Como tirar um passaporte com urgência
Empresas oferecem o serviço de assessoria para emissão de passaportes com urgência
Infelizmente não é permitido que o
Agora se o seu caso é emitir com urgência, algumas empresas são especializadas em agilizar passaportes e vistos. Empresas como a Netvistos conseguem agilizar todo o processo, desde o preenchimento do formulário até o agendamento para recolher as digitais, fotos e retirada o passaporte. Em alguns casos, dependendo da sua região, todo esse processo pode ser feito em até 6 dias úteis, enquanto de forma particular pode tardar o triplo desse prazo.
Como solicitar um passaporte com urgência
Alguns pré-requisitos permitem a solicitar passaportes com maior agilidade. As situações de emergência já descritas e que serão aceitas na solicitação do passaporte são:
– Catástrofes Naturais
– Conflitos Armados
– Necessidade de viagem imediata por motivos de saúde do requerente, cônjuge ou parente até segundo grau
– Proteção de patrimônio (perda do valor da passagem ou hospedagem não contam)
– Por necessidade do trabalho
– Por motivo de ajuda humanitária
– Interesse da Administração Pública
– Ou outra situação em que o adiantamento da viagem cause grave transtorno ao requerente
Quem analisa se o caso é motivo de emissão do passaporte de emergência é o Chefe do Posto do Departamento da Polícia Federal para onde for levada a solicitação. O protocolo para solicitar o passaporte de emergência é basicamente o mesmo do normal:
1 – O requerente deve preencher o formulário de solicitação no site da polícia federal em “emissão de passaporte”. Lembre-se de possuir toda a documentação necessária para realizá-lo.
2 – Ir ao posto mais próximo que emite o passaporte de emergência. Atenção: nem todos os postos realizam esse serviço. Pode checar os postos que realizam a emissão do passaporte de emergência aqui.
* Não é necessário fazer agendamento ou pagar a GRU. Ela será gerada no próprio posto
3 – Leve consigo o Protocolo de Solicitação, documentação pessoal original (mesma do item 1) e o documento que comprove o motivo de urgência (ofício, atestado médico, etc…)
4 – A autoridade do posto fará a avaliação se o caso caracteriza motivo para o documento de emergência. Sendo o motivo válido, gerará a guia de pagãmente (GRU) própria do passaporte de emergência. A taxa de emissão do documento de emergência é maior do que a do documento normal. Para emitir o passaporte comum a taxa atual* é de R$257,25 enquanto que para o passaporte de emergência é cobrada uma taxa de R$334,42.
5 – Após a verificação da documentação, coleta da digital, captura da foto e pagamento da taxa o passaporte será emitido em até 24 horas úteis.
A entrega do passaporte de urgência só será realizada ao titular pessoalmente e munido de documento original com foto e em bom estado.
A dica para quem não tem nem um minuto a perder para tirar o documento é não ir aos fins de semana e EVITAR horários próximos ao fim do expediente pois é proibida a emissão de qualquer passaporte fora do horário de funcionamento do posto, independentemente da situação emergencial.
*os valores foram conferidos em novembro de 2017
+info:
Netvistos
Tel: 4020-0186 custo de ligação local
contato@netvistos.com.br
www.netvistos.com.br
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