Brasileiros poderão fazer pagamentos via Pix na Argentina
Pagamento via Pix na Argentina: brasileiros poderão utilizar método de pagamento no país
Em breve, brasileiros poderão fazer pagamentos via Pix na Argentina, graças a uma iniciativa da fintech americana Fiserv. Embora uma data exata de lançamento para esse recurso ainda não tenha sido anunciada, espera-se que ele esteja disponível para os comerciantes argentinos nos próximos meses.
Essa nova forma de pagamento será feita por meio de um código QR e a taxa será denominada em reais, eliminando a necessidade de os brasileiros comprarem dólares ou pesos argentinos nas casas de câmbio.
Ao contrário do procedimento atual, os pagamentos serão feitos por meio de códigos QR e convertidos instantaneamente para reais, incluindo automaticamente impostos e taxas de câmbio. Isso significa que lojas e restaurantes argentinos não precisam abrir contas ou realizar transações adicionais de qualquer tipo no Brasil.
Dada a valorização do real frente ao peso argentino, essa nova forma de pagamento pode ser benéfica para os brasileiros que desejam pagar a viagem sem precisar usar cartão de crédito ou dinheiro.
Esse tipo de transação foi testado pela Nexus em 60 países e é chamado de “Pix Internacional”. O sistema foi projetado para facilitar transações entre diferentes países e moedas em um minuto. O Nexus está sendo desenvolvido no Centro de Inovação do Bank for International Settlements (BIS) na Suíça, apelidado de “banco central dos bancos centrais”. A proposta visa integrar todos os países que já possuem sistemas de pagamentos e transferências instantâneas, como o Pix.
Atualmente, o Nexus está em fase de prova de conceito, com testes sendo realizados entre sistemas de pagamento da Malásia, Cingapura e da Zona do Euro, por meio do Banco da Itália. O Banco Central do Brasil está participando desses testes como observador.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com