Europa: Espaço Schengen vai exigir autorização de viagem e taxa de viajantes brasileiros
As viagens para a Europa ficarão um pouco mais caras a partir do próximo. A partir do ano que vem o Espaço Schengen adotará um novo sistema de visto e autorização para viajar ao Velho Continente.
Com o novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias) todos os viajantes brasileiros e de outros 61 países serão obrigados a preencher um cadastro prévio e pagar a taxa de 7€ (cerca de R$ 37 no câmbio atual). Veja o que muda e como vai funcionar o novo sistema.
A previsão é que o Etias entre em vigor já no início do ano que vem. Entretanto, ainda não há data exata para isto acontecer.
Vale lembrar que o novo sistema ainda não está vigente. Você pode viajar agora normalmente para a Europa sem visto ou preenchimento de formulário. Entretanto, fique atento às regras sanitárias vigentes em cada país europeu antes de viajar.
Quem precisará do Etias?
Cidadãos dos 62 países que hoje podem viajar para Europa sem visto deverão preencher o Etias.
Os cidadãos com passaporte de algum país Schengen não precisarão do Etias para viajar. Na lista de países atingidos com a nova regra está: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina, entre outros. Veja o mapa abaixo, onde os países em amarelo assinalados são os que necessitarão do Etias.
Como será feito o preenchimento do Etias?
O preenchimento do formulário de inscrição on-line levará menos de 10 minutos. Entre os dados pedidos, haverá perguntas sobre o propósito da viagem, destinos, endereço e contato.
Após o envio do formulário, seu pedido de Etias será processado instantaneamente e você receberá uma decisão do sistema dentro de 96 horas ou menos. Uma pequena porcentagem de solicitações pode levar até quatro semanas para ser processada se for exigida documentação adicional do solicitante.
Enquanto o Etias não for aprovado, o viajante não poderá entrar em nenhum país da União Europeia.
Duração do Etias
O Etias terá validade de três anos ou a data de vencimento do passaporte (o que ocorrer primeiro). Isto quer dizer que você poderá viajar quantas vezes quiser para a União Europeia no período de validade do seu Etias, sem ter que fazer um novo cadastro e pagar novamente a taxa.
O período máximo de estadia para cada viagem é de 90 dias.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com