castelos no brasil

10 castelos no Brasil que parecem terem saído de livros de fantasia 

30-Set-2021
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Brasil 30-Set-2021

Sim! Existem castelos no Brasil e eles são impressionantes, além de estarem disponíveis para visitação. Conheça alguns deles!

Anúncio

Os castelos são conhecidos por serem um elemento constante da literatura mundial. Mas temos castelos no Brasil? Muitos se esquecem que o país ainda possui sua cota de construções imponentes presentes nas principais cidades.

Onde há castelos no Brasil?”. Boa pergunta. Não se trata de conto de fadas ou apropriação cultural, mas sim de uma curiosidade arqueológica e até mesmo histórica (dependendo do caso, claro). Venha conosco conhecer alguns desses magníficos lugares e aproveite para reservar sua visita, pois é uma experiência muito interessante e ao mesmo ímpar.

Castelos no Brasil que você precisa conhecer e visitar

Castelos no Rio de Janeiro

Castelo de do Barão de Itaipava. Foto: Divulgação

Comecemos pelo Rio de Janeiro, um estado que teve importância durante o Império. Em Petrópolis fica o Castelo de do Barão de Itaipava (também conhecido simplesmente como Castelo de Itaipava). Construído na primeira metade do século passado pelo aristocrata Rodolfo Smith de Vasconcellos, foi uma construção realizada com material totalmente europeu e levou cerca de cinco anos para ser completa.

Anúncio

O local conta com diversas atrações como o Pátio das Jaboticabeiras, a Praça da Armadura Real, o Solar do Castelo, um centro de estética e uma cervejaria que produz chopps com receita exclusiva.

Prefere um local mais histórico e menos comercial? Não tem problema: a opção mais indicada é o Castelo da Ilha Fiscal, localizado no interior da baía de Guanabara, bem na fronteira com o centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. O local abrigou o famoso baile da Ilha Fiscal, a última grande festa do Império antes da Proclamação da República, em 15 de Novembro de 1889.

Palacete Alfandegário. Foto: Divulgação

Também conhecido como Palacete Alfandegário da Ilha dos Ratos (com roedores foragidos da vizinha Ilha das Cobras), o palácio foi projetado para ser o posto aduaneiro da cidade durante o Segundo Reinado. Teve seu visual inspirado nas construções francesas do século XIV e só foi concluído oito anos depois, em 27 de abril de 1889.

Foto: Castelo Mourisco de Manguinhos

Uma terceira opção é o Castelo Mourisco de Manguinhos, que fica às margens da Avenida Brasil. É hoje a principal edificação do Núcleo Arquitetônico Histórico (NAHM) de Manguinhos e foi erguido, em 1918, numa posição de frete à Baía de Guanabara. Projetado pelo arquiteto português Luiz Moraes Júnior, o chamado “Palácio das Ciências” foi imaginado por Oswaldo Cruz para ser a sede da Fiocruz, criada tendo como modelo o Instituto Pasteur, de Paris. Hoje o local está aberto à visitação e faz parte do circuito oferecido pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz.

Anúncio

Castelos em São Paulo

Castelo Furlani. Foto: Divulgação

Mudando de cenário e de estado, em São Paulo o destaque vai para o Castelo Furlani, no município de Pederneiras. Idealizado pelo austríaco Fausto Furlani em 1908, o imigrante resolveu construir um castelo numa terra cercada de índios, quando uma pequena casa habitada apenas por ele e sua mulher recebeu uma parte das famílias Furlani e Colati, incluindo o pai de Fausto, Leonardo Furlani. O castelo, projetado para conter os familiares, começou a ser construído em 1911, com cimento importado da Alemanha e telhas de Marselha, na França. Furlani procurava os materiais enquanto seu pai e irmãos trabalhavam na construção em si. Pederneiras sofria na época com a constante presença de bandidos, por isso o castelo foi construído dentro de um alto padrão de segurança.

Anúncio

Castelos no Rio Grande do Sul

Castelo de Pedras Altas. Foto: Divulgação

Indo para o sul do país encontramos mais exemplos interessantes. No Rio Grande do Sul temos o Castelo de Pedras Altas, no município de mesmo nome. Outra construção predominantemente em estilo medieval, erguida entre 1909 e 1913, foi construída para o diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil, que o usou para mudar sua granja numa propriedade de campo. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O local é considerado pelos visitantes como uma verdadeira aula de história do Rio Grande do Sul.

Castelo Simões Lopes. Foto: Divulgação

Indo para Pelotas encontramos o Castelo Simões Lopes, iniciado em 1920 e concluído três anos depois por Augusto Simões Lopes, filho do charqueador João Simões Lopes Filho, o Visconde da Graça. Na época foi palco de grandes eventos políticos e sociais. Foi propriedade do escritor pelotense Simões Lopes Neto, destaque da literatura sul-rio-grandense. Foi a primeira casa com calefação, uma fornalha a carvão e lenha localizada no porão, além de radiadores em todas as peças. Quando o bairro Simões Lopes foi criado, em 1914, o castelo já era a primeira edificação de grande porte construída por lá. A propriedade tornou-se imóvel da prefeitura municipal em 1990.

Anúncio

Castelos em Santa Catarina

Castelo Coradelli. Foto: Divulgação

Já em Joinville, no norte de Santa Catarina, fica uma construção mais recente. O Castelo Coradelli em questão foi iniciado em 1996 pelo massoterapeuta Leonardo Coradelli, de 71 anos, e possui mais de 700 metros quadrados de área construída, com 16 torres grandes e outras 32 pequenas, 21 cômodos, além de arcos e uma piscina. Apesar de ser uma construção particular, muitos se interessam em visitar a construção ainda não acabada, o que fez com que o proprietário abrisse o castelo para visitas agendadas, com destaque para as torres, que já viraram atração turística.

Anúncio

Castelos no Paraná

Castelo do Batel. Foto: Divulgação

De nossa lista nenhum castelo brasileiro consegue a imponência do Castelo do Batel, em Curitiba, no Paraná. Localizado na região mais nobre da cidade, foi idealizado pelo cafeicultor Luiz Guimarães, que se inspirou nas construções francesas da região do vale do Loire, na França. Concluído em 1928, a construção era considerada ímpar em todo o país, frequentada por nomes como o Prefeito de Curitiba João Moreira Garcês, o jornalista Assis Chateaubriand e o ex-ministro italiano, conde Dino Grandi, que mais tarde participaria da deposição do ditador Benito Mussolini.

Anúncio

Castelos em Pernambuco e Rio Grande do Norte

Castelo São João. Foto: Divulgação

Indo para a região Nordeste do país encontramos os dois últimos exemplares de nossa pesquisa: o Castelo São João, em Pernambuco, e o Castelo Zé dos Montes, no Rio Grande do Norte

.

O primeiro abriga um Museu de Armas criado pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand, que juntou exemplares usados entre os séculos XV e XXI de quase todos os continentes. O acervo inclui pinturas, armaria, tapeçaria, artes decorativas, escultura e mobiliário. As armas são consideradas uma das maiores coleções do mundo, com cerca de 3.000 peças.

Castelo Zé dos Montes. Foto: Divulgação

Já o Castelo Zé dos Montes,que fica na Serra da Tapuia, no município de Sítio Novo, é uma construção de pedra e cal feita por um sargento do exército aposentado, que deu seu próprio nome à obra. Reza a lenda que foi Nossa Senhora quem lhe deu a ordem de erguer a construção,projeto que lhe ocupou por pelo menos trinta anos e doi inspirado na arquitetura mourisca.

Anúncio

Seja qual for seu destino, descobrir castelos no Brasil pode ser uma aventura e tanto. Topa o desafio?

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo