecidas no Sul do Brasil. Com quedas d’água de até 50 metros de altura, são um verdadeiro paraíso às margens do Rio Uruguai.
Elas formam piscinas naturais com águas límpidas, próprias para banho. A trilha possui esse nome como uma homenagem ao cachorrinho Pitoco, que foi o primeiro a explorar o local e que acompanhou os visitantes por muitos anos.
Durante a caminhada, que tem 4 km de extensão (ida e volta), você pode apreciar a natureza exuberante ao redor, com sua flora e fauna diversificadas, e sentir a paz e a harmonia que o lugar transmite. Além das cachoeiras, a trilha também oferece outros pontos de interesse, como o Memorial do Pitoco, o Buraco e a Pedra do Mistério, a Toca da Onça e a Gruta de Maria Santíssima.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com