Essas 15 cidades vão fazer você se apaixonar pelo Rio Grande do Sul
Saiba quais cidades visitar no Rio Grande do Sul para se apaixonar de vez por este estado privilegiado por cenários deslumbrantes e lugares encantadores
Porto Alegre, Gramado e Canela aparecem no topo das pesquisas de destinos para se visitar no Rio Grande do Sul. Mas, apesar de serem cidades incríveis, não são as únicas que merecem entrar nos roteiros de viagem pelo sul do Brasil. Há muitos outros lugares com cenários únicos e atrações imperdíveis que você precisa conhecer.
Vilas com arquiteturas típicas da Europa, praças e canteiros cheios de flores e estradas charmosas podem ser facilmente encontradas por lá. Além disso, paisagens deslumbrantes convidam a passeios ao ar livre e à contemplação da natureza, sobretudo na Serra Gaúcha. E tudo isso em cidades que, com certeza, farão você se encantar pelo Rio Grande do Sul.
Cidades para se apaixonar pelo Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul tem 497 municípios, dos quais a maior parte é formada por cidades rurais. A capital Porto Alegre é o maior centro urbano do estado e a principal porta de entrada do estado, através do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Depois dela, vem Caxias do Sul, que tem um aeroporto que recebe voos nacionais e várias atrações urbanas e rurais. Além das duas, há outras
Gramado
Um dos destinos mais conhecidos do sul do Brasil, Gramado é uma cidade encantadora que atrai turistas de toda parte em diferentes épocas do ano. Primeiramente no inverno, quando o friozinho da serra combinado com as construções em estilo europeu tornam a cidade uma das mais charmosas. E, depois, no final do ano com as comemorações belíssimas de Natal, com shows e decorações que encantam a todos. Para completar, Gramado tem inúmeras atrações, com destaque para seus parques temáticos.
Canela
Vizinha de Gramado, Canela é uma das cidades para se apaixonar pelo Rio Grande do Sul. É o lugar perfeito para quem gosta de belas vistas e muita natureza. Acolhedora e muito bonita, Canela tem ótima gastronomia, pousadas e hotéis charmosos e muitas atrações interessantes. Lá você pode curtir parques, museus e cenários naturais surreais, onde encontram-se grandes quedas d’água e paisagens sensacionais.
Porto Alegre
Como já adiantamos, Porto Alegre é uma grande metrópole. Bem estruturada, a cidade oferece não só os melhores serviços como possui inúmeras atrações. Para começar, tem um centro histórico repleto de construções belíssimas, museus e centros culturais. Além disso, tem vários parques naturais perfeitos para passeios ao ar livre. E se a ideia é admirar a vista, a orla do Lago Guaíba convida a sentar e apreciar um lindo pôr do sol. Não por menos, Poá – como é carinhosamente conhecida – é uma cidade que não pode faltar em seu roteiro pelo sul do Brasil.
Bento Gonçalves
Já na Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é mais um lugar para conhecer e imergir na cultura local. Colonizada por italianos, a cidade mantém muitas tradições, incluindo o cultivo da uva. Tanto que uma de suas principais atrações é o passeio de Maria Fumaça, conhecido como Trem do Vinho. Nele, os turistas podem degustar vinhos e sucos de uva produzidos em Bento Gonçalves, além de conhecer todo o processo de fabricação das bebidas. E não é só isso. A cidade é cercada por belas paisagens e tem uma infraestrutura excelente.
Cambará do Sul
Um dos cenários mais impressionantes do sul do Brasil, o Parque Nacional Aparados da Serra pode ser visitado a partir da cidade de Cambará do Sul. O lugar é conhecido como a terra dos cânions gigantes e é o destino perfeito para quem procura contato com a natureza. A cidade, por sua vez, possui hospedagens excelentes e é ideal para quem busca um lugar tranquilo para curtir as férias, com o clima mais ameno e lindas paisagens.
São Francisco de Paula
Também na Serra Gaúcha, São Francisco de Paula fica no caminho entre Gramado e Cambará do Sul. Ela é o destino perfeito para relaxar em meio à natureza. As pousadas de São Chico, como é conhecida, são rodeadas por araucárias e oferecem muito conforto e lindas paisagens. E, como está localizada entre a serra e os campos de altitude, a cidade é cercada por inúmeras cachoeiras, que podem ser acessadas por diversas trilhas.
