Cidade da Inglaterra oferece comida de graça para seus moradores
Cultivos e hortas comunitárias oferecem plantação, colheita e consumo de alimentos saudáveis gratuitamente para seus moradores
Em Todmorden, a pequena cidade na região de West Yorkshire, na Inglaterra, voluntários desenvolveram uma horta comunitária que oferece gratuitamente alimentos saudáveis a todos os moradores, bem como o cultivo e plantio.
A iniciativa é da moradora da região chamada Pamela Warhurst que, após uma palestra com o professor Tim Lang, sentiu-se motivada a tomar uma atitude de transformação. O professor, na palestra, havia mencionado que para salvar o planeta era necessário que cada um plantasse mais comida. A partir de então Warhurst começou elaborar uma ideia de construir uma horta comunitária na sua cidade. Junto a sua amiga, Mary Clear, passaram a plantar alguns vegetais no jardim, logo depois, colocaram uma placa com um dizer muito simples: “sirva-se”.
A novidade tomou conta da cidade com cerca de 17 mil habitantes. Em pouco tempo as pessoas começaram a refletir sobre suas práticas alimentares e seu consumo, e aos poucos novas iniciativas como essa se propagou pela cidade. Relata Mary ao
As hortas comunitárias estão distribuídas por toda a cidade em escolas, centros de saúde, casas e estações policiais. A facilidade da construção de hortas, bem como o cultivo e plantio contribuem para a proliferação e divulgação dessa prática comunitária, sustentável e coletiva.
A iniciativa, diante de sua projeção, recebeu o nome de “Incrivelmente Comestível Todmorden” – Incredible Edible Todmorden em inglês. O objetivo não se reduz apenas a distribuição gratuita de alimentos, mas também uma conscientização sobre o consumo de alimentos industrializados e seus impactos na natureza.
O trabalho voluntário gera uma outra dinâmica de relação entre os moradores da cidade. O objetivo em comum – construir hortas comunitárias – estabelece vínculos profundos tornando o ambiente da cidade mais agradável e um convívio pacífico e integrado. A repercussão do trabalho desenvolvido também fomenta uma sensação de realização para os moradores, como relatam alguns habitantes da região.
Outro dado interessante nesta iniciativa é que o trabalho se expandiu para outras áreas. Após o início dos trabalhos coletivos outras ações voltadas para a cidade passaram a acontecer como o uma revisitação sobre o histórico da cidade, bem como o histórico de Todmorden em relação a alimentação.
Essa prática com grande impacto, nos mostra uma saída para solucionar problemas ambientais e isso serve como exemplo de atitudes simples que transformam em larga escala condições antes imaginadas como irreversíveis.
A horta comunitária
No início do projeto a ideia era plantar algumas ervas e vegetais em seu jardim. Aos poucos outras hortas foram surgindo ao longo da cidade, assim como o plantio de frutas e legumes, sendo sempre uma iniciativa da população sem incentivo do poder privado e público. Tudo feito pelos moradores, para os próprios moradores.
Mantendo a originalidade do trabalho, qualquer um pode colher os alimentos que crescem nas inúmeras hortas, bem como plantar e ajudar no cultivo. Atualmente a própria comunidade oferece eventos e conferências para outras comunidades locais ampliando assim uma conscientização acerca do consumo sem grandes impactos ambientais.
Os eventos, que recebe cerca de mil visitantes, oferece também a degustação dos alimentos produzidos nas hortas, demonstrações de receitas de cozinha, workshops e atividades para as famílias e crianças.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com