10 cachoeiras para conhecer no Vale do Capão, na Chapada Diamantina
Conheça as principais e (mais bonitas) trilhas e cachoeiras do Vale do Caão, na Chapada Diamantina
Pertencente ao município de Palmeiras, o Vale do Capão é certamente um dos lugares mais mágicos e belos da Chapada Diamantina.
O destino atrai místicos e adeptos ao ecoturismo de todo o mundo e possui algumas das atrações mais belas e imponentes da Chapada, como a Cachoeira de Águas Claras, e a Cachoeira da Fumaça, considerada a segunda maior do Brasil!
Além disso, o Vale do Capão possui uma das entradas para o famoso Vale do Pati, que possui uma das trilhas mais bonitas do mundo! Se você está planejando visitar o destino, mas ainda não sabe o que conhecer, confira essa lista com 9 cachoeiras incríveis pela região.
Cachoeira da Fumaça
A segunda maior cachoeira do Brasil é a principal atração da vila. Para alcançar o imenso paredão de pedras, os visitantes precisam encarar uma trilha de aproximadamente 2 horas, sendo metade dela, uma subida difícil porém recompensadora, com vários mirantes para as montanhas da região.
Os mais corajosos podem sentar uma das pedras que servem de mirante para a atração e conferir de perto os 380 metros de queda livre da cascata.
Cachoeira Águas Claras
Considerada por muitos uma das trilhas mais bonitas do Vale do Capão, a Cachoeira do Rio Preto é um pequeno oásis protegido pelo Morrão, uma das montanhas mais fotogênicas da
Apesar de pequena, a cachoeira forma um irresistível poço que mais parece uma piscina natural.
Cachoeira do Riachinho
Localizada na estrada que liga a vila do Capão ao município de Palmeiras, está a bela cachoeira de 12 m de altura e um poço com trilha calçada de fácil acesso. O atrativo integra a unidade de conservação Parque Natural Municipal do Riachinho.
Cachoeira Rodas
Com fácil acesso, essa cachoeira é perfeita para famílias com crianças. A cachoeira desde um enorme paredão de pedras formando vários poços em frente a um imenso vale.
Conceição dos Gatos
Conceição dos Gatos fica a uma distância de cerca de 10 km do Vale do Capão. São três principais atrativos: a Cachoeira de Baixo, de Cima ou Boa Vista e o Poço das Cobras, trajetos de cerca de 1 hora de caminhada leve.
Poço do Gavião
O Poço do Gavião é o maior do Vale do Capão com mais de 100 metros de extensão e algumas pequenas quedas d’água.
São 5 horas de trilha (ida e volta) em 6 km de caminhada. No caminho é possível admirar uma vista incrível para o Morrão, um dos atrativos mais famosos da região, além de diversas espécies de orquídeas, bromélias e plantas nativas.
Cachoeira da Purificação e Angélica
A trilha para o Poço da Angélica e Cachoeira da Purificação é uma das mais fáceis a partir do Vale do Capão. Prepare-se, pois essa cachoeira é conhecida por ter as águas mais geladas da Chapada Diamantina!
Cachoeira do Mixila
Localizada no cânion do Rio Capivari, a Cachoeira do Mixila tem 80 m de queda d’água e é um dos mais belos trekkings para quem deseja uma experiência autêntica no Vale do Capão.
O passeio até o Mixilia pode ser feito em um, dois ou três dias, porém o bate e volta é muito cansativo e recomendado apenas para viajantes muito experientes em trilhas.
Cachoeira do Rio Preto
A Cachoeira do Rio Preto é uma das mais próximas da vila e tem acesso na mesma trilha que dá acesso a Cachoeira Rodas.
A cachoeira de 4 metros de altura cai em um imenso poço com borda infinita e vista para montanhas. Para quem gosta de explorar esses lugares, a dica é continuar subindo a cachoeira e aproveitar os diversos poços que se formam entre as pedras do Rio Preto.
Leia também:
» 4 passeios imperdíveis para fazer na Chapada Diamantina
» Chapada Diamantina: conheça a Cachoeira da Fumaça
» Todo o encanto do Poço Azul na Chapada Diamantina
» Conheça 11 casas na árvore para se hospedar no Brasil
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com