Buenos Aires: veja 6 filmes gravados na capital portenha
Vai viajar para Buenos Aires? Inspire-se com esses 6 filmes gravados na capital portenha
Tem uma viagem marcada para Buenos Aires? Para entrar na atmosfera única que a cidade portenha oferece, com seus bairros coloridos e repletos de charme, por que não assistir a alguns filmes que se passam na cidade?
Buenos Aires serviu de cenário para muitos longa-metragens: desde filmes independestes até as produções hollywoodianas. Não é segredo que a cidade se destaca pela beleza, transportada muitas vezes para a sétima arte.
Pegue a pipoca e programe uma visita aos lugares imortalizados por esses 6 filmes gravados na capital portenha.
Um café com Ricardo Darín
Antes da sua viagem à Buenos Aires começar, assista ao filme Nove Rainhas, do ano 2000, protagonizado por um dos maiores atores da atualidade, Ricardo Darín. Junto ao ótimo Gastón Pauls, os atores dão vida a vigaristas que se unem para concluir um grande golpe.
Quer melhor guia do que acompanhar a história dos dois protagonistas passando por diversos bairros da cidade, como Puerto Madero, Montserrat e San Nicolás? No bairro de Retiro, a dupla tem um encontro com o fabuloso prédio de Art Déco, o Kavanagh – nada menos que o primeiro arranha-céu da América do Sul.
É possível também visitar o bar pitoresco que o personagem de Darín usa como seu “escritório”, o La Tasca de Fosforito, que fica na Rua Hipólito Yrigoyen, 1218. Vá com fome, pois as porções são generosas.
Um assassino que dança tango
É claro que, falando de Buenos Aires, o tango também estaria presente na produção desses filmes, certo? Curiosamente, em “O Tango e o Assassino”, de 2002, cenas de dança se misturam com um suspense intenso. O ator e produtor americano Robert Duvall se deixou envolver pelo ritmo envolvente da dança argentina.
Ao contar a história de um assassino que começa a aprender a dançar tango, o filme foi filmado em diferentes locais pela cidade. Algumas das cenas de dança foram filmadas na milonga – local onde se costuma dançar o tango tradicional – chamada de Sin Rumbo, em Villa Urquiza.
Madonna na sacada presidencial
Por mais que você não seja propriamente um fã de cinema, com certeza já se deparou com a cena onde Madonna, na sacada presidencial da Casa Rosada, interpreta a inesquecível e polêmica Eva Perón. A gravação só aconteceu após muita insistência com o então presidente da Argentina que, em 1996, finalmente cedeu e permitiu que a cena fosse grava lá.
Do alto da sacada, a cantora emociona ao som de “Don’t cry for me Argentina” no filme Evita, de Alan Parker, que é uma adaptação do musical de Andrew Lloyd Webber. Ah, detalhe: é possível visitar a sacada imortalizada pelo filme em uma visita guiada à Casa Rosada oferecida aos sábados, domingos e feriados.
Estádio de Futebol e um Oscar
Sucesso de crítica e ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, o Segredo dos Seus Olhos, de 2009, é uma verdadeira obra-prima. O longa percorre diversos lugares da capital portenha, entre eles a estação Retiro e o Palácio de Justiça.
No entanto, uma das mais icônicas cenas do filme acontece no clube de futebol Huracán, no Estádio Tomás Ducó. O clássico estádio abriga uma torre de transmissão Art Déco, conhecida como “El Palacio”, com uma vista que certamente vai emocionar os fãs de futebol.
O restaurante favorito dos cineastas
Depois de tantos lugares imortalizados por filmes em Buenos Aires e que podem ser visitados, chegou a hora de conhecer um dos restaurantes favoritos dos cineastas.
Em especial, esse lugar conquistou o diretor argentino e vencedor do Oscar, Juan José Campanella, que o usou como um restaurante administrado pelo personagem de Ricardo Darín na comédia romântica “O Filho da Noiva”, de 2001.
Mas por que o restaurante é tão amado? Com tetos altos, mesas grandes e muito charme, o restaurante de culinária Centro Montañes pertence a um clube fundado por imigrantes cantábricos em 1923. Até hoje o local oferece atividades de esportes culturais e esportivas.
Passeio de cinema por San Telmo
Há algo de cinematográfico nos bairros de San Telmo e La Boca, alguns dos mais tradicionais da cidade. Foi neles que Francis Ford Coppola, que dirigiu clássicos como O Poderoso Chefão, encontrou a localização perfeita para o seu drama em preto e branco Tetro. Durante as filmagens é possível observar locais reais, como o Bar Británico e o cortiço tradicional, onde o personagem de Vincent Gallo mora.
Ainda nos mesmos bairros Will Smith e Margot Robbie contracenaram na comedia policial Golpe Duplo, de 2015. Neste, Puerto Madero também é protagonista, apresentando todo seu charme e sofisticação.
» 6 hospedagens sustentáveis para conhecer na Argentina
» 10 experiências diferentes para fazer em Buenos Aires
» 12 cidades bonitas para visitar na Argentina
» Trem turístico movido a energia solar ligará norte da Argentina a Cusco
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com