9 viagens de trem inesquecíveis para fazer na América do Sul
Paisagens deslumbrantes, curvas sinuosas e muita beleza: descubra as melhores viagens de trem para fazer na América do Sul
Que a América do Sul concentra algumas das mais belas paisagens do planeta, não é novidade. Assim sendo, se você busca olhar esses cenários espetaculares por um outro ângulo, sem pressa e com algumas doses de adrenalina, que tal incluir em seu roteiro uma viagem de trem?
Montanhas geladas, desertos, sítios históricos, vinhedos e pontes a mais de 4 mil metros de altitude são certamente alguns lugares que podem ser admirados ao longo de uma viagem de trem inesquecível pela América do Sul.
Portanto, conheça agora 9 delas para incluir em sua próxima viagem pelo continente sul-americano.
Viagens de trem na América do Sul
Tren Crucero – Equador
Passando por belos cenários equatorianos, o Tren Crucero percorre o trajeto Quito e Guayaquil ou vice-versa. A viagem, com duração de 4 dias, oferece um café-bar e um salão panorâmico. Surpreendentemente, permite ao viajante admirar desde montanhas nevadas ao imponente Cotopaxi, o terceiro maior vulcão ativo do mundo. Além disso, o trem também possibilita se aproximar da cultura do país que se revela em meio às paisagens, gastronomia e artesanato.
Trem do Fim do Mundo – Argentina
O Trem do Fim do Mundo é, de fato, uma das atrações imperdíveis de Ushuaia. Percorre uma rota que tem início na Estação do Fim do Mundo, com início na cidade de Buenos Aires e término no extremo sul do país, na Terra do Fogo. Sem dúvidas, o trajeto passa por alguns dos lugares mais belos da Argentina, como campos, florestas e cenários de neve, que vão se alterando conforme as estações do ano.
Belmond Andean Explorer – Peru
O Belmond Andean Explorer revela ao passageiro algumas das mais incríveis belezas naturais e históricas do Peru. Considerado inegavelmente como o primeiro trem com cabines dormitório da América do Sul, o trajeto vai de Cusco, capital do antigo Império Inca, até a cidade branca, Arequipa. Pelo caminho, é possível admirar lugares como o Lago Titicaca, o mais alto do mundo. Ademais, conhecer o Canhão de Colca, um dos mais impressionantes e profundos precipícios do mundo.
Trem Para as Nuvens – Argentina
O Trem para as Nuvens (Tren a las Nubes) não tem esse nome à toa, já que é um dos mais altos do mundo e percorre os sinuosos ziguezagues das Cordilheiras dos Andes. O trajeto de 200 quilômetros (só de ida) sai de Salta, ao norte da Argentina, passa pelo Viaducto La Polvorilla, que fica a 4200 metros acima do nível do mar, para alcançar a Quebrada del Toro e chegar até a Puna. Apesar do frio da barriga, a experiência proporciona uma das vistas mais impressionantes do mundo, enfrentando túneis, pontes e, claro, muitas curvas.
Trem da Serra do Mar – Brasil
O passeio de trem Serra Verde Express, que parte de Curitiba em direção a cidade histórica de Morretes, corta mais de 150 quilômetros pela Serra do Mar paranaense, passando por cenários naturais belíssimos. O trem atravessa 30 pontes e 14 túneis cavados na serra. Além disso, há rotas especiais, como um passeio ao pôr do sol, uma parada extra na cidade de Antonina e uma experiência com degustações de vinho.
Expreso del Sur – Bolívia
O Expreso del Sur, também conhecido como Wara Wara del Sur, oferece uma linha direta entre as cidades de Oruro e Villazon, na Bolívia, distantes em 655 quilômetros. Pelo caminho, belas paisagens de fundem a ótimas acomodações, com opções executivas, vagão de jantar, entre outras comodidades. A viagem total leva treze horas e passa por lugares onde é possível parar ao longo do caminho, como Uyuni, onde está situado o incrível deserto de sal Salar de Uyuni, além de outros pontos de interesse.
Trem Turístico de la Sabana – Colômbia
O Trem Turístico de la Sabana é uma das melhores formas de conhecer os pontos turísticos de Bogotá, na Colômbia. A bordo de um modelo clássico, que funciona aos finais de semana, é possível conhecer as cidades de Zipaquira e Cajica. Além disso, a rota contempla um tour adicional a um dos lugares mais impressionantes do país, a Catedral de Sal de Zipaquira, uma igreja construída dentro de uma mina de sal a 2.600 metros acima do nível do mar.
Sabores del Valle – Chile
Sem dúvidas, esta é uma viagem de trem inesquecível pela América do Sul para quem aprecia um bom vinho. No trajeto que parte de Santiago, no Chile, a proposta é levar os visitantes até a Rota do Vinho do Valle do Colchagua, uma das mais notáveis do país. Com música típica ao vivo e muitas degustações, o passeio também contempla visitas guiadas a vinhedos da região. Além disso, conta com a charmosa cidade de Santa Cruz e o Museu de Colchagua, que apresenta mais de 7 mil peças que retratam a história do país.
Trem da Morte – Bolívia
Conhecido como um dos meios de transporte mais baratos de chegar a Bolívia, o Trem da Morte parte de Puerto Quijarro, na fronteira com o Mato Grosso do Sul, até a cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Apesar do nome que indica um percurso perigoso, o trajeto é bem tranquilo – o apelido veio do século passado, quando a rota foi usada para transportar pessoas afetadas pela febre amarela. O Trem da Morte, cuja ferrovia possui mais de 600 km de extensão, é indicado para pessoas desapegadas a luxo, uma vez que a viagem pode ser cansativa e lenta. No entanto, é também uma experiência muito autêntica.
Leia também:
» Viagem de trem: veja os 15 roteiros mais espetaculares do mundo
» Trem turístico ligará Belo Horizonte ao Instituto Inhotim
» México constrói trem que fará tour na Rota Maya
» Excursão de trem visita à fábrica de tequilas mais conhecida no mundo
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com