Conheça as 10 maiores tribos indígenas brasileiras
Preparamos uma lista com as 10 maiores tribos indígenas brasileiras e dicas de turismo para quem quer conhecer mais da cultura e tradição destes povos. Confira!
Viajar pelo Brasil é descobrir paisagens incríveis e mergulhar em culturas diversas, que oferecem experiências únicas e inesquecíveis. Você pode visitar comunidades ribeirinhas no Norte do país e explorar povoados que mantêm a cultura europeia na Região Sul. Ou, até mesmo, conhecer algumas das maiores tribos indígenas brasileiras, que preservam a cultura ancestral de seus povos e tradições riquíssimas.
Atualmente, existem 266 povos indígenas no território brasileiro, que falam mais de 150 línguas diferentes. Alguns deles podem ser visitados em roteiros turísticos que percorrem, por exemplo, a floresta amazônica, o Mato Grosso ou regiões da Bahia. Uma experiência que une o ecoturismo ao turismo étnico e comunitário. Mas, afinal, quais são as maiores tribos indígenas brasileiras e quais lugares podem ser visitados por turistas? Responderemos a estas questões, a seguir.
Qual o número de indígenas atualmente no Brasil?
De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), existem cerca de 1,7 milhão de pessoas que se identificam como indígenas no Brasil. Destas, o maior contingente está na Região Norte (45%), sendo que o Amazonas é o estado com mais indígenas (29% do total). Em seguida, vem o Nordeste (31%), com quase 230 mil indígenas somente na Bahia.
Quais são as tribos indígenas que existem no Brasil?
Hoje em dia, há 266 tribos indígenas no Brasil, espalhadas em diferentes regiões do país. As maiores aldeias em número de habitantes, segundo o Instituto Socioambiental (ISA) são: Guarani, Ticuna, Caingangue, Macuxi, Guajajara, Terena, Yanomami, Xavante, Potiguara e Pataxó. Os povoados podem ser encontrados em diferentes regiões do Brasil, sendo que a maioria deles fica dentro das 573 terras oficialmente demarcadas pela Funai.
Onde ocorre o turismo em terras indígenas?
É possível visitar algumas tribos brasileiras, com o acompanhamento de guias autorizados, em terras indígenas demarcadas pelas Funai. Este tipo de turismo, porém, deve ser feito de forma adequada e responsável, com respeito às tradições e rituais destes povos. Por isso, ao programar uma viagem a uma destas comunidades, é preciso tomar os seguintes cuidados:
- Contratar o passeio com uma agência de turismo autorizada
- Ter autorização prévia para a visita, inclusive com conhecimento do cacique
- Colocar todas as vacinas em dia e levar o comprovante na viagem
O turismo em terras indígenas pode ser feito, por exemplo, em três reservas localizadas nos estados do Mato Grosso, Bahia e Amazonas. São elas: o Parque Nacional do Xingu (MT), a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira, Porto Seguro (BA), e a Reserva São João do Tupé, Manaus (AM).
Maiores tribos indígenas brasileiras
1. Guarani
Primeiramente, os guaranis que vivem no Brasil possuem três grupos: kaiowá, ñandeva e mbyá. Além disso, segundo os dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a maior concentração indígena brasileira é formada por guaranis.
2. Ticuna
As tribos ticunas estão espalhadas ao longo do rio Solimões, tanto no Brasil, quanto no Peru e na Colômbia. A maioria das comunidades vivem de caça e pesca. Mas algumas aldeias, surpreendentemente, já trabalham com turismo de base comunitária.
3. Caingangue
Os caingangue ou “Kaingang” vivem nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com tribos distribuídas em aproximadamente 30 terras indígenas.
4. Macuxi
Os macuxis habitam uma região de fronteira entre o Brasil e a Guiana. Além disso, são um subgrupo que vivem entre as cabeceiras dos rios Branco e Rupununi.
5. Terena
Os índios terena contam com uma população bastante numerosa, que vive em áreas do Mato Grosso do Sul.
6. Guajajara
A tribo guajajara habita mais de dez terras indígenas da Amazônia, no estado do Maranhão. A língua falada pelos indígenas é o tenetehara, da família tupi-guarani.
7. Ianomâmi
Os ianomâmis têm o costume de aglomerar seus membros. Por isso, várias famílias vivem juntas sob o teto de grandes habitações e, geralmente, se casam com parentes.
8. Xavante
O povo indígena brasileiro xavante ocupa o leste do estado do Mato Grosso. Estes indígenas vivem da caça e também do turismo de experiência.
9. Pataxó
Os indígenas da tribo pataxó ganharam projeção nacional em 1997, com a morte do índio Galdino, incendiado por jovens de classe alta de Brasília enquanto dormia em uma rua da capital federal. O ganha-pão principal dos pataxós é o artesanato, com peças que misturam madeira, sementes, penas, barro e cipó.
10. Potiguara
Para finalizar nossa lista com as maiores tribos indígenas brasileiras temos os potiguaras. Eles são de origem tupi-guarani e seu nome significa “comedores de camarão”, porque, além de tirarem o sustento de atividades agrícolas, caça, pesca e extrativismo vegetal, são grandes coletores de crustáceos e moluscos.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com