Guia para mulheres que viajam em sua própria companhia é lançado pela Booking
A cartilha gratuita, produzida em parceria com a ONG Think Olga, tem como objetivo desmistificar a mulher que viaja em sua própria companhia, além de fornecer dicas e informações importantes
Você, mulher, já viajou sozinha ou tem vontade de se jogar no mundo curtindo a própria companhia? Em parceria com a ONG de empoderamento feminino Think Olga, a plataforma de reserva de hotéis Booking.com lançou hoje, em São Paulo, a cartilha “Mulheres pelo mundo: um guia para viajar em sua própria companhia”, um material voltado a incentivar mulheres a fazer as malas e explorar novos destinos com segurança.
Com 20 páginas decoradas por ilustrações lúdicas e delicadas da artista Eva Uviedo, a cartilha foi apresentada em um bate-papo conduzido pela jornalista e viajante Rosana Jatobá e contou com a presença de Juliana de Faria, fundadora da Think Olga, e Luiz Cegato, gerente de comunicação da Booking.com para a América Latina.
O material foi produzido para estimular que cada vez mais mulheres caiam na estrada e curtam sua própria companhia, apresentando estratégias para tornar essa jornada mais prazerosa e oferecendo informações para lidar com inseguranças e medos que, por vezes, são obstáculos na vida das viajantes. “Criamos este guia com o objetivo de incentivar mulheres a fazer as malas e explorar novos destinos, experiências e, principalmente, a si mesmas”, afirmou Luiz Cegato.
O guia também incentiva que as mulheres desfrutem sua própria companhia em locais próximos ou por um curto período de tempo. “Esse caminhar da mulher pelo espaço púbico sozinha, muitas vezes desperta esse olhar do estereótipo e do preconceito, e muitas mulheres têm medo de enfrentar essa solidão”, disse Juliana. “Desfrutar a própria companhia e descobrir sua própria cidade já é uma grande jornada de autoconhecimento”, continuou.
Outras informações que podem ser encontradas no livreto são dicas práticas para aproveitar ao máximo a experiência da viagem, se conectar com pessoas durante a experiência, enfrentar o medo da solidão e também se precaver em relação à segurança das viajantes. “O guia não tem como objetivo responsabilizar as mulheres por sua própria segurança, apenas ressaltar algumas sugestões e fortalecer as mulheres em suas viagens”, explicou Juliana.
Mulheres que viajam sozinhas: aventureiras e seguras
A ideia da cartilha surgiu a partir de uma pesquisa realizada pela
De acordo com o levantamento, os viajantes da América Latina acham que mulheres que viajam por conta própria são independentes (65%), aventureiras (54%), seguras de si (51%) e corajosas (40%). Já os viajantes brasileiros são ainda mais positivos em relação às viajantes solo, onde esses números sobem para 71%, 52%, 53% e 49%, respectivamente.
No entanto, a segurança ainda é uma barreira e uma preocupação para as mulheres que viajam sozinhas. De acordo com a pesquisa, 100% das entrevistadas declararam que viajariam em grupos só de mulheres porque sentem que estariam mais seguras, especialmente em programas noturnos. Não por acaso,
O livreto “Mulheres pelo mundo: um guia para viajar em sua própria companhia” é gratuito e está disponível para download em três idiomas: português, inglês e espanhol. Quem estiver interessado no conteúdo basta acessar mulherespelomundo.com
Leia também:
» 8 bons motivos para viajar sozinho ao menos uma vez na vida
» Pesquisa aponta que viajar sozinho faz bem a saúde
» 11 países seguros para viajar sozinho pela primeira vez
» Brasil: 27 lugares baratos para viajar no feriado
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com