Ilha do Marajó - Turismo exótico no Pará

12-Jul-2014
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Brasil 12-Jul-2014

Praias desertas, rios, campos, mangues, dunas, assim como uma rica fauna fazem da Ilha do Marajó

Anúncio
um dos maiores santuários ecológicos da Amazônia. Além disso, banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, a ilha é dividida em 16 municípios, sendo Soure a maior de todas com 22 mil habitantes e Salvaterra com 17 mil.

Para desembarcar na ilha é preciso pegar um barco ou balsa que saem de Belém. O Terminal Hidroviário da capital do Pará serve pra quem não está de carro. Nesse caso, a viagem dura três horas e meia até o Porto Camará, na cidade de Salvaterra.

Mas, se você está de carro, vá até o município de Icoaroaci. Isso porque, de lá saem balsas que levam exatas 3 horas para ir ao Porto de Camará, na cidade de Salvaterra.

Horário dos barcos Belém x Ilha do Marajó

Belém (Porto de Icoaraci) – Salvaterra (Porto de Camará)
2ª a 6ª – 06:30h – 07:30h | Sábado – 4h, 6:30h e 07:30h | Domingo – 06:30h
Duração da viagem: três horas

Anúncio

Salvaterra (Porto de Camará) – Belém (Porto de Icoaraci)
2ª a 6ª – 16h e 17h | Sábado – 16h e 17h | Domingo – 16h, 17h e 18h
Duração da viagem: três horas

No Porto de Camará você vai ver dezena de carros, vãs e ônibus de linha que saem em direção a três destinos da Ilha do Marajó: Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari. Os carros saem sempre poucos minutos depois que as balsas chegam ao porto. Saindo do porto de Camará são 31 km até Soure e pouco mais de 25 km para Salvaterra.

Foto: Gustavo Albano

Marajó

Com cerca de 3 mil ilhas e ilhotas, Marajó é o maior arquipélago fluviomarinho do mundo, pois suas belezas naturais se dividem entre a planície coberta de savana e as densas florestas.

Anúncio

Os cenários são transformados a cada seis meses devido a grande quantidade de chuva, principalmente no primeiro semestre, quando os campos ficam cobertos por águas. Por outro lado, o segundo semestre é um período mais seco na região o que acaba ajudando a observação dos animais e da vegetação.

Até hoje o principal meio de transporte da cidade são os búfalos, a ilha possui 700 mil cabeças, cerca de três vezes a população de todos os municípios.

Foto: Gustavo Albano

Opções de lazer

Em Soure os principais atrativos são a praias do Pesqueiro, Barra Velha e Mata Fome mais conhecida como Garrote. A praia também possui um farol onde é possível ter uma visão 360º do lugar.

Ilha do Marajó | Foto: Gustavo Albano
Árvores | Foto: Gustavo Albano
Ilha do Marajó | Foto: Gustavo Albano

Outra opção de lazer na Ilha do Marajó é a fazenda São Jerônimo, o local oferece um lindo passeio de canoa pelo igarapé Tucumandubinha até chegar em uma praia deserta que, por consequência, foi palco do programa No Limite. Além disso, é possível andar de búfalo na fazenda e observar diversos animais através das trilhas espalhadas pela região.

Foto: Gustavo Albano
Foto: Gustavo Albano

Por fim, os artesanatos feitos com cerâmica marajoara (legado de uma tribo indígena de cultura avançada que povoou a Ilha há 3000 anos), é a arte mais reproduzida por artesões locais, seguido dos materiais derivados do couro: como chinelo, bolsas, carteiras, entre outros.

Ilha do Marajó | Foto: Gustavo Albano
Foto: Gustavo Albano
Foto: Gustavo Albano

» Destinos incríveis para conhecer no estado do Pará
» Turismo em Belém: o que ver e fazer
» Quer viajar para Belém? Veja 18 fotos da exótica capital paraense
» Círio de Nazaré em Belém, a maior festa religiosa do Brasil


» Você está precisando tirar férias em Algodoal, uma ilha no Pará

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo