Conheça a cidade que inspirou o filme Roma
O ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, Roma, do diretor Alfonso Cuarón, tem como pano de fundo a bela Cidade do México
Antes mesmo de ser lançado oficialmente o filme Roma era um do mais comentados pela crítica cinematográfica. No Festival de Veneza ganhou o prêmio de Melhor Filme, um dos festivais mais renomados da sétima arte.
O filme narra a história de Cleo (Yalitza Aparicio), uma jovem babá que trabalha no interior da casa de uma família de classe média alta. No período de um ano a vida desse núcleo familiar se abala – a própria gravidez de Cleo, a separação dos patrões – e isso é presenciado pela protagonista da história.
Apesar do nome, o filme se passa no bairro da maravilhosa Cidade do México: Roma, local onde o próprio diretor cresceu. E você precisa conhecer a capital mexicana!
Cidade do México
Poucos sabem, mas Cidade do México é uma das maiores cidades do mundo e a terceira mais populosa com quase 9 milhões de habitantes. O principal centro urbano, econômico e cultural do país reserva uma série de atrações para quem quer conhecer um pouco mais do passado no continente americano.
Zócalo e o Centro Histórico
Plaza de la Constitución, ou popularmente conhecida como Zócalo, é o ponto de partida para àqueles que chegam à capital mexicana e um dos locais mais importantes. Estão abrigados ali o Palácio Nacional, local que concentra os grandes painéis do pintor Diego Rivera, marido de Frida Kahlo, e a Catedral Metropolitana de la Asunción de Maria. A praça foi construída sobre o que era anteriormente a principal região da antiga cidade Tenochtitlan, a maior civilização mexicana antes da colonização espanhola.
Museus de Arte e Museus Históricos
A Cidade do México reserva também diversos passeios por museus de arte e histórico. Começando pelo Museu Frida Kahlo, como o próprio nome já diz, guarda obras da principal artista plástica espanhola. Nele é possível conhecer mais afundo sua vida conturbada, além da sua vasta produção artística.
A zona arqueológica do Museu del Templo, onde estão as pirâmides de Teotihuacán, sem dúvida é umas das atrações mais importantes para quem visita a cidade. Ali reside a principal conservação da antiga civilização asteca. Visitar o Museu Nacional de História, Museu Memória e Tolerância, Museu Nacional de La Revolución e o Museu de La Ciudad de México são necessários para quem quer conhecer mais sobre a chegado dos espanhóis na América.
As tradições mexicanas
A cidade pulsa suas tradições cotidianamente. Na Praça Garibaldi, por exemplo, é comum apreciar os Mariachi e seus violões entoando suas animadas músicas. Vale a pena pagar por uma música e se divertir. O Balé Folclórico acontece no Palácio de Bellas Artes, um evento excelente que chama a atenção de muitos turistas.
Os canais de Xochimilco leva consigo o colorido da tradição mexicana embelezando ainda mais a cidade. Ali é possível passear nas traineiras ao som dos mariachi enquanto se aproveita para contemplar a vista dessa cidade animada.
A Cidade do México é um local para se visitar certamente. É também necessário ter tempo para conhecer outros encantos que a capital reserva. Mas, se o filme já inspira uma vontade em conhecer a Cidade do México, certamente essas atrações citadas acima vão fazer dessa viagem uma experiência única.
Leia também:
» Lugares para conhecer em Tulum
» Cancún: tudo o que você precisa saber antes de ir
» Mansão de Pablo Escobar vira hotel de luxo no México
» Playa del Amor: a maravilhosa praia escondida do México
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com