calendario vacinação belem

Calendário de Vacinação 2022 Belém - Pará 

31-Jan-2022
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Utilidades 31-Jan-2022

A cidade de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), lançou no dia 20 de janeiro de 2021 o

Anúncio
programa de vacinação de Belém, com o objetivo de vacinar todos os moradores da capital paraense para conter o desenvolvimento da doença Covid-19 local.

O programa foi implementado para vacinar grupos prioritários conforme prescrito pelo Ministério da Saúde. Já foram vacinados idosos, quilombolas, indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, gestantes e mães (até 45 dias após o parto) e ribeirinhas. Trabalhadores que trabalham em portos, aeroportos, limpeza da cidade, educadores, forças de segurança e saúde também foram vacinados na cidade.

O Belém Vacinada, o site da Prefeitura da cidade, traz os seguintes números da campanha até o momento de publicação deste artigo: 1.162.196 pessoas vacinadas com a 1a dose; 1.051.584 com a 2a dose; 162.182 que receberam doses der reforço; e 2.380.261 no total de doses aplicadas.

Anúncio

Diante do retorno às atividades presenciais nas escolas públicas, o Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém e a Coordenação Integrada de Educação e Saúde da Secretaria Municipal de Educação do Município de Belém implantaram o Projeto Guardiões que ampliou a rede de vigilância à saúde de casos suspeitos de COVID-19 entre alunos e colaboradores das escolas da rede pública municipal.

“O projeto atende os princípios de prevenção e precaução que regem a vigilância à saúde, ampliando a capacidade de recebimento de alertas em tempo real, que garante a investigação oportuna de rumores dos casos suspeitos de COVID-19 entre estudantes e trabalhadores da rede pública municipal de educação de Belém. As escolas indicaram os guardiões, que passaram por treinamento para que por meio do aplicativo “Guardiões”, desenvolvido em parceria com o Centro de Competências em Software Livre (CCSL/UFPA), pudessem emitir os alertas de casos suspeitos nas escolas diretamente ao DEVS/SESMA. As informações inseridas no aplicativo são monitoradas

Anúncio

através de um painel de controle em tempo real, que agiliza o início da investigação”, explica o documento exposto no Belém Vacina.

Em cerca de 73 dias de implementação, de 13 de setembro a 25 de novembro, o projeto se fez presente em 217 unidades de ensino, com 237 guardiões, vigilantes aos casos suspeitos de covid, emitindo cerca de 1.049 alertas de casos suspeitos em 58 escolas. Esses casos foram inicialmente contatados pela equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem da SESMA/DEVS para iniciar a investigação epidemiológica e orientar quanto ao isolamento e acompanhamento por 14 dias, de acordo com os protocolos de vigilância do Ministério da Saúde, relata o mesmo documento.

Os pontos de vacinação na cidade seguem a seguinte ordem para quem procurar as unidades básicas de saúde:

Já para procurar os postos de vacinação nas Estratégias Saúde da Família os endereços disponíveis são:

Anúncio

Outros pontos de vacinação incluem:

Anúncio

Por fim os seguintes postos atendem entre 10h e 19h:

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo