Atrações imperdíveis para conhecer na Nicarágua
O que visitar na Nicarágua? vulcões, grandes lagos, praias paradisíacas, ilhas surreais e cidades encantadoras estão entre as atrações imperdíveis da Nicarágua que você precisa conhecer
Já pensou em viajar para a Nicarágua? Este país da América Central é repleto de lugares incríveis, tanto para quem gosta de atividades em contato com a natureza quanto para quem prefere passeios mais urbanos. Mas, exatamente, o que é possível fazer por lá? Para te ajudar a montar um roteiro de viagem bem bacana, preparamos esta lista com 11 atrações imperdíveis para conhecer na Nicarágua.
Você verá que é possível, inclusive, combinar alguns passeios a pontos turísticos famosos com a visita a cidades coloniais charmosas da Nicarágua, como é o caso de León, que serve de base para quem vai ao Cerro Negro, por exemplo. Além disso, descobrirá lugares impressionantes, seja em meio à natureza exuberante do país ou em seus centros urbanos. E, para completar, encontrará toda infraestrutura turística para curtir férias inesquecíveis, com ótimos hotéis, restaurantes e bares. Quer saber mais? Veja nossas dicas.
Atrações imperdíveis da Nicarágua
León
León é uma das capitais turísticas da Nicarágua, sobretudo pelo acesso a várias atrações imperdíveis deste país centroamericano. Apesar de pequena em território, é cheia de lugares incríveis para conhecer. Um deles é seu charmoso centro histórico, com várias construções centenárias em estilo colonial hispânico, entre igrejas, palacetes e casarões.
A partir de Léon também é possível visitar o vulcão Cerro Negro, um dos principais da Nicarágua, e a praia Las Peñitas, perfeita para a prática do surf. Para completar, a cidade é cosmopolita e tem um clima vibrante, com cafés, galerias de arte e espaços de arte urbana. Além disso, tem boa infraestrutura, com hotéis, restaurantes e boa rede de transporte público.
Cerro Negro
Cerro Negro é um dos mais famosos vulcões da Nicarágua e fica próximo a León. Os turistas e moradores da região procuram o local para uma prática inusitada: o Volcano Boarding. O esporte consiste em descer o morro de um dos vulcões mais ativos do país em cima de uma prancha de madeira – uma espécie de skibunda -, perfeito para quem curte adrenalina. Mas não é só isso. O Cerro Negro é belíssimo e oferece uma vista incrível da região, por isso é uma das atrações imperdíveis do destino.
San Juan del Sur
Bem próxima à fronteira com a Costa Rica, no extremo sul do país, San Juan del Sur é um destino que atrai muitos jovens à Nicarágua. Entre eles, surfistas e mochileiros. A cidade litorânea, antiga vila de pescadores, é muito parecida com a brasileira Guarujá, em São Paulo. Lá você encontrará praias de diferentes estilos, seja com mar mais agitado, com ondas perfeitas, ou com águas mais tranquilas, ótimas para quem quer relaxar. Todas, cercadas por vegetação preservada. Além disso, tem muitos bares e casas noturnas, que garantem bastante agito noturno.
Granada
A mais antiga da Nicarágua, Granada é uma cidade belíssima, com construções em estilo colonial bem preservadas e fachadas coloridas que a tornam encantadora. Ela fica às margens de um lago e é a capital do departamento de Granada. Lá o tempo é ameno o ano todo, o que favorece os passeios ao ar livre. Dessa forma, você poderá conferir a arquitetura colonial de seus prédios históricos com tranquilidade, entre igrejas, casarões e palacetes. Assim como poderá explorar a natureza ao seu redor, em lugares como o arquipélago de Las Isletas e o imponente vulcão Mombacho, onde há fontes de águas termais com propriedades terapêuticas.
Ometepe
A partir de Granada, também é possível embarcar em um ferry que faz o trajeto até a Ilha Ometepe, uma das atrações imperdíveis da Nicarágua. Trata-se de uma ilha, no centro do grande lago Cocibolca, onde há dois vulcões: o Madera e o Concepción. É o cenário perfeito para quem busca contato com a natureza e para os amantes de caminhadas. Aliás, uma das práticas mais comuns de quem visita a Ilha Ometepe é fazer os hikings pelos vulcões. Mas não é só isso. O lago Cocibolca também é um de seus atrativos, já que é um dos maiores do mundo, com uma área de 8.624 km².
Corn Island
Corn Island fica bem próxima da famosa Ilha de San Andrés, do caribe colombiano, e, assim como sua vizinha, tem um visual deslumbrante. Não por menos, está entre as atrações da Nicarágua que você não pode deixar de conhecer. E, apesar de estar fora dos principais roteiros pela região, é um verdadeiro paraíso do Caribe.
Vulcão Masaya
Outro vulcão para conhecer na Nicarágua, o Masaya fica a 700 metros de altitude, a cerca de 20 km da capital, Manágua. É um dos vulcões mais ativos do país, tanto que muitos turistas o visitam justamente para ver a lava dentro de sua cratera. E, apesar de estar em atividade, não teve erupções recentes. Para completar, tem fácil acesso a partir de Managuá, o que contribui para que os viajantes o visitem.
Lago Apoyo
Assim como Cocibolca, o Apoyo é mais um grande lago da Nicarágua que vale a pena conhecer. Ele fica na cratera do Vulcão Apoyo, tem águas cristalinas e é termicamente ventilado. Ou seja, é um lago com águas quentes e limpas. Por isso, o Lago Apoyo é considerado uma das maravilhas naturais deste país da América Central. E o mais legal é que é possível nadar nele, assim como praticar esportes aquáticos, como caiaque. O lago fica próximo a várias cidades, mas em seu entorno há também algumas hospedagens.
Parque Natural Vulcão Mombacho
Quem visita Granada tem, entre as opções de passeios, a oportunidade de conhecer a Reserva Natural do Vulcão Mombacho, que fica próxima à cidade. Nela é possível fazer várias trilhas ao redor do vulcão, contemplando diferentes paisagens. Extensa, a reserva tem desde floresta tropical até planície aberta e rochas altas. Além disso, do alto do
Canyon Somoto
O Canyon Somoto é o cenário perfeito para quem gosta de aventura em contato com a natureza. Trata-se de um rio que atravessa uma sequência de cânions, onde é possível fazer caminhadas e natação, além de escalada. Um dos cenários mais incríveis da Nicarágua, o Canyon Somoto é um abismo profundo que corta rochas milenares, com paredes de até 150 metros de altura. Para completar, as águas verde esmeralda do Rio Coco deixam o visual ainda mais bonito e se contorcem em suas estreitas passagens por cerca de 12 km.
Managua
Por fim, a capital é um lugar que você precisa conhecer ao viajar para o país. Apesar de não ser muito turística e servir mais como porta de entrada dos turistas, Managua também é uma das atrações imperdíveis da Nicarágua. É uma cidade verde, com muitas árvores altas, o que a tornou uma das mais arborizadas da América. Além disso, por conta dos terremotos, seus prédios têm uma altura-limite relativamente baixa, deixando a paisagem mais bonita. Por isso, vale a pena incluir ao menos um dia em Managua antes de seguir para outros destinos nicaraguenses.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com