Lugares para conhecer em Brasília
Inaugurada em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília é a terceira capital da história do Brasil, após Rio de Janeiro e Salvador, construída em tempo recorde, as paredes da “cidade da esperança” se ergueram como quem constrói um condomínio, planejada em cada espaço para criar um novo formato de cidade. A criação foi feita em setores divididos por complexos milimétricamente pensados, com a finalidade de organizar melhor cada espaço, Brasília centraliza prédios residenciais e comerciais em áreas urbanas com muitos parques e espaços verdes, cercada por grandes avenidas que entrecortam e servem para facilitar toda a mobilidade pela cidade.
O imenso território desse pedaço do cerrado foi escolhido devido sua geografia plana, e localização estratégica por estar bem no centro do Brasil, podendo fazer a ponte entre os extremos. Sem grandes depreciações de solo e montanhas, o cenário possibilitou construir uma cidade inteira no coração do país. Considerada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a cidade possuí a maior área tombada do mundo devido ao conjunto arquitetônico e urbanístico projetado por nomes como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, responsável pelo paisagismo da cidade. Brasília se tornou um presente muito bem caprichado, feito por grandes nomes, para os nativos e para os imigrantes que foram para construir a cidade e ali ficaram.
Leia também:
» Brasília: o que ver e fazer no Distrito Federal
» Conheça a Capital Federal: Roteiro Arquitetônico em Brasília
Quem visita a cidade se surpreende pelos inúmeros projetos do arquiteto Oscar Niemeyer que assina boa parte das construções dos prédios públicos, entre eles estão os mais famosos como o Museu Nacional Honestino Guimarães, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a curiosa Flor do Cerrado – Torre de TV Digital, e a mais conhecida delas, onde são tomadas as principais decisões políticas do país, o Congresso Nacional.
Brasília também reúne grande variedade de espaços verdes, sendo uma das cidades mais arborizadas do país justamente pelo projeto urbanístico que visava uma cidade interativa, com áreas de lazer e pontos importantes que podem ser visitados como o Parque da Cidade, local com mais de 420 hectares, sendo maior que o próprio Central Park em Nova York. O Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Parque Água Mineral – clube local, o Jardim Botânico de Brasília e o Parque Ecológico Burle Marx.
Uma viagem de muitas histórias, a Capital Federal foi berço de um marco significativo na trajetória do país que reflete na cena cultural ainda presente, sem falar nos monumentos e construções futuristas dos anos 60 que não nos deixa esquecer qual era o objetivo do então presidente. Em cada passeio a história se mistura com a Brasília moderna que não esconde ser ora metrópole, ora a pequena flor do cerrado. Um destino rico em diversidade para quem busca noites badaladas, muito agito ou para quem quer passeios em família pela história do nosso país.
O que fazer:
Palácio da Alvorada
Residência oficial do Presidente da República, é uma das obras primas de Oscar Niemeyer. Foi projetado em 1956, antes mesmo da escolha do plano piloto de Brasília.
Planetário de Brasília
O Planetário de Brasília fica localizado no centro da capital, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções. Ele foi totalmente revitalizado e conta com exposições, oficinas, aulas, exibições de filmes, biblioteca digital equipada com computadores com acesso à internet, e mobiliário adaptado, como cadeiras inclinadas, além de três salas para reuniões e área de alimentação dentre outros.
Pontão do Lago Sul
O Pontão do Lago Sul é um dos lugares para quem busca diversão e tranquilidade em Brasília. Considerado o maior centro de entretenimento e lazer da capital o Pontão do Lago Sul conta com ótima estrutura, bares, restaurantes além de uma bela visão para o Lago Paranoá.
Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Fundado em 1978 o parque é o maior de Brasília e do mundo, com 420 hectares, sendo maior que o próprio Central Park em Nova York que possui somente 320 hectare.
Jardim Botânico de Brasília
Que tal conhecer o primeiro Jardim Botânico do Brasil de ecossistema predominante de cerrado? Pois assim é o Jardim Botânico de Brasília, que oferece mais de 5 mil hectares com diversas plantas nativas e exóticas.
Jardim Zoológico de Brasília
O Jardim Zoológico de Brasília foi inaugurado em 1957, antes mesmo da capital do Brasil. O parque do Zoológico ocupa uma área de 139,75 hectares e conta com diversas espécies de animais do Brasil e do mundo, sempre bem cuidados.
Museu Nacional de Brasília
O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira.
Museu da Cidade de Brasília
O Museu da Cidade foi projetado por Oscar Niemeyer com o objetivo de preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. É o museu mais antigo da capital, foi inaugurado no dia 21 de abril de 1960 – mesmo dia da inauguração da cidade e representa um marco histórico, pois a inauguração representou a transferência oficial da Capital do RJ para Brasília. Possui uma exposição permanente com inscrições históricas também transcritas em Braille. Integra o Conjunto Cultural Três Poderes.
Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha
O Estádio Nacional de Brasília, também conhecido como Estádio Nacional Mané Garrincha, Estádio Nacional de Brasília ou simplesmente Mané Garrincha, é um estádio de futebol e arena multiuso brasileiro localizado na região administrativa de Brasília, no Distrito Federal.
Memorial dos Povos Indígenas
Construído em 1987, o Memorial dos Povos Indígenas foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral que remete a uma maloca redonda dos índios Yanomami. O espaço tem área construída de 2.984,08m2, com acesso principal através de uma rampa.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Pojetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 m de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água. A cruz metálica de 12 m de altura no topo foi benzida pelo Papa Paulo VI, doador do altas.
Palácio do Planalto
Inaugurado em 21/4/1960, abriga a sede do Poder Executivo, lugar de trabalho do Presidente da República. No primeiro andar estão as salas nobres de audiências e salões de banquetes; no segundo fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar. Seu acesso é feito pela famosa rampa. Apresenta troca de guarda a cada 2 horas e todas as sextas-feiras às 17h30, realiza-se a cerimônia de arriamento da bandeira com a presença de bandas e Dragões da Independência.
Memorial Juscelino Kubitschek
Localizado em um dos pontos mais altos de Brasilia, o Memorial JK foi construído no espaço em que, no 3 de maio de 1957, antes mesmo da transferência da Capital, foi celebrada a 1ª missa de Brasília, por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, Cardeal Arcebispo de São Paulo.
Congresso Nacional
O Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e é sede do Poder Legislativo brasileiros. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico.
Torre de TV de Brasília
A Torre de Televisão de Brasília é um projeto de Lúcio costa que alia o lazer à funcionalidade. Além de funcionar como uma torre de televisão, o local oferece aos turistas uma já tradicional feira de artesanato, aberta aos finais de semana e um mirante a 75m que dá ao visitante uma vista incrível da cidade.
Ponte JK Brasilia
Eleita em 2003 como a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, a Ponte Juscelino Kubitschek é um exemplo de arrojo arquitetônico que faz jus ao espírito de mudança que foi o marco da construção de Brasília (obra do arquiteto Alexandre Chan ).
Como chegar:
De avião
O Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek recebe voos diários das principais capitais do Brasil.
De carro
De Goiânia: 207km – acesso pela BR-060.
De Palmas: 841,9 km via BR-010.
De Belo Horizonte: 736,0 km via BR-040.
De ônibus
A cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até Brasília, vale ligar na rodoviária da capital do DF.
Rodoviária de Brasília
Tel: (61) 3234-2185
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com