Estudar de graça? Alemanha oferece bolsa de pós-graduação de 1.200 euros
Inscrições para a bolsa de pós-graduação na Alemanha estão abertas e são voltadas, principalmente, para estudantes de países em desenvolvimento, como o Brasil
Já pensou estudar de graça na Alemanha? Agora, estudantes brasileiros podem conseguir bolsas integrais em cursos de pós-graduação em instituições da Alemanha. E, em alguns casos, o governo oferece, inclusive, ajuda de custo para a viagem, seguro saúde, aluguel e acompanhantes da família. As inscrições para as bolsas de intercâmbio estão abertas para estudantes do Brasil e de outros países.
A ideia é oferecer capacitação e qualificação na pós-graduação para alunos de países em desenvolvimento e formar especialistas bem treinados. Depois da conclusão dos respectivos cursos, eles farão parte de uma rede mundial de parcerias. O objetivo é que colaborem para um futuro com menos pobreza, mais educação e saúde para todos.
Bolsas de pós-graduação na Alemanha
Hoje em dia, a Alemanha é o 4º país do mundo a receber mais estudantes internacionais. E, com a nova oferta de bolsas de pós-graduação de graça, esse número tende a aumentar. Quem encabeça a iniciativa é o Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, na tradução livre -, que é o órgão do Governo da Alemanha responsável pelos intercâmbios do país.
A gratuidade nos cursos de mestrado e doutorado é parte do programa de bolsas de estudos para cursos de pós-graduação relacionados ao desenvolvimento (EPOS). Ele contempla estudantes de dezenas de países para obter as bolsas de pós-gradução na Alemanha. Entre eles, Brasil, Argentina, Síria, Sérvia, Filipinas, Turquia, Bolívia, Uganda, Equador, Paraguai e Venezuela. Confira a lista completa aqui.
Mas, para ser elegível ao programa, é necessário que o estudante atenda a alguns requisitos como, por exemplo, ter mais de dois anos de experiência profissional na área em que vai concorrer à bolsa de estudos.
Os selecionados terão direito a bolsas de estudo com duração entre um e três anos e meio, dependendo do curso de pós-graduação que realizará. Já o valor da bolsa em si dependerá do nível acadêmico: estudantes de mestrado receberão 934 euros por mês (cerca de R$ 5.177, na cotação atual), enquanto os alunos de doutorado poderão receber até 1.200 euros (algo em torno de R$ 6.652).
Os valores cobrem as anuidades dos cursos de pós-graduação e despesas com as instituições de ensino, como inscrições e taxas. Em alguns casos, os intercambistas podem receber valores extras para arcar com o seguro saúde e a viagem aérea. Também será possível obter ajuda de custo para o aluguel e acompanhantes da família, em casos especiais.
Critérios para a escolha dos bolsistas
Além do país de origem e do tempo de experiência profissional na área, os estudantes que concorrerão às bolsas de pós-graduação na Alemanha deverão atender a outros requisitos acadêmicos. Neste caso, as instituições darão preferência, principalmente, àqueles com boas notas e que desempenham atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
Os candidatos não podem estar morando na Alemanha por mais de 15 meses no momento de inscrição para a bolsa. Para escolher os estudantes para as bolsas de pós-graduação, o DAAD da Alemanha irá considerar:
- Diploma de bacharel em área relacionada à bolsa (com, no máximo, 6 anos de conclusão do último grau acadêmico);
- Motivação do aluno em relação ao desenvolvimento e responsabilidade social;
- Trabalho em projetos voltados para o desenvolvimento nas áreas tecnológica, econômica ou social;
- Proficiência do idioma alemão ou inglês, de acordo com o curso escolhido.
Em relação ao idioma, as bolsas incluem um curso preparatório da língua de 6 meses na Alemanha para as aulas em alemão. Porém, é necessário apresentar, no mínimo, nível B1 para participar. Já para os cursos em inglês, o aluno deve ter um nível 6 no IELTS (International English Language Testing System) ou, pelo menos, 550 no
Inscrição para a bolsa de pós-graduação na Alemanha
Para participar do programa de pós-graduação com bolsa de estudo na Alemanha, você deve se inscrever diretamente no curso desejado, no site das universidades parceiras. Como as candidaturas não são centralizadas, o prazo de inscrição varia bastante. Por exemplo, o mestrado em ciência: saúde internacional na FU Berlin estará com inscrições abertas até o dia 31 de março de 2023.
Já quem deseja bolsa de pós-graduação na Alemanha no curso de mestrado em ciência em saúde urbana global da mesma instituição, o prazo é até 15 de abril. Enquanto o curso de mestrado em ciência: saúde internacional na U Heidelberg, estará com inscrições abertas até 30 de abril. Outras oportunidades são o curso de mestrado em direito sobre propriedade intelectual, com prazo até 30 de abril, e estudos de mídia internacional, com inscrições até 31 de março.
Em alguns cursos, as instituições podem exigir uma documentação adicional no momento da inscrição. Por isso, leia com atenção o edital de cada programa de mestrado ou doutorado. As inscrições passarão pela avaliação de um comitê de seleção, que vai indicar possíveis candidatos a uma bolsa. Depois, os alunos selecionados serão informados para que enviem os seguintes documentos para o portal do DAAD:
- Formulário de candidatura;
- Curriculum vitae no modelo Europass;
- Carta de motivação pessoal, acadêmica e profissional;
- Prova recente de proficiência em inglês ou alemão;
- Diploma e das notas obtidas (cópias traduzidas para inglês ou alemão).
- Carta de recomendação do empregador;
- Certificado de emprego com, no mínimo, 24 meses de experiência e, se possível, com garantia de recontratação após o intercâmbio;
Além dos cursos de pós-graduação 2023/2024, também será possível se inscrever neste ano para oportunidades para o período letivo 2024/2025. Para ver a lista completa das vagas com bolsa de pós-graduação na Alemanha, clique neste link.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com