Torres
Última cidade ao norte do Rio Grande do Sul, Torres faz divisa com Santa Catarina e tem algumas das praias mais bonitas do estado. Além disso, é o único lugar do litoral do Brasil com falésias rochosas. Por isso, é um destino que merece entrar em seu roteiro de viagem na região sul. Para além da praia, Torres também tem muitas atrações super interessantes, uma ótima gastronomia e hospedagens muito aconchegantes.
Três Coroas
Os parques de aventura estão entre os destaques de Três Coroas, uma das cidades do interior do Rio Grande do Sul perfeitas para o turismo. O rafting no Rio Paranhana é a atividade que faz mais sucesso com os turistas que a visitam. Além disso, é quase obrigatório fazer uma parada no templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, que fica em seus arredores. De modo geral, Três Coroas é uma tranquila, com clima típico do interior, porém com boa infraestrutura turística.
São Miguel das Missões
São Miguel das Missões, por outro lado, é um destino perfeito para o turismo histórico. Essa cidade do interior gaúcho abriga algumas das mais belas ruínas do país: as Ruínas de São Miguel Arcanjo. Este sítio arqueológico tem antigas casas de índios, uma igreja de arenito, construída em 1735, e uma edificação que abrigava uma escola, entre outras ruínas. Essas construções dos tempos do Brasil colônia são, hoje, a principal atração da cidade, que fica a 469 km de Porto Alegre.
Antônio Prado
Mais uma das cidades para se apaixonar pelo Rio Grande do Sul, sobretudo se você gosta de contato com a natureza, Antônio Prado fica a apenas 54 km de Caxias do Sul. Ela tem o clima característico da Serra Gaúcha e paisagens belíssimas. Lá é possível fazer vários passeios, entre trilhas e cavalgadas. Além disso, é um lugar para conhecer mais sobre a colonização italiana no sul do Brasil, bem como provar várias delícias típicas..
Caxias do Sul
Segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul fica bem no coração da Serra Gaúcha. Apesar de seu tamanho e importância econômica para o estado, a cidade consegue conservar características da colonização italiana. Além disso, possui atrativos tanto urbanos como rurais. Para você ter uma ideia do que fazer por lá, Caxias do Sul faz parte da região turística da Uva e do Vinho e possui muitas vinícolas para se visitar. E, mais, é cercada por cachoeiras, rios, grutas, santuários ecológicos e cânions.
Bagé
Bagé é uma das cidades do Rio Grande do Sul para quem quer aproveitar o pampa gaúcho. A região é repleta de vinícolas, olivais e estâncias. Além disso, possui várias opções de passeios em contato com a natureza e permite que se conheça melhor a tradição e cultura do povo gaúcho, tanto nos costumes quanto na gastronomia. Para completar, a cidade possui museus e construções históricas, além de pousadas charmosas.
Derrubadas
O maior salto longitudinal do mundo fica em Derrubadas, no interior do Rio Grande do Sul. O Salto do Yucumã tem 1.800 metros de extensão, com quedas d’água belíssimas, e é o principal atrativo da cidade. Ele fica dentro Parque Estadual do Turvo, uma das mais importantes Unidades de Conservação do estado, que abriga espécies como a onça-pintada, o gavião-real e a anta. Derrubadas também possui vários atrativos urbanos, como cafés-coloniais, cachaçaria, orquidários, entre outros.
Nova Petrópolis
Localizada a apenas 35 km de Gramado, Nova Petrópolis é considerada o jardim da Serra Gaúcha. O motivo é a natureza abundante que cerca a cidade e encanta a todos que a visitam. Não por menos, ela é um lugar que merece entrar nos principais roteiros de viagem pelo Rio Grande do Sul, não apenas como uma parada, mas para ser curtida. É o destino perfeito para quem gosta de passeios ao ar livre e procura vistas impressionantes para admirar.
Pelotas
E, para terminar a nossa lista com as cidades para se apaixonar pelo Rio Grande do Sul, um lugar que te levará a uma viagem no tempo: Pelotas. Antigo centro econômico do estado, a cidade já foi uma das mais ricas do país e conserva muito dessa história. Entre seus atrativos estão casarões centenários, que foram habitados por ricos estancieiros, e fazendas de charque preservadas. Alguns desses lugares, hoje, abrigam museus, hospedagens e outros estabelecimentos comerciais.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com