Eurotúnel: o marco da engenharia europeia completará 25 anos

06-Mar-2019
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Curiosidades 06-Mar-2019

Eurotúnel, uma das sete maravilhas do mundo moderno, completará 25 anos de abertura ao público

Anúncio

Existem centenas de obras da engenharia que impressionam qualquer pessoa, mas poucas são tão significantes quanto o Eurotúnel, que liga a Inglaterra à França em uma viagem por debaixo da água.

Sim, você não leu errado: o percurso é percorrido praticamente todo sob a água, o que não gera nenhuma grande emoção em quem está acostumado a passar por ele todo dia, mas não deixa de ser uma sensação e tanto para quem vive essa experiência pela primeira vez.

Em 2019, mais especificamente em 6 de maio, esse marco completará 25 anos de abertura ao público. Que tal saber mais sobre ele e encaixá-lo em sua próxima viagem?

O que é o Eurotúnel?


Foto: Divulgação

Como o próprio nome deixa a entender, o Eurotúnel nada mais é do que um túnel europeu, mas essa definição é simples demais quando paramos para pensar em toda a grandeza dessa obra.

Anúncio

Ela surpreende, e muito, por motivos como:

Tempo de planejamento

Com obras iniciadas em 1988 e finalizadas em 1994, o Eurotúnel já era “desejado” dezenas de anos antes desse período.

Acredite se quiser, mas em 1802 o engenheiro Albert Mathieu Favier já tinha uma proposta de túnel que ligasse a Inglaterra à França: com lanternas a óleo por toda a sua extensão, ele teria até mesmo uma ilha para que os passageiros pudessem fazer troca de cavalos, considerando que o transporte na época era feito por carruagens.

Tamanho

São mais de 50 quilômetros de ferrovia (mais especificamente 50,5) que recebem dezenas de trens todos os dias e passam sob o Canal da Mancha.

Aliás, é importante ressaltar que o Eurotúnel, na verdade, é composto por três túneis, e não um: enquanto dois têm como função transportar passageiros, veículos, encomendas e animais domésticos (cães e gatos), o terceiro é reservado para emergências e para auxiliar na ventilação do complexo.

Anúncio

Velocidade

Ir de um país a outro pelo Eurotúnel é extremamente rápido considerando que os trens viajam a 160km/h, em média, podendo chegar a 300km/h.

Bem veloz, não é mesmo? Não é a toa que essa é a opção de transporte favorita de muitos turistas e também dos europeus: o custo benefício super vale a pena.

E é por esses e muitos outros motivos que o Eurotúnel está entre as 7 maravilhas do mundo moderno, ao lado de outras grandes obras como a Ponte Golden Gate, a Barragem de Itaipu e o Empire State Building.

Viajando pelo Eurotúnel


Foto: Mutzy / Wikimedia Commons

Ir da França à Inglaterra de avião num primeiro momento pode parecer uma grande economia de tempo, mas os percursos de/para aeroportos mais os processos antes do embarque fazem essa opção não valer muito a pena, abrindo espaço para a estrela desse post: o Eurotúnel.

Anúncio

As viagens por ele são feitas pelos trens de alta velocidade da empresa Eurostar, que partem de áreas centrais de Paris e de Londres, mais especificamente das estações Gare du Nord e St. Pancras, respectivamente.

Para garantir uma viagem tranquila, a dica é comprar os tickets pelo próprio site da empresa e chegar com pelo menos uns 30 minutos de antecedência na estação, pois cada trem parte exatamente no horário informado. Além da rapidez, outra grande vantagem é não precisar despachar as malas, pois elas vão num compartimento próprio próximo às poltronas.

Também não é preciso se preocupar com alimentação: caso tenha esquecido de levar um snack para comer durante as 2 horas e 15 minutos de percurso, é só ir ao vagão onde está a lanchonete.

Simples assim: você irá embarcar no centro de uma capital e desembarcar no centro de outra, saindo da estação e logo de cara estando perto de inúmeros pontos de interesse para os turistas. Então, já sabe: em sua próxima viagem não precisa escolher entre conhecer Inglaterra ou França, pois com o Eurotúnel é possível ir aos dois destinos e enriquecer ainda mais seu roteiro.

Anúncio

Ah, outra informação importante: a estrutura dessa obra gigantesca foi feita para durar 120 anos sem precisar de reformas. Ou seja: você ainda tem muito tempo para usufruir dessa maravilha do mundo moderno quantas vezes desejar.

» 12 cidades medievais para conhecer no sul da França
» Dicas para planejar sua primeira viagem à França
» Lugares para conhecer em Londres
» Roteiro de 15 dias no Reino Unido: 5 cidades escolhidas a dedo

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo