Dicas de turismo em Sagres
A vila portuguesa de Sagres, na região do Algarve, reúne história, paisagens deslumbrantes e se tornou um ótimo destino para turismo
Por muito tempo Sagres, em Portugal, foi considerado o “fim do mundo”. Era lá que, segundo os antigos, a Terra acabava antes que surgisse um terrível buraco negro. E o lugar possui mesmo uma atmosfera inóspita – não num sentido ruim, mas pelas enormes falésias sobre o mar que nos fazem imaginar o que há além do horizonte.
Localizada na pontinha da costa sul do Algarve, a pequena vila litorânea revela muitas belezas naturais e mistérios. Sua história está relacionada com a dos exploradores portugueses, que partiam dali rumo ao desconhecido durante o século XV.
Atualmente, o lugar é um excelente destino de turismo, atraindo visitantes sobretudo no verão. Com ótimas praias, um clima ameno, vistas deslumbrantes e espaços ideais para famílias, Sagres é um pedacinho do Algarve que você merece conhecer.
Lugares para visitar em Sagres
Fortaleza de Sagres
Construída entre os séculos XI e XVIII, a Fortaleza de Sagres é uma visita indispensável na região. Dedique ao menos uma hora do seu dia para conhecer todas suas relíquias, entre elas uma rosa dos ventos com mais de 40 metros de altura que, segundo relatos, ajudava os navegantes a se localizarem como uma espécie de bússola. Além de seu inegável valor histórico, o local também proporciona uma vista panorâmica privilegiada para toda a costa e suas incríveis falésias.
Cabo de São Vicente
O Cabo de São Vicente é o ponto mais ao sudoeste da Europa. Pense em um lugar espetacular, repleto de falésias gigantes contornadas por um mar azul intenso. No local ainda há um charmoso farol vermelho que abriga um pequeno museu sobre a história marítima de Portugal. Uma dica: ao pôr do sol o Cabo de São Vicente fica ainda mais bonito.
Praia da Mareta
A Mareta é uma praia de águas calmas, tranquilas e cristalinas – o que a torna o local ideal para a prática de mergulho para uma incrível observação marinha em suas cavernas submersas. Possui uma boa faixa de areia, de aproximadamente 800 metros, cercada por gigantes falésias. No entanto, esta é uma das praias mais movimentadas da região.
Praia do Tonel
A Praia do Tonel possui uma faixa de areia cercada por falésias que formam uma pequena baía. Apesar da proteção dos paredões rochosos, a praia possui ondas fortes, ideais para a prática do surf. Há também a possibilidade de realizar mergulhos no local.
Praia do Beliche
É necessário descer alguns degraus para acessar a Praia do Beliche, o que não a faz muito acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Rodeada por imensas falésias que chegam a atingir 40 metros de altura, a praia fica protegida de grandes ventos. No entanto, ainda assim, suas ondas são perfeitas e muito procuradas para a prática de surf.
Praia do Martinhal
A Praia do Martinhal possui uma extensa faixa de areia e águas mais calmas e rasas que as demais praias da região, o que a torna ideal para crianças e famílias. Isso a faz ótima para o turismo, a prática de esportes como o windsurf e também o caiaque, por onde é possível explorar as formações rochosas e pequenas ilhas que se espalham no mar. Ainda é possível fazer passeios de barco para a observação de golfinhos e outros animais.
Onde se hospedar em Sagres
De frente para a bela Praia do Martinhal, o sofisticado Martinhal Sagres Beach Family Resort é um verdadeiro paraíso para famílias que visitam Sagres. Com suítes espaçosas, equipadas e com vistas panorâmicas para o mar, o hotel oferece total estrutura para férias em família, como SPA, piscinas, quadras, restaurantes com menus elaborados de acordo com cada fase de mastigação dos pequenos, bares e serviços de recreação.
São 5 clubes infantis no Martinhal dedicados a cada faixa etária: há desde espaços pensados em bebês como para adolescentes. Para completar a experiência de lazer em família, o hotel oferece ainda passeios de bicicleta, caminhadas, windsurf, passeios de jipe realizando safáris pelas praias da região, caiaque e SUP, mergulho, passeios de barco, entre outras atividades.
Além de apartamentos integrados com a natureza e com vistas magníficas para o Atlântico, o Martinhal também oferece Village Houses, casas espaçosas com até 5 dormitórios, piscinas privativas e jardins. O complexo conta até mesmo com um mercado para atender às necessidades das famílias.
Melhor época para ir a Sagres
Embora seja agradável praticamente em qualquer época do ano, a melhor época para visitar Sagres vai depender do que você espera fazer no destino. Suas temperaturas médias anuais variam de 16 a 17 graus. No entanto, a estação seca, quando quase não há chuvas, é de março a setembro.
Durante o verão, de junho a setembro, é quando acontece o pico de turismo no local. A temperatura fica mais quente e os hotéis e atrações costumam ficar mais cheios. Neste período é também quando surfistas chegam à cidade em buscas de boas ondas.
Já a estação chuvosa vai de outubro a fevereiro, com altos níveis de precipitações e temperaturas mais baixas, que ficam entre 13 e 14 graus. Nesta época a cidade costuma ficar bem vazia, período considerado de baixa temporada.
Como chegar em Sagres
– De carro
De Lisboa até Sagres são cerca de 320 quilômetros pela estrada A-2. O trajeto é bem tranquilo e dura aproximadamente três horas.
– De ônibus
Leia também:
» Roteiro em Portugal: 10 dias viajando de Lisboa a Porto
» Lisboa alternativa: lugares descolados para fugir do óbvio
» Roteiro em Évora: o que fazer em 2 dias na capital do Alentejo
» 10 motivos para viajar para Portugal com crianças
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com