Brasília: o que ver e fazer no Distrito Federal
A ideia de se levar a Capital para o centro do País atravessou o Império e ressurgiu na República. Concretizada, finalmente pela coragem e visão de futuro de Juscelino Kubitschek, Brasília possui atributos que lhe outorgam inegável vocação para o desenvolvimento do turismo cívico. Afinal, é onde atuam os representantes eleitos pelos cidadãos de todos os estados para decidir o destino do Brasil.
Esse roteiro pretende despertar nos turistas que visitam a capital o sentimento de pertencimento e o resgate de valores cívicos e patrióticos. Para facilitar esse contato, foram desenvolvidas seis rotas temáticas a partir das características históricas de brasília.
A Rota Antecedentes da Capital apresenta uma época da cidade, com atrativos que indicam fatos importantes sobre a mudança e seus antecedentes históricos.
A Rota da Construção de Brasília, dá evidência ao processo de construção da Capital Federal, destacando seus primeiros marcos, prédios e espaços.
A Rota da Democracia e da Soberania Nacional, mostra os poderes constituídos da República, seus símbolos e os órgãos que zelam pela democracia e pela soberania nacional.
Rota Cultura e Concreto, evidencia a monumentalidade de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Rota Brasília Cidade Parque
Principais atrativos da cidade:
Palácio da Alvorada
Residência oficial do Presidente da República, é uma das obras primas de Oscar Niemeyer. Foi projetado em 1956, antes mesmo da escolha do plano piloto de Brasília.
Planetário de Brasília
O Planetário de Brasília fica localizado no centro da capital, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções. Ele foi totalmente revitalizado e conta com exposições, oficinas, aulas, exibições de filmes, biblioteca digital equipada com computadores com acesso à internet, e mobiliário adaptado, como cadeiras inclinadas, além de três salas para reuniões e área de alimentação dentre outros.
Pontão do Lago Sul
O Pontão do Lago Sul é um dos lugares para quem busca diversão e tranquilidade em Brasília. Considerado o maior centro de entretenimento e lazer da capital o Pontão do Lago Sul conta com ótima estrutura, bares, restaurantes além de uma bela visão para o Lago Paranoá.
Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Fundado em 1978 o parque é o maior de Brasília e do mundo, com 420 hectares, sendo maior que o próprio Central Park em Nova York que possui somente 320 hectare.
Jardim Botânico de Brasília
Que tal conhecer o primeiro Jardim Botânico do Brasil de ecossistema predominante de cerrado? Pois assim é o Jardim Botânico de Brasília, que oferece mais de 5 mil hectares com diversas plantas nativas e exóticas.
Jardim Zoológico de Brasília
O Jardim Zoológico de Brasília foi inaugurado em 1957, antes mesmo da capital do Brasil. O parque do Zoológico ocupa uma área de 139,75 hectares e conta com diversas espécies de animais do Brasil e do mundo, sempre bem cuidados.
Museu Nacional de Brasília
O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira.
Museu da Cidade de Brasília
O Museu da Cidade foi projetado por Oscar Niemeyer com o objetivo de preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. É o museu mais antigo da capital, foi inaugurado no dia 21 de abril de 1960 – mesmo dia da inauguração da cidade e representa um marco histórico, pois a inauguração representou a transferência oficial da Capital do RJ para Brasília. Possui uma exposição permanente com inscrições históricas também transcritas em Braille. Integra o Conjunto Cultural Três Poderes.
Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha
O Estádio Nacional de Brasília, também conhecido como Estádio Nacional Mané Garrincha, Estádio Nacional de Brasília ou simplesmente Mané Garrincha, é um estádio de futebol e arena multiuso brasileiro localizado na região administrativa de Brasília, no Distrito Federal.
Memorial dos Povos Indígenas
Construído em 1987, o Memorial dos Povos Indígenas foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral que remete a uma maloca redonda dos índios Yanomami. O espaço tem área construída de 2.984,08m2, com acesso principal através de uma rampa.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Pojetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 m de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água. A cruz metálica de 12 m de altura no topo foi benzida pelo Papa Paulo VI, doador do altas.
Palácio do Planalto
Inaugurado em 21/4/1960, abriga a sede do Poder Executivo, lugar de trabalho do Presidente da República. No primeiro andar estão as salas nobres de audiências e salões de banquetes; no segundo fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar. Seu acesso é feito pela famosa rampa. Apresenta troca de guarda a cada 2 horas e todas as sextas-feiras às 17h30, realiza-se a cerimônia de arriamento da bandeira com a presença de bandas e Dragões da Independência.
Memorial Juscelino Kubitschek
Localizado em um dos pontos mais altos de Brasilia, o Memorial JK foi construído no espaço em que, no 3 de maio de 1957, antes mesmo da transferência da Capital, foi celebrada a 1ª missa de Brasília, por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, Cardeal Arcebispo de São Paulo.
Congresso Nacional
O Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e é sede do Poder Legislativo brasileiros. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico.
Torre de TV de Brasília
A Torre de Televisão de Brasília é um projeto de Lúcio costa que alia o lazer à funcionalidade. Além de funcionar como uma torre de televisão, o local oferece aos turistas uma já tradicional feira de artesanato, aberta aos finais de semana e um mirante a 75m que dá ao visitante uma vista incrível da cidade.
Ponte JK Brasilia
Eleita em 2003 como a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, a Ponte Juscelino Kubitschek é um exemplo de arrojo arquitetônico que faz jus ao espírito de mudança que foi o marco da construção de Brasília (obra do arquiteto Alexandre Chan ).
Fonte: Soubrasilia.com
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com