Caminhos de Pedra, um recanto italiano em meio a Serra Gaúcha
No começo do século XIX, como incentivo do governo brasileiro para povoar regiões mais distantes, um grande contingente de imigrantes europeus chegaram ao
É o caso do Caminhos de Pedra. Localizado no interior da cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, o roteiro é tombado como patrimônio histórico do estado. Casas de pedra e madeira, algumas com mais de 100 anos de idade, permanecem conservadas, trazendo ao público o charme do norte da Itália. Muitas ainda em atividade como moinhos, cantinas coloniais, teares, vinícolas, casas de massas entre outras.
O passeio pelos 12 km do Caminhos de Pedra dura o um dia inteiro, tem mais de 43 pontos de observação e 20 pontos de visitação. Aberto todos os dias do ano das 9h às 17h30, as propriedades que oferecem serviço aos visitantes são propriedades particulares, geridas por famílias descendentes de imigrantes italianos. A maioria realiza demonstração e explicação do local e degustação de queijos, salames, conservas, doces, sucos, geléias, biscoitos, iogurtes, massas e vinhos artesanais, mate para chimarrão e produtos à base de leite de ovelha. Alguns estabelecimentos cobram taxa por visitante.
Para conhecer essa pequena parte da Itália brasileira o mais aconselhável é alugar um carro particular para percorrer o roteiro a seu tempo, mas diversas agências de turismo na cidade e região da Serra Gaúcha organizam tours para quem busca mais comodidade.
Leia também:
» Lugares para conhecer em Gramado
» Lugares para conhecer em Canela
» Lugares para conhecer em Bento Gonçalves
» Rota dos vinhos em Bento Gonçalves
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com