6 passeios incríveis para fazer em Istambul

22-Jan-2018
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Destaque 22-Jan-2018

Descubra o melhor da Turquia nessa lista com 6 passeios incríveis para fazer em Istambul

Anúncio

Istambul é uma viagem no tempo, entre bazares, lugares históricos e mesquitas incríveis que fazem da cidade a ligação entre o Ocidente e o Oriente, entre o passado e a atualidade. A arte do comércio dá ao lugar um atrativo a mais para quem busca também vivenciar uma experiência milenar que virou tradição.

Antiga Bizâncio e Constantinopla, a cidade está localizada entre o estreito de Bósforo e o mar de Mármara (que separam a Ásia da Europa), chegou a ser capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923 e é a cidade mais importante e popular da Turquia e uma das mais antigas do mundo.

Embora muitos achem que Istambul é a capital do país (sua capital é Ancara), ela é seu principal polo comercial, industrial, econômica e cultural, e algumas partes históricas foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco, como sítios arqueológicos e mesquitas.

Anúncio

Com ótima infraestrutura turística, a maior parte das atrações e serviços está disponibilizada também em inglês, mas para quem aprecia o conforto ou a facilidade de se locomover durante a viagem, a Guia na Turquia é uma empresa especializada em recepcionar brasileiros na cidade, oferecendo serviço exclusivo de passeios, hospedagem e transporte.

Passeios incríveis em Istambul

Museu Hagia Sophia


Foto: via Flickr – peteskiphoto

Um dos museus mais visitados do mundo devido sua arte e arquitetura, é um dos pontos de referência mais famoso de Istambul. A construção foi uma igreja em sua origem, depois uma basílica ortodoxa, e mais tarde foi convertida em mesquita e, por fim, em museu em 1935. Uma das paradas recomendadas para quem deseja fazer um dos passeios incríveis em Istambul.

Anúncio

Desde 360 d.C., a construção iniciada pelos romanos passou por diferentes estilos arquitetônicos e foi a maior catedral do mundo no período bizantino, chamando atenção para seu estrondoso domo central decorado com versos do alcorão, os quatro minaretes, as colunas de mármore e os mosaicos e afrescos nas paredes.

Ayasofya Square, Sultanahmet, Istambul 34122, Turquia
Site.

Cisterna da Basílica


Foto: Alessandra Gorlero

Construída no Império Bizantino em 532 d.C., a cisterna, hoje desativada, é uma das construções mais antigas e impressionantes de Istambul. O reservatório de água subterrâneo tem estrutura gigantesca, com impressionantes 336 colunas de diferentes tipos de mármore e 9m de altura com topos interligados por arcos; seu acesso é feito por uma escada com 52 degraus.

Anúncio

Chama atenção duas cabeças de Medusa usadas como suportes das colunas, verdadeiras obras de arte do período romano e cujas origens são desconhecidas. Ela chegou a atender ao palácio do imperador e à cidade, mas com a dominação otomana ficou por longo período sem uso e em desconhecimento, sendo descoberta no século XVI por um pesquisador holandês e apresentada ao mundo ocidental.

Alemdar Mahallesi, Yerebatan Caddesi, No:1/3, Istambul 34410, Turquia
Site.

Palácio de Topkapi


Foto: Vincent Murcianopalácio levou 25 anos para ser construído (1478-1453), logo após a conquista de Constantinopla, e ocupa uma área de 700 mil m2. Ele foi residência dos sultões durante 4 séculos, o centro administrativo, educacional e artístico até a dominação otomana e transformado em museu quando do estabelecimento da República da

Anúncio
Turquia, em 1924. Possui 4 pátios com passagens entre eles e usos distintos, jardins ao redor das várias salas que expõem relíquias e um harém.

Cankurtaran Mahallesi, Topkapi Palace Museum, 34122 Fatih/İstanbul, Turkey | Gulhane Park, near Sultanahmet Square, Istambul, Turquia
Site.

Mesquita Azul


Foto: via Flickr – Redstone Hill

A Mesquita Azul, um dos principais destinos turísticos e cartão postal turco, é conhecida pela beleza arquitetônica, formada por azulejos azuis que cercam as paredes de seu interior.

Anúncio

Construída entre 1609 e 1616, abriga o túmulo de seu fundador, o sultão Ahmed I, uma casa de estudos e um hospício e ainda funciona como mesquita, tendo horários e normas restritas para visitação. Sem dúvidas, um dos passeios incríveis para fazer em Istambul. Parada obrigatória em seu roteiro pela metrópole turca.

Sultanahmet | Sultanahmet Mah, Istambul 34122, Turquia

Grand Bazaar


Foto: Vasilios Dimitropoulos

Negociar uma compra é uma tradição turca, e o melhor lugar para exercitar isso é o Grand Bazaar, um dos mercados cobertos mais antigos do mundo, um lugar gigantesco onde é possível se perder. Com mais de 60 ruas e 5 mil lojas, há serviços como cafés e casas de câmbio e lá se encontra de tudo: tapeçaria, joia, artesanato, vestuário, perfume, souvenir, louças etc.

Anúncio

Ele foi construído em 1461 como armazém e foi aumentando ao longo do tempo, tendo passado por incêndios e reconstruções. Como quase tudo na cidade, a arquitetura do lugar é um passeio a parte, com decorações no teto que não passam desapercebidas mesmo em meio a tanta mercadoria.

Beyazit Mh. | Fatih, Istambul 34126, Turquia

Bazar de Especiarias


Foto: via Flickr – matetronic

Também conhecido como Bazar Egípcio, ao contrário do Grand Bazaar, ele é pequeno, mas tem grande variedade de produtos, principalmente condimentos, especiarias, frutas secas, temperos, doces turcos e as deliciosas gomas (turkish delight) e é o centro do comércio de especiarias da cidade. O prédio faz parte da Nova Mesquita e sua construção data de 1660.

Anúncio

Lembre-se que uma cidade muçulmana tem costumes geralmente estranhos a turistas de outras religiões, mas que devem ser respeitados. Procure sempre saber mais sobre a cultura dos lugares e a política dos pontos turísticos para poder aproveitar ao máximo o que eles oferecem.

Ragip Gumuspala Cad. Eminonu/Cagaloglu, Fatih, Istanbul, Turkey

+ Info
Guia na Turquia
Guia em português na Turquia
Tel: +90 536 273 59 61
https://guianaturquia.com/

» Istambul: roteiro de 2 ou 3 dias pela cidade
» Explorando a Turquia, descubra o que ver e fazer no país mais exótico da Europa
» Conheça os luxuosos hotéis instalados em cavernas na Turquia
» O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
» 5 praias para você curtir na Turquia

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo