Dono da Hurb, antigo Hotel Urbano, xinga e ameaça turista; veja o vídeo
Proprietário da agência de viagens Hurb, antigo Hotel Urbano, publicou vídeo onde ofende e ameaça turista que se queixou sobre problemas com a empresa
Na última sexta-feira (21), João Ricardo Mendes, CEO e fundador da agência de viagens Hurb (antigo Hotel Urbano), aparece em vídeo xingando e ameaçando cliente da empresa. Com tom de deboche, ofensas foram proferidas ao turista que participava de um grupo no WhatsApp onde centralizam reclamações contra a agência de viagens.
Nos últimos dias, diversos hotéis também emitiram notas informando que não atenderão mais clientes da empresa Hurb por falta de repasse nos pagamentos. A marca ficou conhecida por vender pacotes de viagens com valores ‘milagrosos’ e acumula diversos problemas com fornecedores, turistas e outras empresas do mercado.
Segundo a própria empresa e também em matéria publicada no jornal O Globo, os pacotes de viagens e diárias de hotéis atrasados somam R$ 140 milhões. “Eu só viajei por causa de uma liminar, senão fosse isso, eu ainda estaria esperando desde 2020”, afirmou um turista nas redes sociais. Em um grupo de denúncias contra a agência de viagens, turistas alegam ter 17 mil reais em pacotes pagos em 2021. Outros passageiros também lamentam: “eu tenho 20 mil reais em viagens”.
Nas redes sociais da empresa @Hurb, outros turistas também alegam que os comentários são excluídos ou ocultados. Em caso recente, o empresário carioca gravou um vídeo onde aparece ofendendo e debochando o turista que participava do grupo no WhatsApp.
Além das ofensas, João Mendes, ainda expôs os dados do passageiro no grupo, onde fez chamada de vídeo com o turista. “Retardado” e “marica”, foram apenas alguns dos xingamentos feito pelo fundador da empresa Hurb. “Tá arriscado alguém bater na merda da sua casa”, afirmou João durante o vídeo.
O turista ainda se queixou no Twitter onde inseriu prints sobre o caso: “Colocou uma planilha com meus dados disponíveis, contendo nome completo, CPF, data de nascimento, número de cartão de crédito e endereço. E ainda falando para passarem trote”.
Problemas com a Hurb fizeram a marca mudar de nome
Em uma disputa antiga, a agência de viagens foi obrigada a mudar de nome (Hotel Urbano para Hurb), após perder em última instância um processo encabeçado pelo Peixe Urbano, conforme publicação da Revista Época.
Nas redes sociais, diversos grupos denunciam a empresa. Em um deles, chamado ‘Hotel Urbano – Hurb – Reclamações” mais de 11 mil turistas buscam entender o que está acontecendo com a empresa, buscando a confirmação das viagens ou do reembolso. No grupo ‘Prejudicados pelo Hotel Urbano’ já são mais de 23 mil pessoas que publicam dezenas de relatos todos os meses.
Em uma pequena nota publicada no O Globo, a empresa Hurb diz se lamentar do ocorrido. “A Hurb lamenta o ocorrido na última sexta-feira, 21/04. A companhia sempre prezou pela transparência e a relação de confiança que tem com os seus viajantes. Guiada pelo valor primordial de ser uma empresa feita de pessoas para pessoas e pela missão de democratizar viagens através da tecnologia, reforça que continuará colocando seus clientes e stakeholders sempre em primeiro lugar.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com