maiores tribos indigenas do brasil

Conheça as 10 maiores tribos indígenas brasileiras

14-Abr-2015
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Curiosidades 14-Abr-2015

Preparamos uma lista com as 10 maiores tribos indígenas brasileiras e dicas de turismo para quem quer conhecer mais da cultura e tradição destes povos. Confira!

Anúncio

Viajar pelo Brasil é descobrir paisagens incríveis e mergulhar em culturas diversas, que oferecem experiências únicas e inesquecíveis. Você pode visitar comunidades ribeirinhas no Norte do país e explorar povoados que mantêm a cultura europeia na Região Sul. Ou, até mesmo, conhecer algumas das maiores tribos indígenas brasileiras, que preservam a cultura ancestral de seus povos e tradições riquíssimas.

Atualmente, existem 266 povos indígenas no território brasileiro, que falam mais de 150 línguas diferentes. Alguns deles podem ser visitados em roteiros turísticos que percorrem, por exemplo, a floresta amazônica, o Mato Grosso ou regiões da Bahia. Uma experiência que une o ecoturismo ao turismo étnico e comunitário. Mas, afinal, quais são as maiores tribos indígenas brasileiras e quais lugares podem ser visitados por turistas? Responderemos a estas questões, a seguir.

Anúncio

Qual o número de indígenas atualmente no Brasil?

De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), existem cerca de 1,7 milhão de pessoas que se identificam como indígenas no Brasil. Destas, o maior contingente está na Região Norte (45%), sendo que o Amazonas é o estado com mais indígenas (29% do total). Em seguida, vem o Nordeste (31%), com quase 230 mil indígenas somente na Bahia.

Quais são as tribos indígenas que existem no Brasil?

Turismo em terras indígenas. Foto: Robson Romeiro/Wikimedia Commons

Hoje em dia, há 266 tribos indígenas no Brasil, espalhadas em diferentes regiões do país. As maiores aldeias em número de habitantes, segundo o Instituto Socioambiental (ISA) são: Guarani, Ticuna, Caingangue, Macuxi, Guajajara, Terena, Yanomami, Xavante, Potiguara e Pataxó. Os povoados podem ser encontrados em diferentes regiões do Brasil, sendo que a maioria deles fica dentro das 573 terras oficialmente demarcadas pela Funai.

Anúncio

Onde ocorre o turismo em terras indígenas?

É possível visitar algumas tribos brasileiras, com o acompanhamento de guias autorizados, em terras indígenas demarcadas pelas Funai. Este tipo de turismo, porém, deve ser feito de forma adequada e responsável, com respeito às tradições e rituais destes povos. Por isso, ao programar uma viagem a uma destas comunidades, é preciso tomar os seguintes cuidados:

O turismo em terras indígenas pode ser feito, por exemplo, em três reservas localizadas nos estados do Mato Grosso, Bahia e Amazonas. São elas: o Parque Nacional do Xingu (MT), a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, Porto Seguro (BA), e a Reserva São João do Tupé, Manaus (AM).

Anúncio

Maiores tribos indígenas brasileiras

1. Guarani

Tribos indígenas brasileiras: Guarani. Foto: Valter Campanato/ABr

Primeiramente, os guaranis que vivem no Brasil possuem três grupos: kaiowá, ñandeva e mbyá. Além disso, segundo os dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a maior concentração indígena brasileira é formada por guaranis.

2. Ticuna

Tribos indígenas brasileiras: Ticuna. Foto: Dornicke/Wikimedia Commons

As tribos ticunas estão espalhadas ao longo do rio Solimões, tanto no Brasil, quanto no Peru e na Colômbia. A maioria das comunidades vivem de caça e pesca. Mas algumas aldeias, surpreendentemente, já trabalham com turismo de base comunitária.

3. Caingangue

Aldeias de povos caigangue. Foto: Divulgação/Funai

Os caingangue ou “Kaingang” vivem nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com tribos distribuídas em aproximadamente 30 terras indígenas.

4. Macuxi

Tribos brasileiras: Macuxi. Foto: Prefeitura de Uiramuta

Os macuxis habitam uma região de fronteira entre o Brasil e a Guiana. Além disso, são um subgrupo que vivem entre as cabeceiras dos rios Branco e Rupununi.

5. Terena

Tribos indígenas: Terena. Foto: Divulgação/JMPI

Os índios terena contam com uma população bastante numerosa, que vive em áreas do Mato Grosso do Sul.

6. Guajajara

Tribos brasileiras: Guajajara. Foto: Divulgação/Funai

A tribo guajajara habita mais de dez terras indígenas da Amazônia, no estado do Maranhão. A língua falada pelos indígenas é o tenetehara, da família tupi-guarani.

7. Ianomâmi

Tribos brasileiras: indígenas ianomâmi. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Os ianomâmis têm o costume de aglomerar seus membros. Por isso, várias famílias vivem juntas sob o teto de grandes habitações e, geralmente, se casam com parentes.

8. Xavante

Indígenas xavante, uma das tribos brasileiras. Foto: Divulgação/Funai

O povo indígena brasileiro xavante ocupa o leste do estado do Mato Grosso. Estes indígenas vivem da caça e também do turismo de experiência.

9. Pataxó

Tribos indígenas: Pataxó. Foto: Valter Campanato/Abr.

Os indígenas da tribo pataxó ganharam projeção nacional em 1997, com a morte do índio Galdino, incendiado por jovens de classe alta de Brasília enquanto dormia em uma rua da capital federal. O ganha-pão principal dos pataxós é o artesanato, com peças que misturam madeira, sementes, penas, barro e cipó.

10. Potiguara

Tribos indígenas brasileiras: Potiguara. Foto: Divulgação/Funai

Para finalizar nossa lista com as maiores tribos indígenas brasileiras temos os potiguaras. Eles são de origem tupi-guarani e seu nome significa “comedores de camarão”, porque, além de tirarem o sustento de atividades agrícolas, caça, pesca e extrativismo vegetal, são grandes coletores de crustáceos e moluscos.

Anúncio

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo